TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA EM TEMPO DE MUDANÇAS

Tese: LIDERANÇA EM TEMPO DE MUDANÇAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Tese  •  3.767 Palavras (16 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 16

LIDERANÇA EM TEMPO DE MUDANÇAS

Ruggles Ferreira de Freitas

rugglesfreitas@ibest.com.br

RESUMO

Liderar pessoas constitui-se numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional em plena era da informação em busca da qualidade e produtividade. O presente artigo tem como tema liderança e pretende refletir sobre a ação do líder moderno que tem como desafio construir seu próprio estilo de liderança, afinada com seus princípios e valores pessoais que atenda a necessidade da empresa e da equipe de trabalho, buscando dentro de uma finalidade o alcance de maior qualidade, produtividade, bom relacionamento interno e externo, auto-confiança e segurança nas atividades de trabalho através de uma filosofia mais humanista onde é valorizado o talento humano.

Palavras-chave: Líder; Liderança; Globalização, Influência, Mudanças

ABSTRACT:

“ Leadership is the interpersonal influence in a situation, for intermediary of the communication process, so that a specified goal or goals is reached. That is, leadership is the power to add people, creating a vision and supplying to the motivation and the necessary goals atingiz ”.

INTRODUÇÃO

Grandes transformações vêm ocorrendo no mundo dos negócios que impactam diretamente na economia mundial reestruturando o ambiente empresarial. A necessidade de mudança tem sido imposta de fora para dentro da organização pelo avanço tecnológico, pelo processo de globalização e pela competição acirrada no mercado de trabalho que impõem novas formas de liderar/motivar as pessoas para produzirem mais e mais, trabalharem em times e atenderem melhor um cliente cada vez mais exigente. Nunca se precisou tanto da interação humana para se obter resultado.

São as pessoas que criam, inovam, produzem, vendem, atendem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam e gerenciam os negócios nas organizações.

O talento humano passou a ser tão importante quanto o próprio negócio, pois é o elemento essencial para sua preservação, consolidação e o sucesso organizacional. As organizações estão buscando um relacionamento melhor entre as pessoas, incentivando o trabalho em equipe, a harmonia no grupo e enfatizando a importância dos líderes para o desenvolvimento destes talentos.

ENTENDENDO A LIDERANÇA

Diante do cenário da economia mundial unificada, as mudanças ocorrem em ritmo acelerado, sendo especialmente visíveis no avanço das tecnologias de informação e de comunicação, provocando transformações profundas e desequilíbrios estruturais nos diferentes níveis sócio, econômico e político de uma sociedade.

Em um momento como este, de transformações rápidas, algumas exigências deverão ser atendidas por aqueles que pretendem seguir a carreira administrativa e gerencial. A primeira qualidade dos que aspiram a liderança refere-se a capacidade de leitura que fazem do tempo e do espaço presente, isto é da leitura que fazem do mundo contemporâneo , imprevisível, onde a capacidade de tomar decisões, analisar problemas, enfrentar mudanças, buscar soluções criativas, utilizar o lógico e o intuitivo e de desenvolver a capacidade de visão de conjunto, são atributos que representam a eficácia de gerenciar um grupo ou organização.

Estas questões nos reportam ao pensamento de Marta Broocks, Julie Stark e Sarah Caverhill, que nos dizem que “o legado da liderança é o conjunto de todas as ações e atitudes que, de alguma maneira, fizeram diferença na vida das pessoas a que foram lideradas”.

Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz e empreendedor deve se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.

Desta forma pode-se definir liderança como um processo de dirigir, motivar e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Liderança é um processo de estímulo por intermédio dos quais as diferenças individuais são controladas e a energia humana que delas deriva é encaminhada em benefício a uma causa comum, mediante ações recíprocas bem sucedidas.

Segundo Carlos Faccina quando aborda a questão da liderança compartilhada referindo-se as ciências humanas fala que o aspecto comportamental desempenha um papel importante, pois afirma:

(...)O que se exige hoje do gestor são aspectos muito mais voltados a percepção e à análise crítica do que o efetivamente técnico. Mas é importante observar essa questão por um aspecto cultural profundo. Não basta saber lidar com as pessoas, é preciso compreender, ter sensibilidade, enfim; saber administrar negatividades e positividades é uma forma de realizar uma boa gestão (Junho 2007, GESTÃO EDUCACIONAL)

Para James Hunter, autor de O Monge e o Executivo, “a liderança é uma questão de caráter, e este, é seguramente, o mais forte exemplo que ele deixara para sua equipe.” No entanto, o conceito de liderança enfatiza a capacidade de alguns indivíduos sensibilizarem, inspirarem e mobilizarem grupos ou massas para caminharem juntos na busca de um mesmo objetivo. Assim, a liderança pode melhorar ou piorar o contexto histórico do qual faz parte.

Uma vez que, o exercício de liderança reconcilia o indivíduo como protagonista, com relações sociais, com os processos e com o contexto maior. Permite, na prática, a dimensão pessoal com a social.

Sobre a questão de caráter nos diz Floriano Serra:

(...) ainda há organizações que enaltecem os líderes que conseguem resultados a qualquer preço. Há alguma lógica nisso, porque as empresas precisam de resultados para sobreviver. Mas, sou da opinião de que, mais que os resultados, elas necessitam das pessoas – que são justamente os instrumentos mediante os quais os referidos resultados são atingidos. Logo, a gestão de pessoas deveria ser a prioridade do líder, que terá os resultados como conseqüência natural, mas claro que o foco dele não pode pular para o extremo e fixar-se apenas nas relações interpessoais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com