TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Servidora - Exercícios

Trabalho Universitário: Liderança Servidora - Exercícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

LIDERANÇA SERVIDORA – EXERCÍCIOS

1 – A posição do líder vem acompanhada de uma série de desafios e dificuldades. Um dos maiores e a forma de lidar com os resultados, sendo ele positivos ou negativos, eles são sempre responsabilidade do líder. Nos momentos de crise, com os maus resultados, o líder deve voltar seu foco e o da sua equipe em identificar os motivos que determinaram o fracasso, e liderar o caminho rumo a solução e a adoção de novas práticas para reverter a situação. Nos momentos de bons resultados o importante é celebrar e compartilhar os méritos com os seus liderados .

2 – O líder é o maior exemplo para a equipe e suas condutas são reflexo de outras, ele é o grande harmonizador ou conturbador do ambiente. Quanto mais coerente suas ações forem em relação ao seu discurso mais respeitado ele será, pois irá fortalecer o senso de justiça. O contrário também acontece.

3 – O líder deve servir sua equipe no sentido de proporcionar o melhor ambiente possível para o desenvolvimento de suas habilidades. Deve se comportar como suporte, estar disponível como uma pessoa que ajuda seus liderados a serem melhores e a desenvolverem seu potencial.

4 – o líder deve buscar sempre a construção e o fortalecimento da sua autoridade nunca liderar baseando-se no poder. O poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a realizar algo por imposição ou força. A autoridade é a habilidade de influenciar pessoas para que realizem com entusiasmo os objetivos estabelecidos.

5 – O autor John C. Maxell discorre sobre a liderança analisando o que chama de “As 21 irrefutáveis leis da Liderança”. Ele enumera 21 atributos ou características que devem existir e serem desenvolvidas em quem exerce a função de liderança. O autor afirma que independente do ponto em que se encontra o líder em seu processo de liderança, quanto maior for o número de leis que ele aprender, melhor líder ele será.

Em uma das leis que é a “Lei da Influência” John afirma que a verdadeira liderança se dá através da influência, nada mais, nada menos. A verdadeira liderança só pode ser conquistada através da influência. Se um líder não possui influência sobre os seus seguidores eles não o seguirão. E se as pessoas não o seguirem, você não é um líder. É a lei da influência.

Em a “Lei do Processo” o foco é em como a liderança se processa e se desenvolve diariamente, não de uma hora para a outra. Nesta parte o autor analisa as fases do crescimento da liderança, que se dá aos poucos e que é construída ao longo do tempo.

Já em a “Lei da Imagem” ele afirma que as pessoas fazem o que elas veem, e que quando os lideres mostram o caminho com ações certas, seus seguidores os copiam e tem sucesso. Aqui ele aborda o quanto é importante o exemplo dado pelo líder, já que seus liderados farão o mesmo, para o bem ou para o mal. Quanto melhores forem os atos dos lideres, melhores serão os das outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com