TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria De Bebidas

Trabalho Universitário: Industria De Bebidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

DESAFIO PROFISSIONAL:

“A empresa L&Construção deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado. ” Manoel é gerente de negóciosde uma empresa de construção civil no estado de Sergipe – a “L&Construção”, que conta com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores, e desde 1983 atua por meio de um trabalho profissional ecompetente na construção de projetos de casas populares com qualidade, que a tornaram uma empresa de grande expressão em seu estado.

Embora saiba que a construção civil é um dos mais importantes setoresda economia e essencial ao desenvolvimento no país, Manoel tem se preocupado com os impactos que a L&Construção tem causado ao meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes e comum produto final que consome muitos recursos naturais.

Manoel entende que é necessário repensar as práticas adotadas pela L&Construção para evitar maiores danos aos recursos naturais. Mas essa ideiase consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até entãonovo para ele, e se surpreendeu ao observar que a L&Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obtermaiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado.

Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade, e reúne um corpo de colaboradores de sua equipe da qual você fazparte, para elaborar um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção, e apresentá-lo em uma reunião aos proprietários da empresa, demonstrando que ao adotar as práticas sugeridas nesteprojeto, a empresa L&Construção terá um ganho em termos de lucro, valorização da marca, respeito às pessoas e conservação do planeta.

O seu Desafio Profissional é contribuir com ideias para o trabalho.

ainda manter-se competitiva no mercado.

Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade, e reúne um corpo de colaboradores de sua equipe da qual você faz parte, para elaborar um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção, e apresentá-lo em uma reunião aos proprietários da empresa, demonstrando que ao adotar as práticas sugeridas neste projeto, a empresa L&Construção terá um ganho em termos de lucro, valorização da marca, respeito às pessoas e conservação do planeta.

O seu Desafio Profissional é contribuir com ideias para o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucros e competitividade.

APRESENTAÇÃO

Em tempos de discussão sobre o aquecimento global e responsabilidade social, adotar uma postura voltada para o caminho da sustentabilidade é de vital importância para aqueles que têm uma visão de longo prazo. Desde a última década, a sustentabilidade faz parte da agenda de várias empresas brasileiras públicas e privadas.

Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – do qual depende. Assim, desenvolvimento sustentável é o modelo de desenvolvimento que segue estes princípios. O conceito de sustentabilidade, portanto, representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

O Desenvolvimento Sustentável está fundamentado em três dimensões: a econômica, a ambiental e a social, que consistem nos pilares da sustentabilidade. Para Elkington (2011), a ideia central é que as organizações avaliem o sucesso não somente com base no desempenho financeiro, geralmente expresso em termos de lucro, retorno sobre o investimento ou valor para os acionistas. É necessário avaliar também o impacto sobre a economia mais ampla, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade em que a empresa atua. Coral (2002) apresenta um modelo de sustentabilidade que deve ser perseguido pelas empresas que desejam atender a nova economia: Modelo de Sustentabilidade (Coral, 2002)

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE SOCIAL

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

.Assumir Responsabilidade Social;

. Suporte no Crescimento da Comunidade;

. Compromisso com o

. Desenvolvimento dos RH;

. Promoção e Participação em Projetos de Cunho Social.

. Tecnologias Limpas;

. Reciclagem;

. Utilização Sustentável de Recursos Naturais;

. Atendimento a Legislação;

. Tratamento de Efluentes e Resíduos;

. Produtos Ecologicamente Corretos;

. Impactos Ambientais.

. Vantagem Competitiva;

. Qualidade e Custo;

. Foco;

. Mercado;

.

Resultado;

. Estratégia de Negócios.

Para Pereira, Silva e Carbonari (2011), o enfoque na sustentabilidade no âmbito corporativo é importante porque as contribuições diretas e indiretas das empresas, representadas pelo seu sistema de produção, vendas, demanda por suprimentos e distribuição até o consumidor final, isto é, sua cadeia de valor, produzem impactos em toda a sociedade em seu entorno. Além disso, a incorporação dos princípios e práticas relacionadas à sustentabilidade na cadeia de valor de uma empresa também colabora para impulsionar a nova economia

PASSO 1

Entre todas as atividades produtivas, a construção civil é o maior gerador de resíduos

e responsável por grande parte do consumo de água e energia. O setor se caracteriza

como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos

utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas. No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente. Apresente à empresa

L&Construção, um breve diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio

ambiente.

