TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Plano De Negocio Em Esmaltaria

Trabalho Escolar: Introdução Ao Plano De Negocio Em Esmaltaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

1.1 Formulação do problema

O trabalho ora apresentado trata-se do estudo de como montar o próprio negócio e tem como objetivo demonstrar todo o processo empreendedor que possibilita a abertura de uma distribuidora de bebidas na região do Barreiro em Belo Horizonte.

O negócio consiste em revender produtos de grandes fabricantes, fazendo uma ponte entre elas e o consumidor final. Neste sentido conhecer o público é fundamental, pois dependendo da região onde a loja esteja localizada ele pode comportar e ter necessidades e desejos diferentes.

O setor da economia em que uma distribuidora de bebidas está inserida é o terciário, tendo como principais produtos comercializados cerveja, refrigerantes, água mineral, sucos e outras bebidas destiladas.

A Distribuidora de Bebidas Santa Margarida será uma sociedade constituída por cotas de responsabilidade limitada, composta por dois sócios. Para a legalização e registro será contratado um contador para elaborar os documentos constitutivos da empresa, tal como toda a documentação necessária e ao mesmo tempo prestar uma consultoria em relação aos aspectos fiscais, tributários e legais para a constituição da mesma.

A localização é fundamental neste tipo de ramo. O endereço escolhido foi a avenida Àlvaro da Silveira nº 878 no bairro Santa Margarida, sendo esta avenida uma das principais vias de acesso à região do Barreiro.

Este estudo é oportuno uma vez que os empreendedores necessitam de orientações específicas para o seu ramo de atividade e de grande valia para a aluna, pois esta pretende concretizar o negócio futuramente.

A competitividade do mercado nos dias de hoje exige que o futuro empreendedor tenha um amplo conhecimento sobre a atividade em que irá atua, sendo necessário estar permanentemente de olho nos acontecimentos para responder corretamente às exigências e necessidades do mercado, obter vantagem competitiva sobre os concorrentes e lançar estratégias que gerem lucro para a empresa e aumentem sua participação no mesmo.

Muitas empresas ainda não entendem a necessidade de um planejamento e, por isso, acabam fechando suas portas. De acordo com pesquisa nacional realizada pelo SEBRAE com o objetivo de avaliar a taxa de mortalidade das pequenas e micro empresas brasileiras foi encontrada uma taxa de 29% para empresas com até 01 ano de existência e 56% não completam o 5º ano de funcionamento. (SEBRAE, 2010)

Segundo Dolabela (1999) a falta de conhecimento e habilidades administrativas, mercadológicas, financeiras e tecnológicas são as grandes razões para o insucesso empresarial.

Elaborar um plano de negócios antes de iniciar as atividades torna-se fundamental para visualização da estrutura e funcionamento do negócio no mercado, permitindo avaliar os pontos fortes e fracos e a sua viabilidade. O planejamento precisa ser parte integrante da postura do empresário moderno, pois permite traçar estratégias antecipadas para atingir o sucesso do empreendimento.

O plano de negócios quando bem elaborado, consegue caracterizar a concorrência e o cliente, o produto e a produção, as estratégias e os investimentos, levando a uma tomada de decisão mais segura e racional, com riscos calculados. O planejamento não garante o sucesso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com