TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais

Projeto de pesquisa: Gestão de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. EMPRESA 5

3. VENDAS 7

Figura 01 7

4. COMPRAS E ESTOQUE 8

4.1. Recebimento de Materiais 8

4.2. Planejamento de Produção 8

5. QUESTIONARIO 8

6. RELATORIO VISITA TECNICA 10

Figura 02 10

7. ESTOQUE 11

8. JUST IN TIME 11

Figura 03 11

8.1.Objetivos do Just In Time 12

Figura 04 12

8.1.1. Vantagens e Desvantagens 13

8.1.2 .Just In Time e Kanban 13

8.1.3. Condições para Implantação do JIT 14

8.1.4. Just in Time e Lean Manufacturing 14

Etapa 1

INTRODUÇÃO

A administração de materiais é também considerada um gerenciamento do estoque, é um tipo de ciência humana fundamentada em normas e funções elaboradas para disciplinar os elementos dessa cadeia de gerenciamento e produção. A administração de materiais estuda os empreendimentos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz com retorno de forma lucrativa e sustentável e principalmente tendo uma responsabilidade social.

Administrar envolve planejamento, relatórios, projetos e planos de ação, em que é exigida a aplicação de conhecimento inerente as técnicas da administração.

2. EMPRESA

Empresa: Engevap Engenharia e Equipamento Ltda. localizada na Av. Marg. Maurílio Bacega, 2193 – Jd. Europa - Sertãozinho – SP – CEP: 14177-290. A ENGEVAP é uma empresa formada desde 1991 por engenheiros, projetistas e técnicos para criar soluções produtivas nas áreas de Geração e Utilização de Vapor, Cálculos Mecânicos e Térmicos, Projetos Detalhados de Caldeiras. Atua no segmento de indústria de metalúrgica, sendo de porte e tamanho médio.

Desde o início, a Engevap tem prestado serviços tanto a grandes empresas de renome internacional quanto a empreendedores de pequeno e médio porte.

Sua expansão durante esses anos foi constante, o que atesta a crescente procura do mercado por um processo rápido e funcional que ofereça produtos com design industrial de primeira linha, produzidos em pequenas e médias escalas.

Até 2007, mais de 2800 projetos foram executados Engevap. Considerando-se 2008, esse número eleva-se para mais de 3500.

A missão da empresa é Fornecer soluções de projetos que atendam as necessidades de seus clientes e desenvolver equipamentos de alta qualidade, com rapidez e design personalizado, sem o uso de moldes ou ferramentas especiais. Engevap é a parceira estratégica de seus clientes ajudando-os a se tornar um “global player" no mercado mundial.

Seus valores são:

1. As pessoas em primeiro lugar

2. Qualidade nos produtos e serviços prestados

3. Segurança e comprometimento com seus colaboradores e clientes

4. Respeito é indispensável para todos dentro e fora da empresa

5. Responsabilidade social

6. Decisões responsáveis

Produziram equipamento como caldeira Contando com a rapidez que o uso da tecnologia de ponta, sem o uso de moldes ou matrizes – proporcionaremos um design personalizado e arrojado para seus produtos, com variada funcionalidade desde o primeiro equipamento. A Engevap presta seus serviços a empresas atuantes em variados segmentos, como os listados abaixo.

• Usinas

• Destilarias;

• Outros.

Responsável: Jefferson Dpto. De Compras e Logística.

Abaixo estaremos apresentando o processo de administração de materiais da empresa

3. VENDAS

Para a Industrialização dos seus equipamento, a Engevap usa chapas com espessura de 1/8”até 7/8” de espessura em variada opções de material de Alta qualidade.

Outros materiais possíveis: Barra retangular, Barra redonda, Perfil “L” e Perfil “I”.

O departamento de vendas é onde se inicia a etapa para obtenção de recursos, por ser um material que é feito conforme a necessidade do cliente os recursos giram, em torno do que vendas consegue trazer de pedido através de vendedores internos e externos para que assim os demais departamentos possam disponibilizar os recursos necessários, o departamento de vendas é o responsável pela inclusão de materiais nas ordens de serviços. Isso efeito logo após a elaboração do projeto e protótipo. A figura 1 apresenta como funciona o fluxo da empresa.

4. COMPRAS E ESTOQUE

Após a inclusão da ordem de serviço no sistema automaticamente o estoque verifica a disponibilidade dos recursos para a produção da OS, não havendo os recursos para a produção do material é dado o start para a realização da compra, este departamento tem o prazo de 10 dias corridos para realizar a compra e entrega do material.

4.1. Recebimento de Materiais

O recebimento de matérias é acompanhado pelo responsável pelo almoxarifado e com um dos colaboradores da expedição, o almoxarifado verifica a qualidade do material e se o pedido esta de acordo com o que foi entregue, caso esteja em desacordo ou fora dos padrões de qualidade estipulados eles podem e devem fazer a devolução do material.

Um dos problemas que foi detectado é que por não trabalhar com um estoque mínimo ocorre algumas vezes que a empresa precisa se responsabilizar pela segregação do material com defeito, pois se devolver o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com