TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Macroeconomia

Casos: Introdução à Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Introdução a Macroeconomia

Curso: Ciências Contábeis

Professor:

Nome do aluno:

Data: 22/10/2014.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com o conteúdo apresentado nesta unidade de aprendizagem referente à Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas. (2.5 pontos)

a) (F) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos de forma individual. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico dividido por setores.

R.: A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos como um todo e não individual ou dividido por setores.

b) (V) Do ponto vista econômico, a formação de estoques na economia significa investimento, o que nos leva à igualdade fundamental da macroeconomia, de que Poupança (S) é igual a Investimento (I).

c) (F) O nível de emprego e estabilidade de preço não são questões conjunturais, não têm dependência entre si, o sucesso de uma não depende do sucesso de outra, o que deve ocorrer em longo prazo. A distribuição de renda de forma equitativa e que apresente real aumento da renda da população, está interligada ao crescimento econômico do país, ou seja, somente ocorrerá aumento de renda se ocorrer aumento real da economia é considerada uma questão conjuntural.

R.: As questões relativas ao nível de emprego e estabilidade de preço, melhoria da distribuição de renda e o crescimento econômico são objetos da política macroeconômica. Entretanto, o alto nível de emprego e a estabilidade de preços são questões conjunturais, ou seja, aspectos de curto prazo. Já a melhoria de distribuição de renda e o crescimento econômico são questões estruturais, ou seja, aspectos de longo prazo e não conjunturais como apresenta a questão.

d) (V) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico como um todo.

e) (V) No Sistema de Contas Nacionais, o registro contábil é efetuado através do método das partidas dobradas, de tal maneira, que os agregados são apresentados duas vezes: a débito de uma conta e a crédito de outra.

2. Mostre como a oferta de moeda e a taxa de juros seriam afetadas por cada uma das seguintes mudanças: (2.0 pontos)

a) aumento do percentual dos depósitos compulsórios.

R.: Haveria um aumento nas taxas de juros porque não haveria tanta moeda disponível, pois os bancos teriam de aumentar seus depósitos ao Banco Central.

b) venda de títulos no mercado aberto pelo Banco Central.

R.: Aumento nas taxas de juros e demanda de moeda.

3. De acordo com o conteúdo apresentado nesta unidade de aprendizagem referente à formação dos agregados macroeconômicos, apresente a resolução, no que diz respeito ao valor da Renda Pessoa Disponível, da situação exposta a seguir (2,5 pontos)

Em um determinado exercício de X1, o sistema econômico de Modelópolis, apresentou os seguintes valores referentes aos componentes do cálculo dos agregados macroeconômicos, em $:

- Impostos Indiretos $ 40,00; Subsídios $ 60,00; Depreciação $ 90,00; PIBpm $ 5.000,00; Renda enviada ao exterior $ 120,00; Renda recebida do exterior $ 300,00; Lucros retidos pelas empresas $ 250,00; Impostos diretos das empresas $ 300,00; Contribuições pagas à previdência $ 400,00; Transferências do governo $ 1.000,00; Impostos diretos das pessoas $ 200,00.

R.: Cálculo:

(+) PIB pm $5.000,00

(-) Impostos Indiretos $40,00

(+) Subsídios $60,00

(=) PIB cf $5.020,00

(-)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com