TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos De Negocios Trabalhos Do 1º E 2º Quadrimestre

Artigo: Jogos De Negocios Trabalhos Do 1º E 2º Quadrimestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  1.739 Visualizações

Página 1 de 5

Jogos de Negócios

Matriz Sugestão para elaboração dos Trabalhos do 1º e 2º Quadrimestre

ALUNO: Priscila Mendes de Souza

PROFESSOR:

TURMA: Pós Adm. 1

Introdução:

O STRATEGY Business Simulation, ou Jogos de Negócios, é uma simulação que proporciona aos participantes a experiência de se inserirem como diretores de uma empresa, tomando decisões gerenciais, definindo e implantando estratégias competitivas de negócios, de forma que suas ações possam ser analisadas e discutidas.

Além disso, a simulação permite aos participantes aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso nas decisões e aproveitar os resultados obtidos como feedback para reprodução de um ambiente realista.

Nesta versão, os participantes foram subdivididos em 10 equipes que juntas formaram o Grupo Industrial. Este representa um mercado de empresas que competem entre si através da produção e venda de três produtos: celular, smartphone e tablet. A cada período, que corresponde a um mês, as decisões a serem tomadas devem definir o Preço dos produtos, o Volume de Produção destes, o valor a ser investido em Promoção e Propaganda, Inovação e Tecnologia, Design, a Quantidade de Trabalhadores, o Salário Médio Mensal, os Benefícios Concedidos, a Capacidade de Máquinas, Empréstimos, Aplicações Financeiras e Dividendos. Para isso, o sistema disponibiliza algumas informações sobre o ambiente organizacional e ainda sobre o mercado competitivo cujas análises são indispensáveis para o estabelecimento de estratégias que assegure o bom desempenho da empresa diante seus concorrentes e consumidores.

Nestes termos o presente trabalho aborda as estratégias traçadas ao longo do 1º e 2º quadrimestre e, consequentemente os resultados positivos e negativos.

Os objetivos da empresa:

A competitividade acirrada que existe no mercado exige que as empresas tracem metas capazes de auxiliá-las a conquistar a liderança. Sendo assim, a empresa E1 se respalda nos seguintes objetivos:

1. Desenvolver ferramentas adequadas para proporcionar satisfação e atender as necessidades dos nossos clientes;

2. Produzir com qualidade, inovação e tecnologia, visando à melhor utilização dos recursos e redução e otimização dos custos;

3. Conquistar maior participação de mercado e maximizar a lucratividade para nossos investidores. Assegurando uma posição de destaque da empresa diante todos os fatores – stakeholders.

Política e estratégia inicialmente adotadas:

No início do jogo o mercado era pouco conhecido e as informações eram limitadas aos dados referentes apenas ao ultimo mês e a demanda dos anos anteriores. Sendo assim, a primeira estratégia utilizada foi de manter uma postura mais conservadora investindo um pouco mais que o mês anterior em inovação tecnológica e propaganda em todos os produtos e aumentando o preço do celular e do tablet, de maneira a analisar os resultados de tal decisão e identificar a estratégia das demais empresas.

Sendo assim, no decorrer do 1º quadrimestre, por estar inserida em um ambiente extremamente dinâmico, a empresa E1 adotou a perspectiva da Estratégia Competitiva na qual a tomada de decisões é feita de acordo com a resposta às estratégias e posições de seus competidores demonstrando capacidade de ir adequando a empresa às mudanças que ocorrem no mercado de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

Já no 2º quadrimestre a empresa E1 se posicionou estrategicamente usando como critério principal a lucratividade da empresa, assim como marketshare, avaliando seu desempenho através desses dois critérios, próprios e dos concorrentes. Além disso, os indicadores de avaliação da empresa também foram considerados conforme o peso atribuído para cada um deles.

Adequação das práticas à estratégia da empresa:

Após a análise das estratégias utilizadas pela concorrência no decorrer dos períodos, a empresa E1 foi se adaptando ao mercado buscando desenvolver um equilíbrio entre algumas variantes importantes: a quantidade de investimento necessário para aumentar as vendas e consequentemente gerar receita, o controle dos gastos fixos e variáveis, a capacidade fabril com o número de funcionários, e o controle do estoque.

Apesar de não obter nenhum lucro operacional nos três primeiros meses, a empresa se manteve na melhor posição nos dois primeiros, e a segunda melhor dos dois últimos.

No primeiro mês, houve uma redução no número de trabalhadores para se evitar a mão de obra ociosa, visto que seria necessário diminuir a produção devido a queda na demanda e também para tentar reduzir o custo com estocagem.

Principais desafios encontrados pela equipe:

O principal desafio da equipe foi encontrar o ponto de equilíbrio entre os investimentos em design, inovação tecnológica, promoção e propaganda para maior geração de atratividade, por consequênciaprovocar um aumento de receita e margem de lucro. Baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com