TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inadimplencia Nas Organizaçoes

Monografias: Inadimplencia Nas Organizaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 7

1. TEMA: Inadimplência nas Organizações.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA: Solução e controle da inadimplência em organizações de modo geral.

3. PROBLEMA: Como diminuir o nível de Inadimplência nas Organizações?

4. HIPÓTESES:

- Apuração de motivos:

- Analise de crédito:

- Solução e controle:

5. OBJETIVO GERAL: Elaborar estratégias e técnicas práticas para as atividades de cobrança, visando diminuir o nível de inadimplência, obtendo o menor custo e maior satisfação dos clientes.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Analisar a falta de estrutura;

- Buscar oferecer vantagens para clientes comprometidos;

- Verificar formas de trocar o método de cobrança.

7. JUSTIFICATIVA:

Resolvemos por estudar este assunto porque grande parte dos integrantes de nosso grupo trabalham no setor financeiro e praticamente todos os dias acabam se deparando com situações de inadimplência e de difícil solução.

Esse tipo de situação acontece cada vez com mais freqüência dentro das organizações. E o fato é que nem sempre empresas e funcionários estão preparados para isso, tornando cada vez mais difícil de controlar a inadimplência. Caso uma organização aumente seu faturamento diário num período curto de tempo, e não houver estrutura para isso o resultado será um aumento na inadimplência. Todos esses fatos caminhado lado a lado podemos perceber que se não houver um planejamento, a organização não conseguira atingir as metas estabelecidas. Caso não houver mudanças favoráveis, o desempenho da empresa vai diminuir cada vez mais. Tanto funcionários como clientes ficarão cada vez mais insatisfeitos, e seu faturamento ira cair pouco a pouco. Muito pouco adianta ter um alto faturamento diário, se não se consegue efetuar as devidas cobranças.

Um bom planejamento, seguido de treinamento de funcionários ajudaria no controle. Esse tipo de treinamento vai melhorar o desempenho e agilidade na hora de efetuar a cobrança. No caso de não haver ninguém para a realização desta atividade, torna-se muito mais complicado resolver o problema, ou pelo menos diminuí-lo. Quando esse tipo de controle não existe, os próprios clientes se sentirão ignorados, e dificilmente voltarão a efetuar compras na mesma organização. Se todas devidas providencias fossem tomadas a tempo, o índice de inadimplência diminuiria muito. Da mesma forma na qual a organização aumenta suas vendas, esse crescimento deve ser seguido dentro da organização. Desta forma tudo seguindo um percurso ideal de planejamento, torna-se muito mais difícil acontecer qualquer tipo de situação na qual a empresa e clientes não se beneficiem.

8. METODOLOGIA

Nossa pesquisa será desenvolvida em uma empresa situada em Nova Roma do Sul – RS baseado principalmente no setor financeiro . Onde verificaremos grande problema na cobrança de títulos.

Contatado o grave problema de falta de pagamento de alguns clientes, a pesquisa auxiliara na busca de alternativas para resolver os problemas de inadimplência.

Segundo Silva (1998, p. 13) “Durante muito tempo os serviços de suporte para decisão de crédito eram feitos apenas órgãos de cadastro.”

A empresa deve estabelecer regras para efetuar a cobrança dos clientes que atrasam ou que não efetuem o pagamento de uma prestação. Para isso é necessário mudar a política de crédito da empresa.

Não deve ser facilitada demasiadamente a concessão de crédito para, posteriormente, ter de aplicar rigidez na cobrança, ou vice-versa. Se já for esperada a dificuldade de cobrança no ato da concessão do credito a determinados clientes, a avaliação do credito deva ser mais rigorosa.

Com base nas declarações do autor acreditamos que a empresa deva alterar seu método de cobrança, pois a mesma não esta apresentando bons resultados.

9. REFERENCIAL TEÓRICO

Visando que todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. As receitas obtidas com as operações devem ser suficientes para cobrir todos os custos e despesas ocorridos e ainda gerar lucros. Nas empresas privadas os proprietários desejam que seu investimento produza retorno compatível com o risco assumido. Nas empresas públicas, o lucro reflete a eficiência gerencial e garante a melhoria e expansão dos serviços oferecidos á sociedade.

O controle de inadimplência compreende um conjunto de atividades relacionada com a gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa. Este controle é responsável pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso dos investimentos. Encontrado em qualquer tipo de empreendimento, esse procedimento tem um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo significadamente para o sucesso do empreendimento. Vender a prazo implica em conceder crédito aos clientes. A empresa entrega mercadorias ou presta serviços em certo momento e o cliente assume o compromisso de pagar o valor correspondente em uma data futura.

Além dos riscos de atrasos e de perdas por falta de pagamento, as vendas a prazo provocam despesas adicionais com a analise de crédito e cobrança.

Empresas concedem crédito para ampliar seu nível de operação, obter ganhos de escala, absorver melhor custos fixos e, assim maximizar a rentabilidade.

A empresa deve estabelecer regras para efetuar a cobrança dos clientes que atrasam ou que não efetuem o pagamento de uma prestação. Para isso é necessário mudar a política de crédito da empresa. (Hoji, 2004,63.)

No primeiro momento devemos analisar quais as hipóteses que estão levando o empreendimento a este nível de inadimplência, como: Apurar os motivos, posteriormente realizar uma analise de crédito e por fim solucionar e controlar os mesmos.

Apurar os motivos e Analise de Crédito envolve o levantamento de informações sobre o cliente que podem ser classificadas através do que se convencionou denominar pelos “C’s do Crédito”

- Caráter: refere-se á intenção do devedor em pagar suas dívidas, independentemente de haver ou não condições de fazê-lo. As informações cadastrais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com