TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística E Comércio Eletrônico

Ensaios: Logística E Comércio Eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

LOGÍSTICA E COMÉRCIO ELETRÔNICO

Como conceituar a logística, suas ferramentas, características, história no Brasil, início da integração logística no comércio eletrônico, os tipos de relação de comércio, transportes, introdução ao estudo de Caso da Empresa B2Winc no mercado brasileiro, seus principais concorrentes, operações entre suas vendas fim-a-fim e comparativos com as lojas físicas serão abordados neste documento.

O conceito de Logística existe desde a década de 40, primeiramente utilizado pelo exército dos EUA. De acordo com a entidade americana "Council of Logistic Management", logística é o processo de planejar, implantar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados. Além das informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente.

Uma das principais ferramentas da logística é o sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção, sendo uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain), com o objetivo de fornecer a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking, para maximizar o uso do valioso espaço dos armazéns.

A logística brasileira teve início da década de 80, após a inserção da Tecnologia da Informação no país. Logo, as entidadesASBRAS (Associação Brasileira de Supermercados), a ASLOG (Associação Brasileira de Logística) eo IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem) tiveramcomo principal objetivo o compartilhamento desteconceito com as diversas organizações.

Ainda nesta década, o principal foco eram o transporte e armazenamento. Apenas na década seguinte (Anos 90), o assunto passou a ser medido, controlado, aliando-se à Administração de Matérias, Distribuição, Movimentação e Armazenagem de Matérias. Atualmente, o processo eficiente de Logísticaé integrado, complexo e amplo, com foco em Controle, Planejamento, Tecnologia da Informação, Finanças e Serviço ao Cliente. Todas essas evoluções, aliadas ao processo de globalização, trouxeram novos desafios e oportunidades para as organizações, garantindo maior competitividade no mercado global. A necessidade de produção e distribuição com custos justos, sem perda de eficiências e qualidades do produto é mandatória para que as empresas atualizem seus comportamentos perante seus concorrentes. O comércio eletrônico exige maior dedicação do setor responsável pela logística, pois precisa atender ao consumidor final com rapidez, qualidade e preço justo, proporcionando novas formas de competitividade.

O Brasil passou por mudanças estruturais nas últimas décadas que geraram estabilidade e crescimento econômico. Conjuntamente, esses fatores provocaram a geração de empregos, o aumento da renda e expansão do crédito ao consumidor, o que permitiu um aumento do poder de consumo da população brasileira. Todos os fatores anteriormente citados, unidos à facilidade de acesso à internet tornam o mercado de comércio eletrônico mais promissor.

Crescimento do Comércio Eletrônico

A indústria de comércio eletrônico do Brasil vem se desenvolvendo rapidamente, como resultado do aumento no número de pessoas buscando comprar produtos e serviços pela Internet. Segundo o estudo da A. T. Kearney Índice de e-Commerce de Varejo 2012, o Brasil é o segundo país emergente com maior potencial de crescimento para o comércio eletrônico no mundo. De acordo com a comScore, 7 de cada 10 usuários de internet visitaram um site de varejo eletrônico no mês de dezembro de 2010, o que mostra que a população brasileira está ficando mais confortável em fazer compras online. Segundo a mesma pesquisa, outras categorias de serviços online têm crescido no mercado brasileiro, dentre eles o ramo de vendas online de viagens. A categoria foi uma das líderes de crescimento na internet, crescendo 49% em 2010.

O crescimento contínuo do comércio eletrônico é impulsionado por:

- Maior utilização da Internet

De acordo com a comScore, o Brasil em 2010 possuía mais de 45 milhões de usuários de Internet que acessavam à rede de casa e do trabalho, e quando considerados todas as outras formas de acesso as estimativas ultrapassavam 77 milhões de usuários.

- Aumento do hábito de compras online entre os usuários de Internet.

A alta penetração de serviços como online banking, expansão dos sites de compras coletivas e redes sociais denotam a propensão da população brasileira para adotar novas tecnologias e costumes. O hábito de comprar online está em amplo crescimento e nossa expectativa é que este aumente à medida que mais pessoas tenham experiências positivas na compra online, como já vem acontecendo de acordo com os dados da pesquisa da comScore, que mostram que mais da metade dos consumidores online qualificaram como muito bons ou excelentes os sites em que compraram.

- Crescimento de banda larga

O acesso à banda larga vem sendo facilitado por iniciativas do governo, como o Plano Nacional de Banda Larga, que pretende levar internet em alta velocidade a preços módicos para 4,3 mil municípios até 2014. O uso de banda larga favorece o aumento de compras online por usuário, devido à agilidade do processo.

- Sortimento limitado em lojas tradicionais

O mercado varejista brasileiro caracteriza-se por lojas com pouco sortimento e pela ausência de grandes categorykillers e megastores. Esta deficiência favorece os varejistas online, uma vez que estes não possuem limitação de espaço de prateleira e não necessitam replicar estoques em várias lojas.Com o crescimento dos sistemas de Informação e o aprimoramento das novas tecnologias de comunicação, o comércio eletrônico tem transformado as operações e o gerenciamento logístico com maior velocidade que os próprios novos conceitos de administração, engenharia e logística. Produzem variação de escopo e de processos de negócio, com uma logística própria. Os tempos dos processos físicos não acompanham a velocidade das soluções, trazendo grandes desafios notavelmente na logística. Os clientes possuem ferramentas rápidas e seguras de pedidos, rastreamento de pedidos e pagamentos. A logística ainda transporta por terra, mar ou ar, com velocidades limitadas por diversos motivos físicos, geográficos, políticos e sociais.A logística deve atender aos níveis de serviço ao cliente, estabelecido pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com