TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Economica

Trabalho Universitário: Gestão Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

1 Introdução

No mundo ocorreu uma enorme mudança durante o século XX, século onde aconteceu a Revolução industrial. Tal revolução aconteceu devido a ciência, interesse econômico e financeiro do homem e trouxeram mudanças na área econômica, industrial e na qualidade e expectativa de vida, mas ao mesmo tempo veio a preocupação com o meio ambiente e outros problemas sociais.

O homem começa a produzir novas tecnologias e com isso novas necessidades vão surgindo e com as novas técnicas, podem ser supridas. Diante disso é necessária uma mudança de postura de empreendedores, já que os negócios ficam mais competitivos tem uma grande variedade de produtos e acaba surgindo a concorrência. Para lidar com esta situação é necessária uma melhor gestão e organização já que os tempos mudaram.

Mostraremos a seguir a importância da gestão de custos, planejamento, orçamento entre outros tópicos que levaram ao entendimento sobre a administração de uma empresa e a sua importância como um todo.

2 Gestão de custos

Em uma empresa, todos os seus componentes são muito importantes, desde a produção do produto ou serviço, até o atendimento e vendas do mesmo, mas para que todas estas áreas funcionem adequadamente é preciso investir um certo capital. Para administrar o capital e evitar desperdícios, entra em ação a gestão de custos.

2.1 Importância e visão de estratégia

É responsável por administrar os gastos, diminuir despesas, desperdícios e isso afetará diretamente o preço final do produto, que pode aumentar suas vendas frente a concorrência que não possui uma boa gestão, gerando maior competitividade e lucros.

Para isso é necessário muito estudo e análise já que também são responsáveis por tomar importantes decisões. Precisam analisar cada setor de uma organização, conhecendo detalhadamente cada um deles, saber o quanto é gasto em cada processo, se é necessário um investimento ou um corte em um setor onde esta havendo muito desperdício. Através destas informações deve traçar sua estratégia para alcançar os objetivos que iram beneficiar a empresa. Analisar e estudar estas informações são extremamente importantes para a tomada certa de decisão já que o principal objetivo da gestão de custos é aumentar o lucro da organização e assim naturalmente conquistar um espaço no seu meio.

3 Gastos

Os custos que uma empresa possui são todos os seus gastos com a matéria-prima e os serviços utilizados para produzir algum produto ou algum serviço.

Exitem dois tipos de gastos dentro de uma organização, ao gastos de “fim” e os gastos de “meio”. Os gastos que acontecem durante a industrialização de um produto ou na compra de algo, é definido como gasto de “fim”. Todos os valores utilizados para a transformação da matéria prima, transformar um bem em outro, são definidos como os gastos de “meio”.

3.1 Gastos de “meio”

São as despesas obtidas no meio do processo de produção. A gestão deste processo é muito importante para a excelência final nos resultados da empresa, afinal abrange todos os custos e métodos utilizados na produção.

3.2 Gastos de “fim”

As definições de gastos de fim geralmente estão ligadas ao final do processo de algo mas que tem direcionamentos diferentes dependendo da sua área de atuação.

Na área industrial esta ligado a finalização do produto e sua venda, mas para obter este valor é necessário analisar o Custo Industrial, que é a soma da matéria-prima utilizada, a mão de obra dos seus trabalhadores e também alguns custos indiretos.

No comércio significa a compra e venda de produtos, sendo pouco o seu custo e como consequência tem um calculo mais simples.

Na área de serviços, é a prestação de serviços e os gastos estão ligados ao trabalho de pessoas envolvidas nos projetos.

4 Estimativa de custos

A estimativa de custos busca desenvolver uma técnica onde será possível estimar o valor necessário para terminar os objetivos de um projeto.

Para isso é necessário determinar quais são os valores dos custos dos recursos, tem de analisar as propostas oferecidas por fornecedores e analisar suas reservas, serviços, instalações, tecnologias entre outros aspectos.

Realiza a orçamentação onde soma os valores estimados de processos individuais ou em grupo para estabelecer qual será a linha base de raciocínio dos custos. Logo após isto,é feito o controle dos custos, onde são vistos os fatores que podem gerar variação no custo e mudar o orçamento do projeto. Analisam o desempenho, fazem previsões baseadas nos dados obtidos em processos anteriores e gerenciam os imprevistos caso ocorram e por fim fazem a previsão do possível termino do projeto.

5 Métodos de gestão

Para realizar uma gestão é necessária a utilização de diversos métodos, para compreender a origem de cada custo e saber como aplicá-los. São divididos em dois tipos de métodos, os tradicionais e os estratégicos.

Os métodos tradicionais tem como foco três elementos para serem analisados, os materiais utilizados para a produção, a mão de obra e os custos indiretos que podem vir a aparecer, e para compor os custos dor produtos, analisam princialmente os dois primeiros elementos.Através deste método é possível gerar muitas informações que atenderam as necessidades da gerência e são elas: apuração de custos, decisões a serem tomadas e controle na contabilidade.

Já no método estratégico é adotada uma postura mais atualizada, já que estamos em um mundo globalizado as empresas estão mais competitivas e buscando cada vez mais vantagens umas sobre as outras, essas características aumentam a necessidade de ter uma gestão de custos cada vez mais aprimorada e eficaz para ser capaz de solucionar algumas questões e algumas delas são, como reduzir custos e com isso aumentar os resultados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com