TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica. Logística e Cadeia de Suprimentos

Tese: Logistica. Logística e Cadeia de Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

Logísticos

O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações iniciais sobre a necessidade de evidenciação dos custos logísticos nos relatórios contábeis, a fim de melhorar as informações para a tomada de decisão. Para isso são apresentados os conceitos básicos de logística, as características relativas às cadeias de suprimentos, os elementos componentes dos custos logísticos, os métodos de custeio utilizados e os fatores relevantes para a evidenciação dos custos logísticos.

Lambert, Cooper e Pagh,ressaltam que o CLM (Council of Logistics Management) definiu logística como uma parte do processo da cadeia de suprimentos no qual se planeja, implementa e controla de forma eficiente e eficaz o fluxo, tanto normal quanto reverso, de estoques de produtos, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes finais.

Logística e cadeia de suprimentos

Custo logístico são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa entre os quais se podem destacar os custos de armazenagem,custo de existência(stock),custo de ruptura de stock,custo de processamento de encomendas e custos de transporte.Agestão destes custo é feita atráves do planejamento ou do pré-cálculo de custos,pois estes permitem determinar os padrões de custo de produção ou produto/mercadoria.

De acordo com Bovet e Thiagarajan, a logística transforma aspectos fundamentais da concorrência como preço, produto, serviço e valor agregado para o cliente. Christopher defende que a logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder almentar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo. Novaes afirma que logística é o processo de planejar, implementar e controlar, de maneira eficiente, o fluxo e a armazenagem dos produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

Lalonde afirma que a cadeia de suprimentos é o conjunto de três ou mais organizações diretamente relacionadas por um ou mais fluxos de entrada ou saída de produtos, serviços e informações desde o primeiro fornecedor da matéria-prima até o cliente final.O melhor geito de fazer união funcionar é por meio da colaboração permanente entre todos os elos.

Elementos dos custos logísticos

Como atividade de logística é eminentemente,prestadora de serviços de outras atividades da empresa,os consumos dos recursos associados a esta atividade foram tratados como custos,assim como são tratados por todos os autores e profissionais ligados à atividade de logística.

De acordo com Bio, Robles e Faria, os elementos fundamentais dos custos logísticos são:

Custos de Lotes.

Custos de Embalagem.

Custos de Armazenagem.

Custos de Manutenção Estoque.

Custos de Processamento de Pedido e Tecnologia de Informação.

Custos com Planejamento e Controle de Produção.

Custos de Transportes.

Custos Tributários.

Custos de Inventário.

Cabe ressaltar, conforme descrito na introdução deste artigo, que o sistema de custeio utilizado para quantificar cada um destes custos terá influência nos resultados alcançados. Supondo que todas as empresas utilizem o mesmo sistema, uma vez identificado os custos logísticos, as empresas devem atentar para aqueles mais relevantes. Deve-se ter especial atenção com os custos de armazenagem, estoque e transporte além de analisar o custo de oportunidade do capital imobilizado na estrutura.

Como os custos logístico são basicamente custo de serviços o custeio baseado em atividade é uma das melhores alternativas para a determinação desses valores,devido à sua aplicabilidade nesses ambientes.

Ferramentas para apuração dos custos logísticos

De acordo com vários autores o grande desafio da logística está em atender clientes cada vez mais exigentes que demandam melhores níveis de serviço. Por outro lado, estes mesmos clientes, não estão dispostos a pagar mais caro por isso. O preço está passando a ser um qualificador, e o nível de serviço um diferenciador perante o

mercado.Assim, a logística tem tido a responsabilidade de agregar valor ao produto

através do serviço por ela oferecido.

Os diversos métodos de custeio tradicionais (absorção, centro de custos, variável e padrão), identificados na literatura, apresentam falhas e potencialidades para apuração de custos logísticos. Segundo Gasparetto et al (1999), as metodologias que as empresas vinham utilizando tradicionalmente foram desenvolvidas para serem utilizadas em ambientes fabris, de modo que grande parte da cadeia logística permanece fora da sua abrangência.

O centro de custos tem por finalidade prover informações sobre o custo dos produtos, com uma visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com