TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da fábrica tradicional para a produção de biscoitos e bolos

Seminário: História da fábrica tradicional para a produção de biscoitos e bolos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Seminário  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

A história da tradicional fábrica de biscoitos e bolos BAUDUCCO tem início em 1948 quando o representante comercial Carlo Bauducco chegou ao Brasil vindo da cidade italiana de Turim. O motivo para cruzar o Atlântico de navio não era agradável. Ele vinha cobrar uma dívida de máquinas de torrefação de café, importadas por um amigo, também italiano. Apesar de não falar uma palavra em português, conseguiu recuperar parte do dinheiro. Em vez de voltar à terra natal, o italiano então com 42 anos encantou-se pela capital paulista e decidiu ficar. O bom faro para negócios ajudou-o a perceber que o panettone era pouco consumido em São Paulo, onde havia muitos italianos e descendentes. Dois anos depois de sua chegada ao país ele já estava produzindo panettone artesanalmente, enxergando assim a possibilidade de ampliar sua produção e comercializar em toda a cidade de São Paulo a deliciosa receita familiar trazida da Itália.

Com o fim da lei que obrigava estrangeiros a terem sócios brasileiros, no ano de 1952, ele inaugurou uma pequena confeitaria chamada DOCERIA BAUDUCCO no Brás, bairro tradicional onde se concentravam os imigrantes italianos em São Paulo, que além dos deliciosos panettones, começou a produzir também biscoitos tipo Champanhe, doces, salgados e petit fours. Carlo logo trouxe de Milão seu único filho, Luigi, para ajudá-lo nas vendas e produção. E a mulher, Dona Margherita, que ficou responsável pela administração. Como as vendas ainda precisavam melhorar o senhor Bauducco resolveu inovar mais uma vez. Ele teve a brilhante ideia de encher um avião de panfletos e “bombardeou” a cidade de São Paulo. Conseguiu ao mesmo tempo divulgar o panettone, desconhecido para muita gente, e vender todo o estoque em apenas três dias. E a receita BAUDUCCO do bolo com uvas passas e frutas cristalizadas, rapidamente ganhou espaço de honra na mesa das famílias brasileiras

Maior indústria de produtos forneados do País e maior produtora de panetones do mundo, a Pandurata. Alimentos é uma das principais empresas alimentícias do Brasil, com capacidade para produzir mais de 200 mil toneladas anualmente. Fabricante das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, possui joint venture com a Hershey´s, maior fabricante de chocolates da América do Norte, e é distribuidora da marca Ovomaltine. Entre as principais categorias de atuação da Pandurata estão: Panettones, Biscoitos, Torradas, Bolos, Bolinhos e Chocolates.

Mesmo sendo a principal marca de Panettones do Brasil, com mais de 40% do mercado, a receita continua igual desde sua chegada ao País: juntar os melhores ingredientes, deixar a massa crescer com fermentação natural e dedicar 52 horas na produção de cada unidade. Juntamente com Visconti, são aproximadamente 65 milhões de panettones fabricados pela Pandurata anualmente.

Uma das principais características da Pandurata é atrelar marcas fortes a produtos de qualidade. Em 2001, adquiriu a fábrica da Visconti no Brasil e as marcas Io-iô Crem e Granulados Visconti e, no ano seguinte, iniciou a produção local, adaptando suas formulações e embalagens ao gosto do consumidor brasileiro. A partir de 2008 firmou a joint venture com a Hershey’s, líder no segmento de chocolates na América do Norte e também assumiu a distribuição da linha de Ovomaltine no Brasil.

Atualmente, a Pandurata possui um dos parques industriais mais avançados da América Latina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com