TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho chs

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CHS – COLÉGIO HERMANN SPETHMANN

NOME DO ACADEMICO

CRICIÚMA, OUTUBRO DE 2012


[pic 2]

[pic 3]

COLÉGIO HERMANN SPETHMANN

Aluno: Marcelo Martins

Turma: 3° S

 Prof°:

1 INTRODUÇÃO

 Quanto mais os países se desenvolvem, maior a demanda de energia em seu território, devida tanto à industrialização quanto à necessidade de sua população, por conta da utilização maior de equipamentos elétricos. Em toda parte e o tempo todo, ocorrem problemas como poluição, escassez de água em muitas regiões e as iminentes mudanças climáticas, existe a necessidade de que se busquem novas fontes de energia e que estas agridam o mínimo possível o meio ambiente. Com a revolução industrial, principalmente a partir da segunda metade do século XX com a introdução da energia elétrica como força motriz para as máquinas, as inovações tecnológicas aplicadas à produção vêm crescendo e aumentando a dependência.  

Já é de tempo à preocupação dos países com a necessidade de suprimento de energia elétrica para atendimento as atividades econômicas que cada vez mais dependem deste insumo para se desenvolverem. Este artigo trata-se de uma descrição dos mecanismos utilizados na coleta de energia no espaço, o funcionamento das termoelétricas e conceitos básicos de energia, corrente, lâmpadas e eletricidade  feito por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos.

2  COMO AS LÂMPADAS FLUORESCENTES FUNCIONAM?

A fluorescência é uma das formas de converter energia elétrica em luz. As lâmpadas fluorescentes possuem quatro componentes básicos: um tubo de vidro transparente, um eletrodo em cada ponta, uma mistura de gases e um material que reveste internamente o tubo. Ao ligarmos o interruptor, os eletrodos geram uma corrente elétrica que, ao passar através de uma mistura gasosa, emite radiação ultravioleta (luz UV).  Essas substâncias gasosas têm a propriedade de transformar o comprimento de onda invisível do ultravioleta em luz visível, que é refletida para o ambiente. A lâmpada fluorescente é mais econômica que a incandescente, pois, aquece menos e dissipa menos energia em forma de calor. A estimulação elétrica de gases especiais transforma raios ultravioletas em luz branca:

  1. Os eletrodos geram uma corrente elétrica que agita as moléculas (argônio e vapor de mercúrio) estimulando a emissão de raios ultravioleta

  1. A radiação UV é absorvida pelo revestimento interno do tubo, com uma composição química especial que a transforma em luz branca.

Atualmente encontramos a iluminação fluorescente em todos os lugares: escritórios, lojas, depósitos e nas residências. Mesmo com tanta popularidade, essa lâmpada ainda é um mistério para a maioria das pessoas. O que acontece dentro destes tubos brancos? Em condições normais, o ar e os gases dificilmente conduzem correntes elétricas se estiverem sob pressão atmosférica. Os gases e vapores permitem a passagem de eletricidade com relativa facilidade, produzindo efeitos luminosos que encontram grande número de aplicações práticas.

[pic 4]

Figura 1: ESQUEMA DO FUNCIONAMENTO DA LAMPADA FLUORESCENTE

FONTE: www.geocities.ws/saladefisica/fluorescente.html [ACESSO EM 11.10.2012]

Dentro do envoltório de vidro de uma lâmpada fluorescente há argônio e vapor de mercúrio, rarefeitos.  Quando se liga a lâmpada, os filamentos se aquecem e emitem elétrons; isso inicia a ionização do gás. Um disparador (starter) interrompe o circuito, automaticamente, e desliga o aquecimento dos filamentos. O reator, ligado à lâmpada, produz imediatamente um impulso de alta voltagem, que inicia a descarga no argônio. Essa descarga aquece e vaporiza o mercúrio, cuja maior quantidade está inicialmente sob estado líquido. A radiação ultravioleta, ao se chocar com o revestimento fluorescente do tubo (fósforo), produz luz visível. Empregando-se misturas de materiais fotoluminescentes diversos é possível obter diferentes tons de luz de branca. A composição do revestimento das lâmpadas fluorescentes é cuidadosamente estudada de modo a fornecer o tom de branco mais adequado para lojas, escritórios ou residências.

3  CONCEITOS

Energia elétrica (eletricidade): A Energia Elétrica é a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda Energia é a propriedade de um sistema que permite a realização de trabalho. Ela é obtida através de várias formas. Logo, o que chamamos de “eletricidade” pode ser entendido como Energia Elétrica se no fenômeno descrito, a eletricidade realiza de trabalho por meio de cargas elétricas.

 Corrente elétrica (tensão): A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência estão relacionadas entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm. Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis, mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a uma bateria. Entre os terminais do filamento da lâmpada existe uma diferença de potencial causada pela bateria, logo, circulará uma corrente elétrica pela lâmpada e, portanto ela irá brilhar. A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm: Para que circule uma corrente de 1A em uma resistência de 1 Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V (V=R.I). O conhecimento desta lei e o saber como aplicá-la são os primeiros passos para entrar no mundo da eletricidade e da eletrônica.

Resistência elétrica: A resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor.

4  COMO OCORRE A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE USINAS TERMOELÉTRICAS?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (241 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com