TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Ford

Trabalho Escolar: Henry Ford. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 2

Henry Ford nasceu em uma fazenda próximo ao municipio rural e desde sua infancia já mostrava interesse por funcionamento mecanico e das maquinas, já que trabalhava na fazenda de seu pai como responsavel pela manutenção dos tratores.

Após a morte de sua mãe pouco permaneceu na fazenda, buscando novos horizontes na cidade de Detroit trabalhando como aprendiz de operador de máquinas, após algumas mudanças de cargos e empregos recebeu uma promoção ao cargo de Engenheiro Chefe . Antes mesmo de Fundar a Ford Motor Company, Henry teve uma empresa sem sucesso, a Detroit Automobile Company, a fabrica fechou devido à discordância com os outros diretores em relação a adoção da produção em massa. Ford revolucionou a estratégia comercial da época popularizando um produto antes artesanal e destinados aos milionários, vendendo o veículo a preços, isso só se tornava possível pois Henry inovou a linha de produção.

Sua principal ideia era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, oferecendo salário mais altos para profissionais qualificados trazendo para sua fábrica os melhores profissionais, para Henry Ford Eficiência significava contratar e manter os melhores trabalhadores. Implantou o sistema de produção em série onde torna-se mais barato produzir um modelo de automóvel padronizado, a utilização da esteira como elemento principal do processo de produção, sendo que o automóvel passava por uma esteira em movimento e os funcionários colocavam as peças em uma ordem lógica, cada funcionário com sua determinada função bem específica tornando o mesmo mais rápido já que não havia necessidade deslocamento para procurar peças, pois a mesma vai até eles, sendo assim nenhum funcionário precisa saber como fazer o carro inteiro tornando o treinamento dos operários mais barato e mais rápido, podendo oferecer melhores salários e diminuir a carga horária, como forma de estimular os colaboradores a produzirem mais e reduzindo a grande rotação de empregados resultando em menos gastos com treinamentos, Na visão geral dos trabalhadores o Fordismo gerou alguns pontos negativos, pois se tratava de um trabalho repetitivo e desgastante, resultando na baixa qualificação do profissional já que havia falta de visão geral sobre as etapas de produção. Atualmente o Fordismo esta presente em muitas fábricas.

No século XX o principal responsável pela produção em massa de mercadoria das mais diversas espécies foi o sistema de produção Fordismo, porem foi perdendo a força no final da década de 1960, um período denominado pós-fordismo, passando a ser uma importante revisão para adequar necessidades daquela época, O Toyotismo, modelo que substituiu o Fordismo, surgiu no Japão garantindo eficiência porem aumentou a produção e reduziu ainda mais os custos.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração 6. ed - Rio de Janeiro: Campus, 2000. 700 p.

HENRY FORD, 2013. Disponivel em

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford#cite_ref-24> Acesso em 10/mar/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com