TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Administração

Artigo: Historia Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

2. REVISÃO TEÓRICA

2.1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

2.1.1 Conceito de Teoria Geral da Administração

Podemos conceituar a Teoria Geral da Administração (CTG) como o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

As teorias da administração podem ser divididas em várias abordagens. E cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do trabalho de administração.

2.2 HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

No período, por volta de 10000 a 8000 a. C., na Mesopotâmia e no Egito, surgiram os primeiros registros de aldeias, assim marcando uma mudança fundamental para a evolução da administração que foi a transição da economia de subsistência para a administração da produção rural e a divisão social do trabalho.

Mais tarde, no período compreendido entre 3000 e 500 a. C. a “Revolução Agrícola” evoluiu para a “Revolução Urbana”, surgindo as cidades e os Estados, demandando a criação de práticas administrativas.

“Há mais de dois mil anos já existia administração de alguma complexidade do Império Romano. Registros históricos indicam que a Igreja Católica Romana já dispunha de modelos de administração não século II”. (Lacombe, 2003)

As idéias filosóficas da antiguidade foram capazes de proporcionar grandes mudanças para a Administração. O pensamento administrativo do Século XX foi fortemente influenciados pelos filósofos gregos, entre eles estão:

• Platão (429 a. C. – 347 a. C.) discípulo de Sócrates - preocupou-se com aspectos deficientes e problemáticos referentes à natureza política e socio-cultural relacionados ao desenvolvimento da comunidade grega. Na sua obra “A República”, propõe um movimento de democracia administrativa, principalmente das contas e impostos públicos.

• Aristóteles (384 a. C. – 322 a. C.), discípulo de Platão – teve papel importante na história do pensamento administrativo ao impulsionar o pensamento da Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais. Na sua obra Política estudou a organização do Estado, diferenciando as três formas de administração pública: Monarquia, Aristocracia e Democracia.

Podemos também citar outros filósofos que ao longo das décadas influenciaram a Administração, foram: Francis Bacon (1561-1626), René Descartes (1596-1650), Thomas Hobbes (1588-1679), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Kal Marx (1818-1883).

Além dos filósofos, temos que lembrar como influências:

 Igreja Católica - a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja;

 Exército - a organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antigüidade e da época medieval. E o princípio da unidade de comando foi fundamental para a função de direcção;

 Revolução Industrial – seria impossível apreender e compreender a essência da Administração sem compreender o que representou a Revolução Industrial, onde foi gerada a Administração na forma como hoje a conhecemos. Com a invenção da máquina e o desenvolvimento da civilização e dos povos, novas necessidades começam a surgir e a serem buscadas. A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação; e necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado. É baseado nesse pensamento que as indústrias na Revolução Industrial começaram o processo produtivo em grande escala e até nos dias atuais o que vale é essa regra.

Muitos profissionais e estudiosos de diversas áreas também contribuíram para o desenvolvimento da Administração que hoje vemos, são eles:

• Os Economistas Liberais - Adam Smith (1.723 – 1.790) e Joseph Schumpeter (1911);

• Os Pioneiros e Empreendedores - John David Rockefeller (1.839 – 1.937); Adolf von Bayer (1.835 – 1917);

• O Engenheiro Mecânico Frederick Winslow Taylor (1.856-1915), considerado o fundador da Administração Científica e o Engenheiro de Minas Henri Fayol (1.841 – 1.925);

• O Psicólogo George Elton Mayo (1.880 – 1.949) por ter liderado a Experiência de Hawthorne;

• O Sociólogo Max Weber (1.864 – 1.920) com seus estudos sobre burocracia e tipos de sociedade e autoridade;

• Os Matemáticos Johann von Neumann (1.903 – 1.957) e Oskar Morgenstern (1.902 – 1.962);

• Na Biologia pela notável contribuição do biólogo L. von Bertalanffy, pelas idéias contidas na Teoria Geral dos Sistemas (1.950).

2.2.1 Cronologia das Teorias da Administração

 1903 Administração Científica;

 1909 Teoria da Burocracia;

 1916 Teoria Clássica da Administração;

 1932 Teoria das Relações Humanas;

 1947 Teoria Estruturalista;

 1951 Teoria dos Sistemas;

 1954 Teoria Neoclássica da Administração;

 1957 Teoria Comportamental;

 1962 Desenvolvimento Organizacional;

 1972 Teoria da Contingência.

2.3 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

A palavra Administração tem origem no latim “administratione”, ad (direção, tendência para) e Minister (subordinação ou obediência). Segundo o dicionário Michaelis de Língua Portuguesa :

“Administração ad.mi.nis.tra.ção: sf (lat administratione) 1 Ato de administrar. 2 Governo. 3 Direção de estabelecimento. 4 Casa onde se trata de assuntos de administração pública ou particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com