TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Ford

Resenha: Henry Ford. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

. Em 1896 Henry Ford começou a produzir o primeiro veículo automotor em série, inaugurando a era da moderna indústria de automóvel, expandindo-se para outros transportes como o aeronáutico. O aumento do consumo de gasolina e óleo começa então a impulsionar a prospecção e a busca de mais combustível fóssil, tanto nos Estados Unidos como no exterior. Outro fator que levou o combustível fóssil a tornar-se o negócio do século ocorreu em 1911, com a decisão tomada por Churchill, quando Ministro da Marinha inglesa - a maior do mundo -, de substituir o carvão pelo óleo como energia para seus navios, em 1911.

De 1908 a 1950, as companhias multinacionais formaram verdadeiros impérios (eram chamadas as 7 irmãs) abarcando todas as zonas produtoras de combustível fóssil espalhadas pelo mundo, mas concentradas basicamente no Oriente Médio. Foi a época de ouro das multinacionais. Elas possuíam sua própria política externa, suas linhas de aviação e comunicação completamente independentes. Geralmente seus administradores e gerentes eram os homens mais importantes do país e seus verdadeiros governantes. Os estados que existiam eram neocoloniais, dependentes, sem poder e força para disputar o controle da riqueza nacional.Novas pesquisas sobre energia limpa estão sendo desenvolvidas, mas o petróleo ainda move muito dinheiro....e algumas tecnologias limpas como o carro elétrico ainda tem uma péssima relação custo-benefício.

No Brasil alguns equipamentos são mais caros, por não haver produção em larga escala. Para o coordenador da Campanha de Energias Renováveis do Greenpeace Brasil, Ricardo Baitelo, um dos fatores que contribui para isso, é a falta de incentivo governamental. Compartilhando da mesma opinião, o líder de estratégia de infraestrutura da iniciativa amazônica da Rede WWF, Pedro Bara Neto, lembra que o governo ofereceu subsídios para a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Mas, o mesmo não ocorre em relação às energias limpas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com