TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HD - Hard Disc

Por:   •  18/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Unidades de Disco Rígido

disco rígido é o dispositivo responsável por armazenar as informações que ficam gravadas permanentemente nos computadores.

É no HD que ficam armazenados todos os programas arquivos, fotos e músicas.

A IBM foi a responsável pelo lançamento do HD, o primeiro dispositivo de armazenamento de dados por meio magnético.Em 1980, a empresa lançou o IBM 3340, um HD com pouco mais de 5 polegadas existentes em duas versões, com capacidade de 5 MB e 10 MB.

Componentes do HD:

  1. Disco ou prato- responsável pelo armazenamento de dados, trata-se de um ou mais discos de alumínio (ou determinado tipo de cristal) cobertos por uma superfície magnética(oxido de ferro).Um HD pode ter de 1 a 5 discos( um embaixo do outro).Num HD de 160 GB por exemplo, podem existir 4 discos,cada um com capacidade de 40 GB.
  2. Cabeçote- É um dispositivo muito pequeno e sensível, localizado na ponta de atuador.O atuador movimento a cabeça do meio até a borda dos discos enquanto estes giram, efetuando assim, os processos de leitura e gravação.
  3. O processo de gravação acontece da seguinte maneira o cabeçote converte energia elétrica em impulsos magnéticos, já no processo de leitura ocorre o contrario.
  4. Atuador- É a peça responsável por mover o braço e o cabeçote sobre os pratos, permitindo a leitura e a gravação de dados.

  1. Motor- O motor é a peça do HD que confere maior ou menor desempenho.Trata-se da velocidade do motor, onde RPM significa rotações por minuto.

Os discos rígidos são dispositivos que trabalham de forma semelhante a um toca discos, porém, com tecnologia magnética.

Raid

A tecnologia RAID é muito utilizada em servidores corporativos , onde a perda de dados ou a indisponibilidade do computador podem gerar prejuízos  muito grandes para as empresas . imagine um servidor binário que armazena dados de clientes ou, então, em servidor de banco de dados de uma empresa de cartão de credito.

A tecnologia de RAID surgiu no final dos anos 80 como resultado do trabalho de pesquisadores da universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos .

Sua definição em português seria matriz redundante ou discos independentes. De um modo simplificado , é uma técnica responsável por confinar vários Hos de modos que eles sejam vistos pelo sistema operacional como se fossem um só ou um volume lógico.

Pode ser implementada de duas maneiras: por hardware ou por software .. A implementação por hardware é a mais utilizada, isso porque depende do sistema operacional.

Para montar um sistema Raid é recomendável que todos os discos em uso tenham a mesma capacidade, velocidade de rotação, quantidade de memória cachê, e também, o mesmo modelo.

Existem diversos modos de operação da tecnologia Raid, que são chamados de " nível de Raid" cada um tem um conjunto de características muito específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com