PASSO 2

A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e um fluxo regular do investimento público e privado. A eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, mas deve levar em conta os aspectos macrossociais como o impacto do fluxo monetário existente entre

empresas, governo e população (SACHS, 2006).

Apresente, no mínimo, duas propostas de ações para a L&Construção voltadas para

a abordagem da Sustentabilidade Econômica, adotando a seguinte estrutura:

Titulo da Ação: ______________________________________________________

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1.

A.

B.

C.

2.

A.

B.

C.

PASSO 3

O modelo de negócios de uma organização não é sustentável quando percebe-se

que ele contribui direta ou indiretamente para o aumento sistemático nas concentrações de desperdícios de recursos naturais, como por exemplo metais pesados e combustíveis fósseis; para o aumento sistemático nas concentrações de substâncias perigosas produzidas pela sociedade, como resíduos industriais tóxicos; para a exploração sistemática e indiscriminada dos recursos naturais, como desmatamento, pesca predatória e esgotamento de solos férteis; para o abuso de poder político e/ou econômico na sociedade, prejudicando a qualidade de vida dos seres humanos, quando, por exemplo, é responsável por desabastecimento de água potável e alimentos. Apresente, no mínimo, duas propostas de ações voltadas à abordagem da Sustentabilidade Ambiental, adotando a seguinte estrutura:

Titulo da Ação: ______________________________________________________

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1.

A.

B.

C.

2.

A.

B.

C.

PASSO 4

A sustentabilidade social preocupa-se com o bem-estar

humano e a qualidade de vida. Para Sachs (2006), a perspectiva social diz respeito a um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável com distribuição igualitária de renda. Desse modo, haverá a diminuição das atuais diferenças entre os diversos níveis da sociedade e a melhoria das condições de vida das populações, inclusive na dimensão cultural. Apresente, no mínimo, duas propostas de ações à empresa L&Construção voltadas para a abordagem da Sustentabilidade Social, adotando a seguinte estrutura:

Titulo da Ação: ______________________________________________________

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1.

A.

B.

C.

2.

A.

B.

C.

PASSO 5

Agora que você já propôs ideias para o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, chegou o momento de organizar suas contribuições por meio de um relatório, adotando a seguinte estrutura:

1. Introdução: neste item, você deverá apresentar em linhas gerais, o

que o leitor encontrará no corpo do texto, baseando-se em todas as tarefas realizadas neste desafio.

2. Desenvolvimento: neste tópico você deverá apresentar as tarefas desenvolvidas nos passos 01 a 04.

3. Considerações Finais: neste tópico você deverá apresentar as suas considerações à Empresa L&Construção sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis que possam efetivamente contribuir com a sociedade, valorizar a marca da empresa e aumentar seus lucros.

DESAFIO

PROFISSIONAL

Desafio Profissional

Objetivos:

Favorecer a aprendizagem.

Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo

aprendizado eficiente e eficaz.

Auxiliarnodesenvolvimento das competências

requeridas pela Diretriz Curricular Nacional do

Curso.

Desafio Profissional

Objetivos:

Promover a aplicação da teoria e conceitos para

a solução deproblemasrelativos à profissão.

Direcionar o estudante para a busca do

raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

28/10/2013

DESAFIO

PROFISSIONAL

Desafio Profissional

Objetivos:

Favorecer a aprendizagem.

Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo

aprendizado eficiente e eficaz.

Auxiliar no desenvolvimento das competências

requeridas pela Diretriz Curricular Nacional do

Curso.

Desafio Profissional

Objetivos:

Promover a aplicação da teoria e conceitos para

a solução de problemas relativos à profissão.

Direcionar o estudante para a busca do

raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

1

28/10/2013

Desafio Profissional

Para atingir estes objetivos, siga as instruções

da elaboração do Desafio Profissional ao

longo deste 2. bimestre, considerando as

disciplinas norteadoras:

Ciências Sociais, Teoria da Contabilidade e

Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Desafio Profissional

O Desafio Profissional está disponível no AVA

(Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Leia, com atenção, todas as instruções

disponíveis no Desafio.

O

trabalho

deverá

ser

realizado

individualmente, sob orientação do(a) Tutor

(a).

Desafio Profissional – 2. Bimestre

“A empresa L&Construção deseja

adotar práticas sustentáveis para

valorizar sua marca, aumentar os

lucros

e

manter

sua

competitividade no mercado.”

2

28/10/2013

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Manoel é gerente de negócios de uma

empresa

de

construção

civil

a

“L&Construção”.

