TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Vertical

Casos: Integração Vertical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.800 Visualizações

Página 1 de 2

Escreva sobre o “continuum” de possibilidades de integração vertical, visto que “produzir ou comprar” são dois extremos desse longo “continuum”.

A integração vertical é o agrupamento de vários processos de produção, distribuição e venda e/ou outros processos diferentes tecnologicamente dentro dos limites de uma mesma empresa. Visa à redução de custos e a maximização de resultados.

A decisão de comprar ou fazer envolve escolhas estratégicas essenciais. De acordo com Porter (2004) isto representa uma decisão da empresa no sentido de utilizar negociações internas em vez da utilização de operações comerciais de mercado (terceirização) para atingir seus objetivos econômicos. A integração vertical pode ser para frente (distribuição, vendas), ou para trás (matéria-prima, produtos intermediários). Também pode ocorrer a integração total, quanto todas as etapas são dominadas pela organização ou parcial quando apenas parte dos processos é controlado por ela. A alternativa à integração vertical é a quase-integração vertical que é a celebração de contratos de fornecimento de longo prazo, em que é possível obter a maior parte das vantagens da integração vertical, sem contudo arcar com os mesmos custos.

Porter (2004) relaciona as vantagens e desvantagens da integração vertical. Entre as vantagens estão a economia de operações combinadas, redução de custos de transação com o mercado, redução da incerteza dos efeitos da oferta e demanda sobre a empresa, maior facilidade em diversificação de produtos, etc. Estre as desvantagens estão a necessidade de altos investimentos de capital, divergências entre as necessidades administrativas, perda do acesso a pesquisas e know-how dos fornecedores, etc.

Existe a tendência em acreditar que a integração vertical é sempre benéfica para a empresa, visto que promove o crescimento dela. Entretanto é necessário que seja feito um estudo aprofundado das vantagens e desvantagens que a integração pode ocasionar levando em consideração o tipo de mercado no qual a organização está inserida, o produto e as previsões mercadológicas futuras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DOWELL, M. C. M. CAVALCANTI, J. C. Contribuições recentes à teoria da integração vertical. Disponível em: <http://www.decon.ufpe.br/integ1.htm>. Acesso em: 18 set. 2013.

LIMA, G. B. et. al. Integração e coordenação vertical na cadeia de papel e celulose: o caso Votorantim (VCP). Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/143.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com