TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação De Uma Oportunidade

Artigos Científicos: Identificação De Uma Oportunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

Por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio considerando os aspectos internos, se isso não estiver fortemente associado a suas paixões pessoais, a suas motivações intelectuais e a sua capacidade de realização, a ideia tende a não representar a melhor ideia para o seu perfil empreendedor. Várias boas oportunidades não deram certo não em função da ideia em si, mas de quem estava empreendendo. Trabalhar muito por algo que não o inspire e motive não o levará muito longe.

que as soluções já oferecidas pela concorrência?

Há outras ponderações a fazer

Nem sempre a melhor oportunidade de negócio está associada a responder o problema do maior número de pessoas possível. Há diversos empreendedores que querem criar butiques, pequenos negócios que não crescerão, mas vão oferecer um produto muito diferenciado para um nicho bem específico de mercado.

Outros não estão interessados na oportunidade mais lucrativa do mundo. Há ainda os que não querem criar um negócio muito inovador, apenas um modelo tradicional que ofereça um produto de altíssima qualidade.

Vinod Khosla, cofundador da Sun Microsystem disse que “Todo grande problema é uma grande oportunidade de negócio. Se você não tem (resolve) um grande problema, não tem uma grande oportunidade de negócio nas mãos. Ninguém irá pagá-lo para resolver algo que não é um problema”, portanto, toda oportunidade de negócio deve resolver um problema.

Aspectos externos:

1. Benefício claro para o cliente? Ou seja, o cliente vê o produto/serviço e já percebe como isso será a melhor solução para o problema que ele tem?

2. Tamanho de mercado adequado? Em outras palavras, resolve o problema de um número significativo de pessoas?

3. Potencial de lucratividade e rentabilidade? O número significativo de pessoas da questão anterior é grande o suficiente para gerar os resultados financeiros esperados pelo empreendedor e/ou investidor?

4. Diferenciação/inovação? Aqui não vale só copiar o que já existe. A ideia é realmente melhor

Identificação de uma oportunidade

Uma ideia pode não ser necessariamente uma oportunidade, mas uma oportunidade depende sempre de uma boa ideia.

 O primeiro passo é avaliar a relação da ideia com o mercado, para estimar sua viabilidade.

 O passo seguinte é pensar na ligação entre a ideia e seu perfil empreendedor. A melhor delas será a que conseguir equilibrar melhor os dois passos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com