TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Portuária

Trabalho Universitário: Logística Portuária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  3.956 Palavras (16 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

Escola de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Administração

Trabalho de Curso II

LOGÍSTICA PORTUÁRIA

Adriano

Ana

Andréa

Augusto

Kleber

Rodrigo

Silvania

Duque de Caxias, Novembro de 2008.

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

Escola de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Administração

Trabalho de Curso II

A burocracia dificulta até que ponto a logística portuária no Brasil?

Trabalho apresentado à disciplina de Trabalho de Curso II do Curso de Administração de Empresas da Escola de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO.

Professor orientador: Rodrigo Mariath

Duque de Caxias, Novembro de 2008.

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo verificar como a burocracia dificulta à logística portuária no Brasil. A pesquisa comprova que existe uma relação entre os aspectos burocráticos e de custos nas importações e exportações. Para a realização do estudo, utilizou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica sobre o tema e pesquisa de campo através de questionário aplicado em algumas das instituições que utilizam o porto do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa apresentam algumas considerações acerca da burocracia na movimentação de carga nos portos.

O trabalho está estruturado através de capítulos que procuram analisar as barreiras causadas pela burocracia enfrentadas pelas empresas e profissionais que trabalham com exportação e importação.

Palavras-chave: Burocracia, administração portuária, infra-estrutura, importação e exportação.

INTRODUÇÃO

Diante do cenário de competição do mercado globalizado, onde o cumprimento de prazo é de suma importância e serve como base para um diferencial competitivo, que inclui vários fatores dentre eles a apresentação de documentos, quer seja no âmbito nacional ou internacional requer competência e conhecimento junto às autoridades aduaneiras e portuárias, pois as empresas brasileiras precisam atingir desenvolvimento e crescimento.

No intuito de entender como funciona a burocracia portuária, foi elaborado um estudo sobre a burocracia nos portos com o objetivo de investigar e obter informações para saber até que ponto a burocracia nos portos brasileiros podem diminuir a capacidade de expansão de um País.

Através de um levantamento minucioso de vários artigos pretendem-se identificar quais são os entraves causados pela burocracia nos portos brasileiros e o grau de modernização e infra-estrutura.

Em um estudo feito através de uma pesquisa de campo realizado com as empresas envolvidas com importação e exportação foram entrevistados gestores e supervisores de logística portuária, percebeu-se que existe uma lentidão na liberação dos processos portuários gerando em alguns casos o aumento de custos.

O tema deste trabalho consiste em analisar a burocracia enfrentada no processo de importação e exportação, englobando todos os procedimentos do pré-embarque e do pós-embarque.

O trabalho foi dividido em quatro capítulos:

O primeiro é o desenvolvimento do estudo sobre a burocracia nos portos, a conceituação e logística, as dimensões dos portos, fatores que influenciam a burocracia nos portos, conseqüências da burocracia, sobre o que tem sido feito para a redução da burocracia nos portos, a análise dos resultados.

O segundo e sobre a metodologia aplicada no desenvolvimento do estudo de artigos e com o apoio de pesquisa baseada em um questionário aplicado em empresas do setor de transporte marítimo, como a burocracia é percebida na cadeia importadora e exportadora das organizações no Brasil.

A fim de subsidiar a finalidade da pesquisa para atingir os objetivos propostos buscamos:

(1) Fazer uma pesquisa com empresas ligadas ao setor de transportes marítimos;

(2) Apurar e comparar o tempo médio de permanência da carga no porto do Rio de Janeiro e em outros países;

(3) Levantar dados sobre a Administração Portuária quanto aos custos, eficiência, utilização de mão de obra e outros, caso seja necessário.

O terceiro capítulo é a tabulação do questionário que foi aplicado em empresas ligado à área de importação e exportação que utilizam o porto do Rio de Janeiro, onde foram feitas análises dos dados.

O quarto capítulo é composto pelas considerações finais, que procura nos dar as respostas sobre os fatores que influenciam a burocracia do cais do porto, através de estudos de artigos para encontrar possíveis soluções para redução da burocracia.

Segundo Castro (2005), os principais obstáculos à expansão das exportações apontados pelas empresas consultadas em um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria estão relacionados às etapas finais do processo de exportação. Estas etapas estão relacionadas com a chegada da mercadoria no porto de saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com