TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A FERRAMENTA PLANO DE NEGOCIOS

Pesquisas Acadêmicas: INTRODUÇÃO A FERRAMENTA PLANO DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

1. Referencial Teórico Introdutório

1.1 Conceitos Fundamentais

Para Dornelas (2011, p.4) “O Plano de Negócios e um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estagio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro”.

O Plano de Negócios deve ser utilizado para se alcançar vários objetivos em um empresa. Dornelas (2011, p.6-7) cita os principais :

■ Testar a viabilidade de um conceito de negocio: mensurar economicamente, se o empreendimento terá um retorno razoável para que possa sobreviver e crescer.

■ Orientar o desenvolvimento da estratégia e de operações: como trata-se de uma ferramenta de gestão a nivel estrategico, o plano de negócios servira de base para nortear as decisões do gestor e definir planos tático e operacional.

■ Atrair recursos financeiros: o empreendedor poderá utilizar o seu plano como instrumento para obtenção de recursos junto a bancos, fornecedores e possíveis sócios.

■ Transmitir credibilidade: o fato de desenvolver um plano de negócios expressa o comprometimento do gestor com o planejamento, sua preocupação em ter controle e visão de seu negocio o que lhe confere mais creditos no mercado.

■ Desenvolver a equipe de gestão: poderá ser utilizado também para atrair importantes talentos para fazer parte da equipe, motivados pela oportunidade de crescimento e ascensão profissional.

Ainda de acordo com Dornelas (2011) podemos entender o processo empreendedor, composto de 5 fases. Inicia-se com a ideia de empreender, onde são avaliadas as oportunidades que o empreendedor possuir, na qual escolhera entre as com maiores chances de bom retorno. Logo, dará inicio a elaboração de seu plano de negócios, desenvolvendo passo a passo todo o planejamento do futuro negocio. Feito isso, o gestor terá em mãos uma completa base de dados a respeito dos recursos que necessitara, como pessoas, financeiros e estrutura. E por fim parte se para a gestão da empresa, exercendo controle sobre o que foi planejado e replanejando a medida que seu negocio evolui e consequente surgirão novas ideias.

1.2. Breve Histórico da Metodologia Utilizada

No Brasil não é antigo a utilização da pratica do plano de negócios, no entanto sua disseminação ficou mais clara e intensa com advento da globalização da economia, no caso do Brasil, com a abertura da economia ao comercio internacional na década de 1990. Com essas fortes mudanças as empresas nacionais se viram obrigadas a transformarem se com o intuito de adaptação as novas regras e praticas do mercado de consumo. Até este momento, somente grandes empresas tinham a pratica do plano de negócios comum em seu negócios. Logo passou a fazer parte do universo das medias e pequenas empresas, que necessitavam se reinventarem para suportarem a alta competitividade a que estavam sujeitas. Também, os bancos e instituições de desenvolvimento empresarial começaram a exigir o plano como forma de minimizar riscos e ter uma melhor percepção de que o investimento e atingível e que estar bem planejado .

1.3. Estado da Arte

Dornelas defende a importância de as informaçoes do plano de negócios serem divulgadas internamente, para que mostre toda a sua eficácia como ferramenta de gestão. segundo este:

“ as informaçoes apresentadas no plano de negócios também devem ser utilizadas internamente, guiando e validando os esforços de melhoria da empresa. para que isso aconteça, e necessario que exista um monitoramento periódico da situação atual em relação aos números previstos, ou metas do plano .

O plano de negócios é composto por várias fases, conforme Carolina (2013), que devem ser seguidas cuidadosamente para que se obtenham os objetivos calculados e planejados inicialmente. No entanto, não se trata de uma estrutura rígida, e sim passiva de mudanças e adequações ao longo de sua implantação, afim de melhor ajustar o negocio a sua realidade em questão.

Atualmente existem vários tipos e formas de planos de negócios. Há anos atrás os planos eram definidos em completo ( contendo de 20 a 40 paginas), resumido ( de 10 a 15 paginas) e o operacional (não havendo um limite de paginas). Hoje em dia estes planos tendem a ser mais objetivos e com um numero reduzido de paginas para propiciar uma comunicação de forma que seja mais clara e direta ao objetivo. Mais uma tendência da atualidade e a sua estrutura organizada em slides, isto facilita a apresentação do plano. Outro ponto seria sua utilização como instrumento de venda de serviços, produtos ou projetos.

1.4. Etapas

Para realização deste projeto trabalharemos com a estrutura de plano de negócios sugerida pelo Portal PN (planodenegocios.com.br), site este idealizado e organizado pelo Dr. José Dornelas

1.4.1 Sumario executivo

1.4.1.1. O conceito do negocio e a oportunidade

1.4.1.2. Mercado e competidores

1.4.1.3. Equipe de gestão

1.4.1.4. Produtos/serviços e vantagens competitivas

1.4.1.5. Estrutura e operações

1.4.1.6. Marketing e projeção de vendas

1.4.1.7. Índices e projeções financeiras

1.4.1.8. Ofertas/necessidade de aporte de recursos

1.4.2. Conceito do negocio

1.4.2.1. Apresentação (histórico, caso a empresa já exista)

1.4.2.2. Visão e missão (valores e diferenciais do negocio)

1.4.2.3. Oportunidade

1.4.2.4. Produtos e serviços (resumo conceitual)

1.4.2.5. Aspectos legais e composição societária

1.4.2.6. Certificações, licenças, regulamentações

1.4.2.7. Localização, abrangência

1.4.2.8. Terceiros e parcerias

1.4.3. Mercado e Competidores

1.4.3.1. Analise setorial (analise macro)

1.4.3.2. Mercado-alvo (nicho de mercado)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com