Embora saiba que a construção civil é um dos

mais importantes setores da

Vá para a Página

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

• 6

• Anterior

• |

• Próximo

economia e

essencial ao desenvolvimento no país, Manoel

tem se preocupado com os impactos que a

L&Construção tem causado ao meio

ambiente.

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Manoel entende que é necessário repensar as

práticas adotadas pela L&Construção para

evitar maiores danos aos recursos naturais.

Mas essa ideia se consolidou ao participar de

uma palestra, onde teve a oportunidade de

conhecer

o

tema

Desenvolvimento

Sustentável, até então novo para ele....

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Manoel se surpreende ao observar que a

L&Construção poderia adotar uma série de

práticas não somente ambientais para

contribuir com a sociedade, mas também

para valorizar sua marca, obter maiores

lucros e ainda manter-se competitiva no

mercado.

3

28/10/2013

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Ele percebe que é o momento de adotar

princípios baseados na sustentabilidade, e

reúne um corpo de colaboradores de sua

equipe da qual você faz parte, para elaborar

um Programa de Sustentabilidade para a

empresa L&Construção, e apresentá-lo em

uma reunião aos proprietários da empresa.

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Manoel pretende demonstrar aos seus

gestores que ao adotar as práticas sugeridas

neste projeto, a empresa L&Construção terá

um ganho em termos de lucro, valorização da

marca, respeito às pessoas e conservação do

planeta.

Desafio Profissional – 2. Bimestre

O seu Desafio Profissional é contribuir com

Vá para a Página

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

• 6

• Anterior

• |

• Próximo

ideias

para

o

Programa

de

Sustentabilidade

da

empresa

L&Construção,

considerando

práticas

sustentáveis que colaborem com a sociedade,

valorização da marca da empresa, aumento

de lucros e competitividade.

4

28/10/2013

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 01

O setor de construção civil se caracteriza

como um dos que mais consomem recursos

naturais, desde a produção dos insumos

utilizados até a execução da obra e sua

operação ao longo de décadas.

Apresente à empresa L&Construção, um

breve diagnóstico dos impactos da

construção civil para o meio ambiente.

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 02

Apresente, no mínimo, duas propostas de

ações para a L&Construção voltadas para a

abordagem

da

Sustentabilidade

Econômica,

adotando

a

seguinte

estrutura:

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 02 – Veja o exemplo

Titulo da Ação:

Tecnologia de Informação na Construção

Objetivo

Adotar estratégias para

atuar em um cenário

mais

previsível,

aumentando o controle

efetivo do projeto e da

gestão da obra.

Ação

Adoção de

software

tecnologia

informação

construção.

Resultados esperados

um Controle

mais

de rigoroso

sobre

o

de cronograma

e

da perspectivas

de

custos mais precisas;

Redução do consumo

e

desperdício

de

materiais.

5

28/10/2013

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 03

Apresente, no mínimo, duas propostas de

ações

voltadas

à

abordagem

da

Sustentabilidade

Vá para a Página

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

• 6

• Anterior

• |

• Próximo

Ambiental, adotando a

seguinte estrutura:

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 03 – Veja o exemplo

Titulo da Ação:

Foco na sustentabilidade ambiental

Objetivo

Ação

Resultados

esperados

Contribuir para

Elaborar um

Reduzir os

uma economia inventário de gases impactos sobre as

de baixo

de efeito estufa.

mudanças

carbono.

climáticas.

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 04

Apresente, no mínimo, duas propostas de

ações à empresa L&Construção voltadas

para a abordagem da Sustentabilidade

Social, adotando a seguinte estrutura:

6Orientação Pedagógica

A construção civil, setor foco deste Desafio

Profissional, está a todo vapor gerando

empregos e riquezas em nosso país. Por outro

lado, há impactos que o setor e sua cadeia

produtiva acarretam para o meio ambiente e

para a sociedade, com reflexos também na

economia.

Observe na visualização dos vídeos da

orientação pedagógica estes impactos, mas

também as ações que o setor tem adotado

para contribuir com a sociedade.

Orientação Pedagógica

Na elaboração de suas propostas de ação

para o Programa de Sustentabilidade da

empresa L&Construção, considere o Guia

CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade

desenvolvido pela Câmara Brasileira da

Indústria da Construção, indicado na

orientação pedagógica.

Este guia apresenta iniciativas que buscaram

gerar

resultados

positivos

ambientais,

econômicos e sociais de forma integrada.

9

28/10/2013

Desafio Profissional

POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL

Postar no Ambiente Virtual a versão final do

Desafio Profissional em arquivo único no

formato .doc / .docx, (Word), para a avaliação

do (a) tutor (a).

