TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES

Seminário: IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Oportunidades na internet

"No período compreendido entre 11 de março de 2000 a 9 de outubro de 2002 o índice Nasdaq perdeu 70% de seu valor, um recorde na historia. O número de IPOs (Initial Public Offering -Oferta Pública Inicial de Ações ) declinou de 457 em 1999 para 76 em 2001. A valorização excessiva das empresas pontocom no mercado norte-americano e, por consequência, nos demais mercados mundiais mostrou-se insustentável e a bolha estourou. Muitas empresas baseadas na internet começaram a falir tanto nos Estados Unidos como na Europa, e também no Brasil. E os oportunistas, denominados erroneamente de empreendedores, começaram a ter desafios verdadeiros, ou seja, tiveram de justificar os investimentos maciços recebidos e a ausências de receitas dessa empresas. A maioria não conseguiu e suas empresas fecharam as portas ou foram adquiridas por outras (Dornelas, 2002). De certa forma, essa fase inicial foi boa, pois mostrou que qualquer negócio, por mais promissor que pareça o mercado onde se insere, deve ser criado de forma planejada, consistente, com crescimento adequado e, principalmente, com empreendedores apaixonados pelo que fazem, interessados, em criar um negócio viável, autossustentável, e não apenas uma marca veiculada em forma de site na internet." (p.72)

Modelos de negócios na Web

"Tendo em vista o baixo custo de se criar um site na internet, o surgimento de inúmeros modelos de negócios se tornou inevitável. Não serão apresentados, aqui todos os modelos, pois são muitos diversificados. Foram selecionados apenas os mais observados e que têm se consolidado nos últimos anos .

São ele:

1. Intermediação de Negócios.

2. Comercialização de Propaganda.

3. Mercado Virtual.

4. Empresarial.

5. Comunidades." (p.73)

Intermediação de Negócios

Este modelo objetiva compradores e vendedores. As aproximações podem ser feitas pricipalmente entre empresas, conhecidas como business-to- business (B2B), entre empresas e consumidores finais, business-to-cosumer (B2C), ou entre pessoas, consumer-to-consumer (C2C). A principal fonte de receita é a cobrança de parte do valor das transações efetuadas. [...] Este tipo de estratégia foi bastante utilizado na época em que os investidores ainda não compreendiam os funcionamento da nova mídia internet e estavam apostando suas fichas em sites utilizou de propaganda necessária para atrair usuários ao site e, consequentemente, ao alto investimento necessário para atrair usuários ao site e, consequentemente, ao alto investimento necessários, sem possibilidade de receita clara e comprovada, os investidores fugiram destes tipo de modelo de negócios .(p. 74)

a) Portais Verticais B2B

[...] Nesse modelo a empresa cria um ambiente que atrai compradores e vendedores de um segmento específico. [...] Este modelo também pode oferecer aos seus participantes mecanismo avançados de compra e venda, tais como leilão convencional e reverso. (P. 74)

b) Compra Coletiva

Modelo de negócios que tem como pricipal objetivo unir compradores, pessoas físicas ou jurídicas, e então organizar um pedido com alto volume, permitindo que empresas ou pessoas passe a ter poder de negociação de grandes compradores. (p. 74)

c) Distribuidor

Baseia-se na criação e no gerenciamento de catálogos de produtos de grande fornecedora, disponibilizando para revendedores de todos os portes. Geralmente este modelo funciona para transações entre empresa, o conhecimento B2B. O beneficio para os fornecedores é obtido pela facilidade e pela rapidez da divulgação de seus produtos e da automatização do processo de compra, o que reduz custos. (p.74,75)

d) Shopping virtual

Um site que hospeda ou reúne várias empresa que já realizam comércio na internet. Este modelo tem como principais fontes de receitas: a cobrança de uma taxa da loja e de uma quantia de manutenção, no caso de a loja ser criada pelo shopping; a cobrança de hospedagem, de lojas construídas por outras empresas, como venda de propaganda; e, finalmente, a cobrança de taxa transacional. (p.75)

e) Sites de comparação

[...] Este modelo e baseado em ferramentas inteligentes especializadas em coletar e comparar preços de produtos e serviços. Estes mecanismo podem se basear em busca simultâneas on-line ou em bancos de dados atualizadas frequentemente (por exemplo, Busca Pé). (p.75)

f) Leilão

Um site que automatiza e conduz processos de leilão para vendedores (pessoa física ou jurídica). O site cobra uma taxa de sucesso do vendedor, que geralmente varia com preço do produto a ser leiloado. [...] Existem várias regras de leilão, a mais comum, porém, baseia-se na definição de um preço mínimo para o produto, e a pessoa/empresa que der o maior lance leva o produto. Alguns site de leilão oferece serviços de entrega e de cobrança. O de maior sucesso na internet mundial é o eBay, e, no Brasil, o Mercado Livre. (p.75)

g) Leilão reverso

É um modelo bastante interessante em que o comprador diz o que quer comprar e o quanto quer pagar pelo produto, e o resto fica por conta do site. [...] É um modelo que se baseia na demanda e não na oferta. Funciona muito bem para encontrar produtos de difícil acesso, como também produtos regionais. Passagens aéreas e hotéis são categorias que funcionam muito bem, uma vez que esses serviços muitas vezes possuem ociosidades. [...] Este tipo de site possui algumas formas de cobrar os fornecedores - por meio de taxa fixa, independente do volume de e-mails que o fornecedores receba, ou pelo número de e-mails recebidos, e ainda por um percentual sobre as transações. (p. 76)

h) Classificados

[...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com