TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Vantagens de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa

Ensaio: 5 Vantagens de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Ensaio  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  5.442 Visualizações

Página 1 de 2

***5 Vantagens de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa.

Satisfação dos clientes: o consumidor esclarecido hoje valoriza, muito mais, as empresas e produtos que demonstrem bom desempenho ambiental. Melhoria da imagem da empresa, junto aos clientes, governo, comunidade, vizinhos, ONGs e mídia.

Conquista de novos mercados: a preocupação ambiental é um fator de competitividade, facilitando a expansão em novos mercados e a empresa que souber explorar bem esse aspecto conseguirá cativar novos clientes, com a perda para os concorrentes.

Redução de custos: pela eliminação de desperdícios, obtida com uma análise cuidadosa do uso da água, energia e geração de resíduos A preocupação ambiental não deve se restringir apenas ao pessoal da produção ou ao setor ambiental da empresa, mas a todos os diretores, gerentes, projetistas e operários.

Redução de riscos: pois a empresa bem estruturada para tratar dos seus aspectos ambientais apresenta um menor risco de ter que arcar com as multas, ações legais, por descumprimento da legislação, menor passivo ambiental, menores riscos para os administradores e acionistas.

Maior facilidade na obtenção de financiamentos: Uma empresa com um bom desempenho ambiental tem mais facilidade em conseguir financiamento junto a bancos e órgãos ambientais. Além de desfrutar de uma melhor imagem

OBS: Adotando um sistema de gestão ambiental as empresa contribuem para o meio ambiente, têm seus investimentos resgatados financeiramente e socialmente porque contribuiu para uma relação melhor do homem com a natureza.

*** PDCA

O que é PDCA: é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias, possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis.

SIGLA:“ Sigla das palavras em inglês que designam cada etapa do ciclo: “Plan”, planejar; “Do”, fazer ou agir; “Check”, checar ou verificar; e “Action”, no sentido de corrigir ou agir de forma corretiva.

O PDCA constitui-se das seguintes etapas:

“PLAN” – O primeiro passo para a aplicação do PDCA é o estabelecimento de um plano, ou um planejamento que deverá ser estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa e onde devem ser consideradas três fases importantes: a primeira fase é o estabelecimento dos objetivos, a segunda, é o estabelecimento do caminho para que oobjetivo seja atingido e, a terceira é a definição do método que deve ser utilizado para consegui-los. A boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com