TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Chá

Trabalho Universitário: Introdução Chá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente projeto de pesquisa visa testar uma nova linha de chá quente e ampliar o consumo do chá Dr. Oetker, com o objetivo de aumentar o faturamento das vendas e sua participação no mercado. A empresa aposta numa linha de frutas que está em ascensão no mercado. O público alvo de chás são as mulheres de 25 a 55 anos, das classes B e C, que muitas vezes fazem as compras em supermercados e estão cada vez mais abertas a novidades. Após o estudo comportamental dessas consumidoras, a nova linha será desenvolvida para atender essa necessidade potencial.

No Brasil, o consumo de chá vem mudando de tempos em tempos. Antes o chá era exclusividade da nobreza e de imigrantes que o cultivavam, mas com o tempo esse costume foi passado de geração em geração e também se modificou muito. Não muito tempo atrás só era vendido os chás tradicionais e as classes sociais que tinham maior acesso eram as mais altas. Hoje os chás de flores e frutas vêm adquirindo grande parcela do mercado e é bem mais abrangente em relação as classes sociais. Segundo Euromonitor (2013), o consumo de chá no Brasil vem crescendo consideravelmente, mais ou menos 16% em volume e superou a média mundial.

De acordo com o Estadão (2011), o consumidor prefere “experimentar novas versões", explica Leonardo Loureiro, que é analista de mercado da Nielsen. "E também quer mais praticidade", acrescenta. Prova disso é que o chá vendido em caixinhas, em pacotes ou solto, vem sofrendo uma grande diminuição nas vendas. Já a infusão em saquinhos, por sua vez, cresce. Em 2011, nos meses de janeiro a julho, o chá em sachês registrou uma alta de 5% nas vendas, nas versões de flores e frutas, em comparação com os mesmos meses de 2010. Já as vendas de chá mate a granel caíram 21% no período. Isso mostra que a crescente procura por esses novos sabores só vem crescendo durante os anos, e também é uma tendência para o futuro.

Seguindo essa linha de flores e frutas, novas tecnologias e novas ideias vêm surgindo. Segundo o site Uol (2013), depois de realizada uma pesquisa foi descoberto que o paladar pode ser reduzido em 30% quando estamos a 35 mil pé de altitude. Para acompanhar o crescente consumo de chá, até mesmo nas viagens de avião, a empresa British Airways, que faz vôos ligando o Brasil à Capital inglesa, encomendou da Twinings, um produto que mantivesse o mesmo padrão de sabor, quando consumido no ar. A companhia se adequou ao processo e começou a utilizar os sabores mais procurados no momento que são os chás de flores e frutas. O chá começou a ser servido desde 1º de fevereiro e está sendo oferecido em todos o serviço de bordo e em todos os vôos e classes.

Outra tendência do mercado é o chá Gourmet, que são casas especializadas na bebida e oferecem diferentes tipos de sabores. Nesses locais também vem crescendo a participação dos homens, que muitas vezes se encontram nas casas localizadas em grandes centros, para discutir assuntos profissionais e aproveitar uma pausa no trabalho, e assim o chá vem perdendo seu estigma de remédio, para ser saboreado. Esse tipo de consumidor se torna um alvo secundário, que poderá procurar pela marca com sabores diferenciados para poder consumi-lo em casa.

A Dr. Oetker afim de acompanhar a tendência do momento, pretende investir na nova linha de frutas, para ganhar as consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com