TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdção A Contabilidade

Artigos Científicos: Introdção A Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

1) Na legislação brasileira são permitidas 6 tipos de sociedades: Sociedade Simples, sociedade em conta de participação, sociedade limitada, sociedade anônima ou companhia, sociedade em comandita simples e sociedade cooperativa.

2) Os tipos de sociedades mais comuns encontrados no Brasil são: Sociedade Anônima e Sociedade Limitada.

3) O período base previsto no regulamento do imporsto de Renda é o mesmo ano ano civil, de 1° de Janeiro á 31 de Dezembro. As demonstrações financeiras oi contábeis que estão previstas em Lei são: Balanço Patrimonal, demonstração de Resultado do Exercício (DRE), demonstração de lucros ou de prejuízos acumulados (DLPA) ou demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR) e notas explicativas.

As sociedades anônimas devem elabora e publicar as demonstrações financeiras completas acompanhada de notas explicativas. Estas demonstrações devem ser aprovadas pela Assembléia geral Ordinária dos Acionistas.

4) As demonstrações financeiras são constituídas de: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL, DFC, DVA e Notas explicativas (como complemento informacional).

Balanço Patrimonial: Apresenta a posição financeira e patrimonial da empresa (bens, direitos e obrigações) em determinada data (encerramento do exercício social), representando portanto, uma posição estática.

DRE: Apresenta na forma de dedução a composição de resultados do determinado exercício, acompanhados de detalhes importantes das receitas, despesas, ganhos, perdas... E ajuda a definir de forma clara o lucro e o prejuízo.

DMPL: Fornece a movimentação durante o exercício de contas componentes do patrimônio líquido: ( bens, direito e obigações), e suas causas em determinado período. Para demonstrar variações de todas as contas do grupo. Patrimônio líquido e dentro do balanço patrimonial.

DFC: Informa a origem dos recursos ingressados nas contas de caixa e equivalentes de caixa e saber onde eles foram aplicados em determinados períodos.

DVA: O valor adicionado a favor da empresa deve ser necessariamente igual a o valor adcionado distribuído, fazendo o fechamento assim da demonstração.

Estabelece que as empresas deverão indicar pelo menos os principais critérios de avaliaçãoo dos elementos de patrimônios, especialmente estoques, cálculos de depreciação, amortização e exastão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para entender as perdas prováveis na realização de elementos ativos, os investimentos em outras sociedades, quando estes forem relevantes, o aumento de valor de elementos do ativo resultantes de novas avaliações, relevante sobre a situação financeira e sobre resultados futuros da empresa.

5) Sociedade Anônima de Capital fechado são sociedades pequenas, que possuem menos de vinte (20) acionistas e a soma de seus patrimônio é menor do que o estabelecido pela CVM para o registro das S/As de capital aberto.

A sociedade anônima de capital aberto é um companhia classificada quando seus valores mobiliário são devidamente registrados na CVM, para negociação na bolsa de valores ou no mercado de balcão. Seu capital social é formado por ações negociadas sem o uso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com