TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Coletiva

Trabalho Escolar: Inteligencia Coletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

A inteligência coletiva vem ganhando cada vez mais espaço. Teóricos, interessados neste assunto, se preocupam e estudam mais este fenômeno, que interliga inteligência coletiva e redes sociais. Antigamente, o conceito de “comunidades” era de grupos de pessoas que viviam juntas, em um mesmo ambiente. Ao passar dos anos, este conceito foi sofrendo uma transmutação, e hoje se pode afirma que o termo “comunidade” se transformou em “rede social”. Pode se dizer que a inteligência coletiva é um ecossistema de ideias humanas, na qual as informações são trocadas e selecionadas por cada indivíduo. A inteligência se propaga no ciberespaço.

A ideia da IC (inteligência coletiva) é usar a internet e as tecnologias atuais para difusão e troca de conhecimento do seu canto, no seu tempo, com sua ideia, com seu pensamento, com seu ponto de vista. Assim, será possível construir uma sociedade melhor planejada e, levando ao pé da letra, melhor pensada. E este desafio de se usar as tecnologias para a propagação da ideia começa, quando se pensa no capital social,cultural e tecnológico. O capital social seria o grau de interação de cada um, o capital tecnológico seria a infraestrutura da comunicação para a fluidez das informações e por ultimo o capital cultural, que seriam as memórias culturais de uma população, como museus, bibliotecas, arquivos. Esta ultima, alimenta ideias no individuo e coletivo e permite que o capital social possa se incrementar e que os limiares de inovação possam ser vencidos.

Outro desafio da IC é assimilar as preferências individuais com o coletivo. É vencer essa barreira, do pensamento individual e a pessoa ter seus próprios conceitos, e modo de pensar, com o pensamento coletivo, uma vez que não é fácil, fazer pessoas mudarem seu ponto de vista. Também pode se apontar que não é o mundo inteiro que tem acesso à internet, e que dirá as comunidades virtuais. Apesar de vivermos em um mundo de tecnologias emergentes, apenas uma parte mínima da população tem esse acesso. O que vira mais um desafio para essa inteligência coletiva.

Ainda sim, esse “pouco” da população que utiliza dos meios tecnológicos estão criando cada vez mais a IC. Sendo assim, as empresas também utilizam desse fenômeno , que permite que as pessoas gerassem, compartilhem, promovam informações dentro e fora da empresa.

Um exemplo de IC é a web 2.0 que se nomeia como “arquitetura de participação”, que é uma espécie de ética de cooperação que conecta as extremidades e tira proveito do que os usuários podem oferecer por meio da intermediação de sistemas de comunicação. Ou seja, tais dispositivos se aperfeiçoam quando mais usuários utilizam assim claro que a web 2.0 é dirigida pelo uso da inteligência coletiva, em que seu objetivo é interliga os sujeitos.

O Facebook é mais um exemplo de inteligência coletiva compartilhada as redes sociais, usuários postam seus pensamentos, e todos os outros usuários podem ver, e compartilha. Desde um simples #(rashtag) há um depoimento de grandes pensadores. Mais um exemplo, é o Twitter onde pessoas compartilham de um assunto mais banal ao mais intrigante e socialmente relevante, as individualidades podem conviver e trocar, construindo conhecimento. Twitter é o local em há muito pensamentos complexos pensadas de diversas formas.

A inteligência coletiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com