Período de Postagem do Desafio: Disponível

no Calendário (AVA).

Avaliação

Desafio Profissional: Nota – 0 a 4 pontos.

Observância à padronização e orientações para

a construção do Desafio.

DESAFIO PROFISSIONAL

A participação nesta atividade é essencial

para adquirir as competências e

habilidades requeridas na sua atuação

profissional.

BONS ESTUDOS!

10

Vá para a Página

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

• 6

• Anterior

• |

• Próximo

28/10/2013

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 04 – Veja o exemplo

Titulo da Ação: Formação de mão de obra

Objetivo

Ação

Resultados

esperados

Formação

de Oferecer

Geração de renda

mão de obra capacitação

na

área

de

qualificada para profissional para a atuação

da

o

setor

da população

das empresa.

construção.

áreas

onde

a Contribuição com

empresa atua.

o desenvolvimento

local.

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 05

Agora que você já propôs ideias para o

Programa de Sustentabilidade da empresa

L&Construção, chegou o momento de

organizar suas contribuições por meio de

um relatório, adotando a seguinte

estrutura:

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 05

1. Introdução: neste item, você deverá

apresentar em linhas gerais, o que o leitor

encontrará no corpo do texto, baseando-se

em todas as tarefas realizadas neste

desafio.

2. Desenvolvimento: neste tópico você

Vá para a Página

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

• 6

• Anterior

• |

• Próximo

deverá apresentar as tarefas desenvolvidas

nos passos 01 a 04.

7

28/10/2013

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Passo 05

3. Considerações Finais: neste tópico você

deverá apresentar as suas considerações à

Empresa

L&Construção

sobre

a

importância da adoção de práticas

sustentáveis que possam efetivamente

contribuir com a sociedade, valorizar a

marca da empresa e aumentar seus lucros.

Orientação Pedagógica

Ao planejarem e executarem suas ações, as

organizações devem considerar o equilíbrio

entre os seguintes aspectos no processo de

tomada de decisões: 1. Econômicos

(crescimento

e

desenvolvimento

da

economia); 2. Sociais (atendimento das

necessidades humanas); 3. Ambientais

(capacidade de regeneração/recuperação do

ambiente natural).

Orientação Pedagógica

Drucker (2011) aponta que a responsabilidade

social empresarial é um fator que pode

agregar um diferencial importante para que

as companhias assegurem e ampliem sua

participação no mercado. É justamente o fato

de as empresas serem bem sucedidas no

mercado que reforça a necessidade de uma

atuação socialmente responsável por parte

delas, com o objetivo de diminuir os

problemas sociais.

8

28/10/2013

Orientação Pedagógica

Muitas empresas têm adotado políticas de

sustentabilidade em suas estratégias de

negócio com o objetivo de reduzir custos e

aumentar lucros.

Acesse as indicações de artigos e vídeos

disponíveis na orientação pedagógica que

tratam deste assunto!

Vá para a Página

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

• 6

• Anterior

• |

• Próximo

28/10/2013

Desafio Profissional

Para atingir estes objetivos,siga asinstruções

da elaboração do Desafio Profissional ao

longo deste 2. bimestre, considerando as

disciplinas norteadoras:

Ciências Sociais, Teoria da Contabilidade e

Responsabilidade Sociale MeioAmbiente.

Desafio Profissional

O Desafio Profissional está disponível no AVA

(Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Leia, com atenção, todas as instruções

disponíveis no Desafio.

O

trabalhodeverá

ser

realizado

individualmente, sob orientação do(a) Tutor

(a).

Desafio Profissional – 2. Bimestre

“A empresa L&Construção deseja

adotar práticas sustentáveis paravalorizar suamarca, aumentar os

lucros

e

manter

sua

competitividade no mercado.”

2

28/10/2013

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Manoel é gerente de negócios de uma

empresa

deconstrução

civil–

a

“L&Construção”.

Embora saiba que a construção civil é um dos

mais importantes setores da economia e

essencial ao desenvolvimento no país, Manoel

tem se preocupado com osimpactos que aL&Construção tem causado ao meio

ambiente.

Desafio Profissional – 2. Bimestre

Manoel entende que é necessário repensar as

práticas adotadas pela L&Construção para

evitarmaiores danos aosrecursos naturais.

Mas essa ideia se consolidou ao participar de

uma palestra, onde teve a oportunidade de

conhecer

o

tema

Desenvolvimento

Sustentável, até então novo para... [continua]

...

Baixar como  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »