TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importação Cogumelos Do Sol

Artigo: Importação Cogumelos Do Sol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  6.130 Palavras (25 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 25

MONOGRAFIA – COMEX I

COGUMELOS DO SOL

SUMÁRIO

1. Histórico da Empresa

2. Produto

2.1 O Uso do Cogumelo do Sol

2.2 Composição de 1 GR de Cogumelo do Sol

2.3 A Produção

3 Embalagem para Exportação

3.1 Procedimentos da Rotulagem

3.1.1 Rotulagem Obrigatória por Lei

4. Mercado Alvo

4.1 Pontos Importantes a Serem Analisados Antes de Partir para O Mercado Global

4.2 Market Share e Concorrência

5. Características operacionais da empresa

5.1. Coopersol na Exportação

5.2 Formas De Comercialização No Mercado Externo

5.3 Canais de Distribuição

5.4 Meios de Distribuição

5.5 Resumo Financeiro

6. Missão

7. Resumo de Desempenho

8. Análise do Microambiente

8.1 Análise das Forças Competitivas

8.2 Análise da Intensidade da Rivalidade entre os Concorrentes Atuais

8.3 Avaliação de Entrantes Potenciais

8.4 Avaliação dos Produtos Substitutos

9 Análise do Macroambiente

9.1 Oportunidades e Riscos Setoriais

9.2 Tendências Setoriais

9.2.1 Aspectos Legais

10 Estratégias de Marketing

10.1 Objetivos de Marketing

10.2 Pontos Fortes e Fracos do Produto

10.3 Ações Táticas de Marketing

10.3.1 Pesquisa de mercado

11 Análise Estratégica

11.1 Posicionamento Estratégico

11.2 Planejamento Estratégico

1. Histórico

A descoberta do “Cogumelo do Sol” despertou o interesse de um grupo de empresários que decidiram então, fundar em abril de 1990, a cooperativa “Coopersol”, que atualmente produz toneladas de “Cogumelo do Sol” “por ano, comercializados na versão desidratada”.

A atividade da cooperativa teve inicio em São José dos Campos, na serra da Mantiqueira, em São Paulo, em uma região com muito verde de belos sítios em uma fazenda de 210 hectares herdada por um empresário, que é um dos atuais cooperados.

Em 2 anos de atividades, estávamos comercializando nossos cogumelos para serem servidos como pratos finos em restaurantes e hotéis 5 estrelas na cidade de São Paulo. E em apenas seis meses, quadruplicamos a produção, vendendo cogumelos do sol para hotéis, restaurantes e distribuidores de produtos naturais em todo o Brasil.

2. O Produto

Os cogumelos são consumidos desde a pré-história. O cogumelo do sol (Agaricus Blazei Murril) é um tipo de fungo do gênero Agaricus.

Estes organismos são saprófitas, que necessitam para sobreviverem do fornecimento de substâncias orgânicas em decomposição para seu desenvolvimento. Outros são utilizados como importante medicamento, auxiliando no tratamento de doenças. O cogumelo do sol é natural do Brasil (Mata Atlântica) e tem altas propriedades medicinais.

O Agaricus Blazei Murril (ABM), é um cogumelo originário do Brasil e exaustivamente estudado por Universidades Japonesas e Americanas desde a década de 60.

O “Cogumelo do Sol”, apesar de recém lançado no mercado, já é consumido por centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, em especial no Brasil, Japão e nos Estados Unidos.

Na natureza existem centenas de espécies diferentes de cogumelos, sendo que alguns são venenosos, outros alucinógenos e aqueles que possuem propriedades medicinais curativas e afrodisíacas. Estima-se que o primeiro cultivo internacional de cogumelos tenha ocorrido por volta de século VI, ou seja, há 1400 anos.

A primeira espécie cultivada foi Auriculária aurícula, em seguida, 200 a 300 anos mais tarde, foi à espécie Flamulina velutipes e a terceira espécie a ser cultivada foi o Shiitake (Lentinula edodes), a cerca de mil anos atrás na China.

Há cerca de uma década surgia, como resultado das experiências bem sucedidas, o “Cogumelo do Sol” que, além de fornecer nutrientes essenciais à saúde do homem, ativa o sistema de defesa do organismo humano, tornando-o mais forte e resistente.

A espécie de cogumelo medicinal – mas também comestível – Agaricus Blazei Murril só é encontrado no Brasil.

Nativo do interior paulista, há dois anos tornou-se mais conhecido no país. O seu cultivo começou a expandir-se em cidades paulistas como Atibaia, Bragança Paulista, Ibiúna, Sorocaba, Suzano e Mogi das Cruzes.

2.1 O Uso do Cogumelo do Sol

O motivo de tanto interesse é a presença na composição química deste tipo de cogumelo de um polissacarídeo denominado Beta-d-Glucan.

Nas pesquisas dos cientistas japoneses revelou-se que o polissacarídeo ß-d-Glucan atua no organismo humano aumentando as funções imunológicas, acarretando o aumento de macrófagos, "Natural Killer Cells" (NKC), células T, células B e células complementares, evitando a regeneração e a metástase do câncer.

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com