TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica E Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos

Artigo: Logistica E Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  4.267 Palavras (18 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 18

LOGISTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

CRIANDO REDES QUE AGREGAM VALOR

CRISTOPHER, MARTIN. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Criando redes que agregam valor. (tradução Mauro de Campos Silva). -- 2º Ed. – São Paulo: Thomson Learning, 2001.

______________________________________________________________________

O livro o qual será resenhado aqui traz conceitos e definições de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como a missão do gerenciamento logístico, o impacto da logística em uma empresa, a visão do cliente, as tendências, a logística virtual, entre outras.

Define-se a Logística como o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado. E a definição de Cadeia de Suprimentos baseia-se em uma rede de organizações conectadas e interdependentes, que trabalham em conjunto para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informação dos fornecedores para os clientes finais.

Toda empresa que, a olhos do consumidor final e dos concorrentes tiver um diferencial terá uma vantagem competitiva. Nos dias de hoje, esta vantagem competitiva vem sendo buscada por todos os administradores, pois já não se tem o pensamento de que bons produtos vendem por si próprios, precisa-se de outros fatores para que estes produtos cheguem até o consumidor final e faça com que os mesmos fiquem satisfeitos pelo serviço e pelo produto.

Todos os setores de uma empresa contribuem para a vantagem competitiva de uma empresa, sendo os setores divididos em dois grupos temos o de atividades primárias, que são os setores de logística de suprimento, operações, logística de distribuição, marketing e vendas e serviços, e temos também o grupo das atividades de apoio que são os de infra-estrutura, gestão de recursos humanos, desenvolvimento da tecnologia e compra de bens ou serviços.

Um gerenciamento de logística bem feito ocasiona a satisfação dos clientes, pois este gerenciamento de logística é o meio pelo qual as necessidades dos clientes são satisfeitas mediante a coordenação dos fluxos de materiais e de informações que se estendem pelo mercado.

É crescente o número de mercados em que o poder da marca declina, e os clientes ou consumidores estão mais dispostos a aceitar substitutos. É o serviço ao cliente que poderá proporcionar a diferença entre a oferta de uma empresa e a dos concorrentes. Uma das maneiras de definir a vantagem competitiva é que as empresas bem-sucedidas geralmente são aquelas que entregam mais valor ao cliente que seus concorrentes. Os benefícios percebidos pelos clientes geralmente agregam valor ao serviço ou mercadoria, por exemplo, têm-se dois produtos de marcas diferentes, porém com a mesma funcionalidade, um deles pode se sobressair pelos benefícios que traz ao cliente, como o suporte ao cliente.

Quatro elementos são decisórios para a se ter uma vantagem competitiva constante, é necessário que se tenha um constante programa de aperfeiçoamento, inovação e investimento. São esses quatro elementos:

• Qualidade: a funcionalidade, o desempenho e a especificação técnica da oferta.

• Serviço: a disponibilidade, o suporte e o compromisso com o cliente.

• Custo: os custos de transação do cliente, incluindo preço e custos derivados do ciclo de vida.

• Tempo: o tempo necessário para responder às exigências do cliente, por exemplo, tempo de espera para a entrega.

A logística pode afetar as demonstrações financeiras da empresa de várias maneiras. O gerenciamento logístico bem elaborado tem a capacidade de incrementar o desempenho da empresa nesse aspecto fundamental. Atualmente uma das principais medidas do desempenho da empresa é o valor para o acionista e cada vez mais a administração das empresas é voltada para que o valor para o acionista seja cada vez mais elevado.

É fácil e claro identificar as conexões significativas que existem entre o desempenho logístico e o valor para o acionista. Não somente o impacto que o serviço logístico pode ter na receita operacional líquida (lucro), como também o impacto sobre a eficiência o capital (giro de ativos). Várias empresas vêm diminuindo os longos canais de distribuição para, como conseqüência, reduzir as necessidades de capital de giro.

Existem cinco fatores básicos que aumentam o valor para o acionista. São eles:

• Crescimento da receita: impacto que o serviço logístico pode ter no volume de vendas e na retenção de clientes.

• Redução do custo operacional: grande parte dos custos originam-se nas decisões logísticas, por isso na busca de margem de lucro maior as empresas tomam um cuidado maior no modo como gerenciam sua cadeia de suprimentos.

• Eficiência do capital imobilizado: caminhões, centros de distribuição e sistemas de manuseio automático envolvem considerável investimento e, conseqüentemente, sua depreciação reduz o retorno sobre o investimento.

• Eficiência do capital de giro: canais de distribuição mais longos geram necessidade de estoque maior e acabam afetando o fluxo de caixa da empresa, por isso busca-se a minimização da distância entre os canais para se obter uma eficiência de capital de giro maior.

• Minimização de impostos: os regimes de tributação diferem entre um país e outro, por isso a decisão de localização dos seus ativos podem causar um impacto no fluxo de caixa após o desconto dos impostos.

Um dos custos que geralmente passa por despercebido nas empresas é o custo dos estoques. Provavelmente muitos gerentes não têm a consciência do verdadeiro custo da manutenção de estoques. Há vários componentes do custo de estoques, como o custo da manutenção, obsolescência, deterioração e pequenos furtos, porém o maior deles é o custo de capital.

Uma vez que os custos logísticos são responsáveis por grande parcela dos custos totais de um negócio, é crucial que sejam cuidadosamente geridos. É vital que as decisões sobre estratégias logísticas estejam baseadas em um pleno conhecimento do impacto que elas causarão no desempenho financeiro do negócio.

Muitos conceitos novos surgiram na área de administração nos últimos tempo e um dos mais importantes, que foi adotado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com