TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Trabalho Escolar: INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Sua história é tão antiga quanto a própria história da civilização. Surgiu devido a necessidade de registros, sua origem está ligada a necessidade comércio, as atividades dos comerciantes geravam variação de seus bens, as trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.

Foi pensando no futuro que homem criou os primeiros registros a fim de que conhecer suas reais possibilidades de uso, de consumo e produção.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, se preocupava em saber quanto poderia render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, com esse volume de informações se fizeram necessários os registros.

Diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja, no período medieval. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.

Existem diversos relatos bíblicos sobre controles contábeis, que comprovam nos tempos bíblicos, que o controle de ativos era prática comum.

Como exemplo, como o próprio Jesus disse: “O administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores.”(Lucas 16.7)

No tempo de José, no Egito : “Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração” (Gênesis 41:49)

Também em 1º Reis, onde os bens de Salomão foram inventariados: “Era, pois, o provimento de Salomão cada dia, trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros de farinha; Dez bois cevados, e vinte bois de pasto, e cem carneiros; afora os veados e as cabras montesas, e os corços, e aves cevadas.”(1 Reis 4:22-23)

Outra parábola de Jesus, a citação de um construtor: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” (Lucas 14:28-30)

Ainda, se relata a história de um devedor: “E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.”(Mateus 18:24-25)

A História da Contabilidade tem diversas divisões, segundo o Prof. Federigo Melis, divide-se em quatro períodos distintos:

1º período - História Antiga ou da Contabilidade Empírica

Período que se inicia com as primeiras civilizações cerca de 8.000 anos atrás e vai até 1202 da Era Cristã.

A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio.

As primeiras escritas contábeis são registradas ao término da Era da Pedra Polida, com os primeiros desenhos e gravações.

Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.

2º período - História Média ou da Sistematização da Contabilidade

Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494. A História da Sistematização formou-se no período em que a Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, é importante destacar a obra Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et Proportionalita, do Frei Luca Paciolli, publicado em Veneza em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

No início do Século XIV, já se encontravam registros explicitados de custos comerciais e industriais, nas suas diversas fases: custo de aquisição; custo de transporte e dos tributos; juros sobre o capital, referente ao período transcorrido entre a aquisição, o transporte e o beneficiamento; mão-de-obra direta agregada; armazenamento; tingimento, etc., o que representava uma apropriação bastante analítica para época.

3º período - História Moderna ou da Literatura da Contabilidade

Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. Foi a fase da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com