TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALCULANDO E ANALISANDO OS ÍNDICES FINANCEIROS

Tese: CALCULANDO E ANALISANDO OS ÍNDICES FINANCEIROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  Tese  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

Para concluir a primeira análise das demonstrações financeiras, fiz uma pesquisa no site da empresa, que por sinal, contém diversos dados interessantes.

A empresa divulgou seu desempenho para o primeiro semestre de 2012, com uma receita de vendas de USD 16,1 Bilhões, o que gerou um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O Lucro operacional foi de USD 1,3 Bilhão, com uma margem operacional de 8,6%, o que gerou um aumento de 20,3% em relação ao segundo semestre de 2011 e uma redução de 22,0% em relação ao primeiro semestre de 2011. Isto mostra que a Huawei mantém um sólido crescimento, embora a situação econômica global e o mercado de equipamentos de telecomunicação permaneçam um grande desafio.

1.1 CALCULANDO E ANALISANDO OS ÍNDICES FINANCEIROS

Como já citado neste trabalho, a Huawei do Brasil é uma empresa chinesa da qual vende tecnologia, portanto, é impossível conseguir detalhes aprofundados dos valores de balanço, DRE, ou qualquer detalhes financeiros da empresa. Este tipo de informação é totalmente proibido que seja transmitido, de acordo com regra imposta pela Matriz na China.

Sem as informações necessárias, aproveitarei para explicar e citar alguns ítems que a Huawei pode utilizar para análise de suas finanças, baseado no contato direto com a Gerente do Financeiro.

Analisar os demonstrativos financeiros de uma empresa é uma forma importante de medir seu desempenho. No entanto, a maior parte dos especialistas não considera somente os número que constam nos principais demonstrativos como, balanço patrimonial, demonstrativo de resultado ou até mesmo demonstrativo de origem e aplicação.

É através da análise de indicadores financeiros, calculados a partir dos dados disponíveis nos demonstrativos, que os analistas obtém uma fotografia mais clara da situação e desempenho recente das empresas. Dentro da análise financeira, os indicadores de uma empresa podem ser agrupados em quatro categorias.

A partir deste breve resumo e explicativo do porque utilizar os índices como forma de analisar as finanças, vou citar alguns índices que podem ser utilizados tranquilamente pela Huawei:

Indicador de rentabilidade: Permitem avaliar os lucros da empresa em relação a um dado nível de vendas, ativos, e capital investido. Os indicadores mais utilizados são retorno sobre patrimônio liquido, retorno sobre ativos e retorno sobre vendas (ou margem líquida).

Dentro do Indicador de rentabilidade, podemos citar algumas formas de análise baseado neste indicador, como: Margem Operacional, da qual determina a porcentagem de cada real de venda que restou após dedução de todas as despesas, com exceção do imposto de renda. Margem EBITDA, que geralmente é a preferida dos analistas, é uma aproximação do impacto das vendas no caixa da empresa, de forma que esta margem dá uma idéia de retorno em termos de dinheiro em caixa. Margem Líquida, determina a porcentagem de cada real da venda que restou após a dedução de todas as despesas, inclusive o imposto de renda.

Indicador de Estrutura e Capital : Permitem analisar a posição de endividamento (quanto de capital de terceiros está sendo usado para financiar a empresa), a capacidade da empresa em gerar caixa suficiente para pagar os juros e principal de suas dívidas (cobertura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com