TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Administração - Teorias

Casos: Introdução A Administração - Teorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

Estudo dirigido – Introdução a Administração

Prof. Eduardo Joukhadar

Turma: 1 ADM

Nomes: Daniele Faria Machado

Deborah Gonçalves dos Santos

Denise Quentiliano de Morais

Patricia Aparecida Maciel de Souza

Taize dos Santos Possidonio

Administração Científica

A Administração Científica foi criada pelo Americano Frederick Taylor e se baseia na aplicação do método científico na administração com intuito de garantir melhor custo/benefício ao sitema produtivo, ou seja, método voltado à produção em massa.

Princípios Fundamentais

Planejamento – O trabalho deve ser planejado e testado, a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Preparo – Selecionar operários de acordo com suas aptidões, prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor de acordo com o método planejado e que atinjam a meta estabelecida.

Controle – Controlar o desenvolvimento do trabalho a fim de certificar se está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida.

Execução – Distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja i mais disciplinado possível.

A Administração Científica visa estabelecer uma única e melhor maneira de executar as tarefas, enxergava os operários como partes de suas máquinas e utilizavam recursos para diminuir os custos a fim de ter mais resultado e mais qualidade.

Aplicação numa empresa: Johnson & Johnson do Brasil

A Johnson & Johnson é uma empresa que utiliza dos princípios de Taylor em suas linhas de produção. E é uma empresa que fabrica vários produtos e por isso tem linhas de produção voltadas para cada um.

Em cada linha existem operários treinados que se revezam em turno para que a produção não pare. Cada operário tem por responsabilidade operar e verificar se as máquinas estão com medidas, temperaturas, etc, conforme estabelecido. Existem supervisores que observam se todas as linhas estão tendo a mesma produção e verificando se os operários então trabalhando da mesma forma. Não existe desperdício de matéria prima, pois para tudo que se usa existem planos de reciclagem e reaproveitamento. Existem equipes de manutenção prontas para caso da máquina quebrar, concertarem rapidamente a fim de não parar a produção. Todo esse processo resulta em quantidades significativas e produtos de qualidade para distribuição.

Teoria da Burocracia

A Teoria da Burocracia foi formalizada por Max Weber que procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nas organizações. Construiu um modelo ideal, no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas.

Princípios Fundamentais

Caráter legal das normas e regulamentos - É uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar.

Caráter formal das comunicações - Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para comprovação e documentação adequadas.

Divisão do trabalho - A Burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. Esta divisão do trabalho atende a uma racionalidade que é adequada ao objetivo a ser atingido, ou seja, a eficiência da organização.

Impessoalidade nas relações - Essa distribuição de atividade é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas.

Hierarquia - A burocracia estabelece os cargos segundo o princípio de hierarquia, não há cargo sem controle ou supervisão.

Procedimentos - A burocracia fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo, o ocupante do cargo não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça.

Competências técnica e meritocracia - Na burocracia a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica, admissão, transferência e a promoção dos funcionários são baseadas em critérios válidos para toda a organização, podendo existir a necessidade de exames, concursos, testes e títulos para a admissão e promoção dos funcionários.

Profissionalização - A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. Cada funcionário é um profissional pelas razões de ser especialista, assalariado, nomeado.

Previsibilidade do funcionamento - O modelo burocrático de Weber parte da pressuposição de que o comportamento dos membros da organização é perfeitamente previsível, os funcionários devem comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização e tudo na burocracia são estabelecidos no sentido de prever todas as ocorrências e transformar em rotina sua execução.

Disfunções da Burocracia

Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos - As normas e regulamentos se transformam de meios, em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários. Os regulamentos passam a ser os principais objetivos do burocrata, que passa a trabalhar em função deles.

Excesso de formalismo e de papelório - A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações pode conduzir a tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, consequentemente de papelório.

Resistência às mudanças - O funcionário acostumado com a repetição daquilo que faz, torna-se simplesmente um executor das rotinas e procedimentos. Qualquer novidade torna-se uma ameaça à sua segurança. Com isto a mudança passa a ser indesejável.

Despersonalização do relacionamento - A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre os funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas levando a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização.

Categorização como base do processo decisório - A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade, portanto quem toma decisões será aquele mais alto na hierarquia.

Conformidade às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com