TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Contabilidade / Patrimônio Líquido

Relatório de pesquisa: Introdução à Contabilidade / Patrimônio Líquido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

Contabilidade, aula 19/02

Tema 01: Introdução à Contabilidade/Patrimônio

1) Quais são os principais usuários da contabilidade?

Os usuários da contabilidade podem ser classificados em dois grupos: internos representados pelos empregados, gerentes, diretores, chefes de unidades produtivas, etc., e externos representados pelos bancos, fornecedores, governo, sindicatos, acionistas, agências, investidores, institutos, instituições de ensino e estudantes, pessoas físicas, etc. De acordo com o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON) 1992, usuário é “toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar”.

2) O que é o ativo de uma empresa? E o Passivo?

Os ‘ativos’ de uma entidade são todos os bens e direitos que estão à disposição da empresa sobre seu controle. São conhecidos como a parte positiva do patrimônio da entidade. Observe a seguir alguns exemplos de bens e direitos de uma empresa mercantil: caixa (bem); móveis (bem); veículos (bem); duplicatas a receber (direito); aluguéis a pagar (direito).

Os bens podem ser tangíveis e intangíveis, ou seja, de forma física ou incorpórea. É com a utilização desses ativos (mercadorias para revenda, máquinas e equipamentos, dinheiro, duplicatas a receber, e outros) que se busca maximizar os resultados da empresa.

O passivo: são operações que geram dívidas com terceiros. Esses não são pontos negativos para a empresa, por mais que alguns assim o conheçam. Se estiverem dentro de uma razoabilidade, esses recursos são importantes para alavancar a empresa, pois ela irá se utilizar de recursos de outros (mercadorias compradas a prazo para pagamento em 60 dias) para futuro pagamento.

3) O que são dívidas exigíveis? Passivo

Os passivos também são conhecidos como ‘obrigações exigíveis’, ‘origens de recursos’, ou ‘dívidas’. As obrigações mais comuns existentes nas empresas são com fornecedores (mediante compra de mercadorias a prazo), com funcionários (salários e encargos sociais dos colaboradores), com o governo (oriundos dos impostos), com bancos (juros sobre financiamentos e empréstimos), contas diversas (luz, água, aluguéis etc.).

Como dívidas exigíveis, entendem-se todas aquelas contraídas com terceiros e com vencimento para pagamento, ou seja, o passivo. E dívidas não exigíveis são classificadas como recursos devidos ao sócio-proprietários, que não serão cobradas ou exigidas, e se agruparão no patrimônio líquido (PL).

Contabilidade, aula 26/02

Tema 02: Demonstrações Financeiras.

1) Para que servem os demonstrativos financeiros?

Objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade (Balanço Patrimonial), sobre seu desempenho em um determinado período (Demonstração do Resultado) e sobre as modificações na sua posição financeira (Demonstração dos Fluxos de Caixa, no Brasil desde 2008)

É importante destacar que, após a identificação, registro e síntese das transações, elaboram-se quatro demonstrações financeiras a partir dos dados sintetizados:

a) O balanço patrimonial, que apresenta o ativo, o passivo e o patrimônio de uma empresa em determinada data.

b) A demonstração do resultado do exercício, que relaciona as receitas e despesas determinando o lucro ou prejuízo do exercício da companhia em um período específico.

c) A demonstração do fluxo de caixa, que sintetiza as informações do fluxo financeiro (recebimentos e pagamentos) para um determinado período.

d) A demonstração de lucros acumulados, que evidencia as variações dos lucros acumulados para um determinado período.

Cada uma das demonstrações fornece informações relevantes à administração, aos acionistas e às demais partes interessadas. Há apenas um grupo de registros para todo o conjunto de demonstrações financeiras e não um conjunto de registros para cada demonstração financeira.

O balanço patrimonial é uma das mais importantes demonstrações financeiras. Mostra o posicionamento financeiro-econômico da entidade em uma determinada data, normalmente em 31 de dezembro. É conhecido como uma demonstração estática, como se fosse uma “fotografia” da empresa.

2) Quais são os tipos de constituição societária existentes?

As modalidades de constituição de sociedades empresárias são juridicamente estabelecidas pelo código civil, devendo na sua constituição, atender ao disposto nos artigos 1.039 a 1.092, que tratam dos seguintes tipos societários:

- Sociedade em Nome Coletivo (arts.1.039 a 1.044);

- Sociedade em Comandita Simples (arts. 1.045 a 1.051);

- Sociedade Limitada (arts. 1.052 a 1.087);

- Sociedade Anônima (arts. 1.088 e 1.089); e

- Sociedade em Comandita por Ações (arts. 1.090 a 1.092).

Utilizando qualquer destas modalidades pode o empreendedor constituir uma pessoa jurídica, o que se dá após o registro ou arquivamento dos atos constitutivos no órgão competente - junta comercial.

3) Quais são as contas que compõem o ativo circulante?

Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com