TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indice De Força Relativa

Artigo: Indice De Força Relativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

O Índice de força relativa ou IFR mede a aceleração do movimento dos preços de determinado ativo e dá suas indicações à medida que o movimento diminui a velocidade, dentro da idéia de que é preciso desacelerar para poder mudar de direção. Para medir esta aceleração J. Welles Wilder em seu livro New Concepts in Technical Trading Systems (1978) desenvolveu o conceito de Força Relativa que é monitorar as mudanças nos preços de fechamento. Seu acompanhamento muitas vezes possibilita observar o enfraquecimento de uma tendência, rompimentos, suporte e resistência antes de se tornarem aparentes.

O IFR dos preços de uma ação evidencia situações de reversão ou de consolidação de tendências. O indicador dá origem a um gráfico em linha, o qual deve ser “plotado” paralelamente ao gráfico de barras dos preços (ou a um gráfico candlestick ou gráfico de linha), obedecendo à mesma escala horizontal (tempo), e com a escala vertical calibrada aritmeticamente. A imagem do IFR é compreendido no intervalo [0;100].

Alguns analistas determinam a faixa acima de 70 ou 80 como intervalo onde a ação entra em uma área de risco, diz-se que os preços estão overbought, no gráfico de preços e pode sinalizar reversão da tendência em curso e a zona de compra (intervalo [0;30] onde os preços estão oversold, devendo, por conseguinte, ocorrer sinalização de reversão para alta dos preços). O IFR pode ser calculado como explicado pela seguinte equação:

IFR=100-100/(1+(U/D))=100/(1+D/U)

Onde:

IFR= Índice de força relativa.

U= Média de todas as variações positivas no preço da ação dentro do período em estudo.

D= Média de todas as variações negativas no preço da ação dentro do período em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com