TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Trabalho Em Equipe

Trabalho Universitário: Liderança E Trabalho Em Equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

FGV – Fundação Getulio Vargas

MBA em Gestão Estratégica e Economica de Projetos

TRABALHO

Liderança e Trabalho em Equipe

INTRODUÇÃO

A liderança é um processo de conduzir grupos de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da empresa. Representa a maneira mais eficaz de renovar e revitalizar as organizações e impulsioná-las rumo ao sucesso e à competitividade.

Ref.: http://www.fpl.edu.br/2013/media/pdfs/graduacao/tcc/2013/tcc_emiliano_teixeira_salvino_2013.pdf

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não. Possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

Ref.: http://www.significados.com.br/trabalho-em-equipe/

Nesse contexto, a seguir serão apresentados do ponto de vista prático comparativo de um líder meu (nome ficticio Jose) conduzindo sua equipe na empresa em que trabalho, de acordo com os seguintes conceitos:

• Características de uma equipe altamente eficiente

• Trabalho em equipe

• Liderança

Senso de propósito

Diante das grandes demandas de projetos na Organização como um todo, sempre tendo em mente o papel da área de consultoria interna, o propósito do líder é entregar o melhor, de modo que, um pouco diferente do que foi pedido, também são avaliadas outros aspectos na visão de um processo que passa por várias pessoas de diferentes departamentos.

Além disso, deve ser avaliado os impactos positivos e negativos que essas mudança vão gerar na cadeia de todo o processo e outros processos que de alguma forma se relacionam. Onde, o consultor deve colocar a sua visão com relação ao que foi demandado.

“Jose” líder, sempre recebe cada demanda tendo em mente esse propósito, e devemos sempre nos perguntar “será que o que foi pedido é o correto? É o melhor para a Organização? Está de acordo com as estratégias Organizacional?” sempre nos impõe a alinhar e responder a essas perguntas quando é demandado algum projeto.

Nem sempre o “Jose” consegue seguir a esses propósitos, pois, muitas coisas são impostas pelos Executivos dessa empresa, não tendo poder para alterá-lo ou propor algo que esteja alinhada à estratégia Organizacional.

Outro ponto são as demandas proveniente de uma lei, normativos de Órgãos reguladores, por mais que não esteja de acordo com o ojetivo Organizacional, deve ser atendidas na íntegra conforme o solicitado por estes.

Os meus colegas e eu, em geral, nos esforçam para expressar nossas idéias de todas as formas, tendo sempre em mente um propósito comum, um mesmo resultado que pretendemos atingir, um mesmo produto final esperado. No entando, a liderança as vezes coloca o seu toque final, que muitas vezes altera o propósito inicial colocado pela equipe do projeto.

Comunicação aberta

É uma importante ferramenta que pode ser usada para melhorar a eficiência e eficácia do grupo.

Muitas vezes para realizaçao dos projetos demandados, a comunicação não é clara, os objetivos não são entendidos pelas partes envolvidas. Isso causa atrasos, retrabalhos e desconforto na realizaçao e entrega dos projetos.

Isso ocorre porque a comunicação passa por diversos níveis hierárquico, e até chegar em quem de fato vai executar, sofreu vários ruidos e mudanças. O líder “Jose”até tentar de sua forma passar para as equipes envolvidas em cada projeto o seu entendimento, mas, muitas vezes precisamos investigar com mais detalhes as informações para chegar a uma conclusão claro do que foi pedido. Desse modo, conseguimos mais resoltados, porém, com maior esforço.

Confiança e respeito mútuo

A confiança e respeito mútuo fazem partes dos valore da empresa, sem isso, nada do que fazemos ou realizamos faria sentido. Devido ao tamanho da empresa e quantidade de funcionários/colaboradores, os líderes precisam ter essas características em seu perfil profissional.

Na medida em quem a equipe vem amadurecendo em determinados assuntos ou situação, essa confiança tende a aumentar, fazendo com que as coisas aconteça de uma forma natural, onde um determinado projeto tem seu ciclo de vida e um Gerente de projetos é maduro o suficiente para conduzí-lo sozinho e reportar ao líder.

Assim, ocorre em nossa área com a liderança do “Jose”, porém, nem todos da equipe é maduro o suficiente para condução de um projeto sem o acompanhamento mais de perto da liderança.

Acredito que estas parcerias apenas terão êxito se forem ancoradas numa parceria duradoura com base em comprometimento, objetivos claros, valores, missão, confiança e respeito mútuo.

Liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com