TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importação / Exportação

Trabalho Universitário: Importação / Exportação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 7

1. O que é despacho aduaneiro?

O Despacho Aduaneiro é o procedimento fiscal pelo qual se processa o desembaraço aduaneiro das mercadorias, mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação a mercadoria importada.Toda mercadoria que ingresse no País, importada em caráter definitivo ou não, estará sujeita ao Despacho Aduaneiro.

2. O que é declaração de importação?

A DI é formulada pelo importador ou seu representante legal no SISCOMEX, de acordo com o tipo de declaração e a modalidade de despacho aduaneiro. A DI deve conter, entre outras informações, a identificação do importador e do adquirente, caso não sejam a mesma pessoa, assim como a identificação, a classificação, o valor aduaneiro e a origem da mercadoria.

As informações são inseridas na DI em dois conjuntos, por assim dizer:

- informações gerais: correspondentes à operação de importação; e

- informações específicas (nas adições da DI): contendo dados de natureza comercial, fiscal e cambial sobre as mercadorias declaradas.

3. O que é canal verde, amarelo, vermelho e cinza?

Tal procedimento de seleção recebe o nome de parametrização ou seleção parametrizada. Com esse procedimento, a DI é direcionada para um dos seguintes canais de conferência aduaneira:

- verde – o sistema registrará o desembaraço automático da mercadoria, dispensados o exame documental e sua verificação;

- amarelo – é realizado o exame documental e, não sendo constatada irregularidade, efetua-se o desembaraço aduaneiro;

- vermelho – a mercadoria somente é desembaraçada após a realização do exame documental e de sua verificação; ou

- cinza – é realizado o exame documental, a verificação da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificar elementos indicativos de fraude, inclusive no que se refere ao preço declarado da mercadoria.

4. O que são incoterms?

O Incoterms 2000, que leva em consideração o recente crescimento das zonas de livre comércio, o aumento de comunicações eletrônicas em transações comerciais e mudanças nas práticas relativas ao transporte de mercadorias.

Os INCOTERMS são representados por siglas. As regras estabelecidas internacionalmente são uniformes e imparciais e servem de base para negociação no comércio entre países.

5. O que é FUNDAP?

O FUNDAP conduz os investimentos realizados dentro da economia capixaba e sustenta as finanças municipais, induzindo o desenvolvimento principalmente das atividades relacionadas com o comércio exterior. Seus reflexos podem ser percebidos na expansão das mercadorias importadas pelos portos e aeroporto do Estado, que gera recursos para os investimentos na área produtiva.

6. O que é Drawback?

O Regime Aduaneiro Especial de Drawback objetiva desonerar de tributos os insumos utilizados na produção de bens destinados à exportação.

A legislação prevê três modalidades de aplicação do Drawback: Suspensão, Isenção e Restituição. Na sua modalidade suspensão, o drawback integrado permite a suspensão de tributos incidentes sobre as importações e compras no mercado interno de insumos a serem utilizados na produção de bem a ser exportado. Já na modalidade isenção, ocorre a isenção dos tributos que incidiriam sobre a importação ou aquisição interna de insumos equivalentes aos utilizados na fabricação de produto já exportado.

7. O que é Comercio Exterior?

É o conjunto das compras e vendas de bens e serviços feitos entre países. Quando um país vende um bem ou serviço a outro, a operação é chamada de exportação. Quando compra de outro país, efetua realiza uma importação.

8. O que é importação e exportação?

Importação é quando compramos uma mão de obra, alimentos, eletrônicos etc, de um outro país e queremos trazer para o nosso(Brasil).

Exportação é quando vendemos (mandamos) para outros países alguma mercadoria nacional.

9. Porque exportar?Qual sua importância? Como exportar?

A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, seja para preservar as suas posições no mercado interno.

Neste sentido, o comércio exterior adquire cada vez mais importância para o empreendedor que queira realmente crescer, assim como para a economia brasileira, mediante o ingresso de divisas e geração de emprego e renda.

Isso faz com que empresas estrangeiras possam vir concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país.

A inscrição no Registro de Exportadores e Importadores (REI) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) é automática, sendo realizada no ato da primeira operação (importação ou exportação) em qualquer ponto conectado ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

10. Qual a diferença de comercio exterior e comercio internacional?

Comércio Exterior é a venda de produtos de determinado país para outros países estrangeiros (Exportação) e Comércio Internacional é a compra e venda de produtos entre países (importação e exportação)

11. Porque importar? Sua importância?

A importação possibilita a uma empresa ou a um governo uma maior possibilidade de opções de escolha o que influi na qualidade de vida para a sociedade e a oferta de preços mais competitivos na economia. Além disso, a importação de máquinas possibilita o aumento da competitividade e atualização tecnológica, aumento da produtividade e maior dinâmica na inovação de produtos que influenciarão no desenvolvimento econômico-social de uma região.

As empresas que realizam a importação conseguem trocar conhecimento e tecnologia, aprimorar processos, maior poder de barganha na negociação de preços, realizar um networking empresarial, com possibilidades futuras também de exportação. A importação contribui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com