TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística empresarial do supermercado Pontel

Pesquisas Acadêmicas: Logística empresarial do supermercado Pontel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 4

Logística Empresarial

CAMPINAS

2014

RELATÓRIO ETAPA - 1

O Supermercado Pontel está situado a Rua Major Osvaldo Esteves, 175 no JD. São Cristovão CEP: 13056 - 267 na cidade de Campinas – no estado de São Paulo. É uma empresa familiar e foi fundada pelo patriarca da família Pontel em 10 de Outubro de 1995, ao enxergar uma oportunidade de negócio, uma vez que o mesmo era proprietário de um terreno em boa localização, contato da empresa (19) 3225-6974 Responsável Marcelo.

O Pontel iniciou com a estrutura de 400m², com o decorrer dos anos teve duas ampliações sendo a primeira para 700m², e a última 1.100m², e conta com a um espaço usado atualmente como estacionamento, com mais 500m², seu seguimento se encaixa no setor Varejista de Alimentos, ou seja, vendem diversos produtos alimentícios, limpeza, etc. ao consumidor final.

O Supermercado Pontel se classifica como empresa de pequeno porte, onde seu lucro anual é inferior a R$ 360.000,00.

Sua Missão é conquistar sempre a satisfação e a fidelidade de seus clientes, fornecedores e principalmente dos colaboradores, prestando serviços de qualidade conduzindo a empresa sempre de maneira ética auxiliando no desenvolvimento de sua região;

Sua Visão tem como objetivo ser uma empresa profissionalizada acompanhando sempre o desenvolvimento dos negócios, permanecendo sempre no processo contínuo de expansão, Seus Valores: Honestidade, Profissionalismo, Pontualidade nas entregas, Respeito, Organização, Fácil Acesso, Estacionamento dedicado aos Clientes e obtendo sempre os melhores e menores preços, com isso eles possuem como público alvo as pessoas de classe média baixa.

De acordo com sua classificação empresarial, o Supermercado Pontel se compara a um mini-mercado, porém, sua dimensão e a quantidade de produtos a serem comercializados aos seus clientes são maiores, o número médio de produtos a serem comercializados pelos supermercados em geral são de 19.740, esses produtos são classificados entre Grupos X Produtos, como indica a tabela abaixo:

Classificação dos Produtos Comercializados

Grupo Produtos

1 Alimentos

2 Açougue

3 Produtos de limpeza

4 Produtos de higiene e toucador

5 Bebidas e sucos

6 Produtos de bazar e papelaria

7 Utilidades domésticas diversas

Para elaborar o desenho da Rede Logística, algumas características deverão ser consideradas, as origens desses suprimentos são bastante variadas. Sendo assim pode ser classificada da seguinte forma:

a) Quais tipos de terminais;

b) Tipos de fornecedor;

c) Quanto à geografia, ou seja, quanto à localidade.

Para cada cadeia especifica, existirá uma origem, tudo dependerá da classificação do produto. Mas muita atenção se deve ter ao desenhar alguma rede logística como: Distribuição espacial dos nós (origem, fábricas, depósitos ou armazéns), visualizando sempre as condições reais dos problemas.

A figura abaixo poderá mostrar melhor como funciona a rede logística do Supermercado Pontel.

Em vista do exposto, conclui-se que a logística em seu modo geral é uma das principais soluções para o aumento da competitividade entre as empresas, diante disso os pequenos empreendedores não necessitam usar software caros para administrar a logistica, podendo ser substituidos por planilhas de excel, isso gera vantagens em seus custos, com isso também a rede logística pode apresentar vantagens competitivas no mercado, pois pode agragar valores via serviço até o cliente, o supermercados pontel, possue como objetivo na logistica para pequenas empresas, melhores custos com fornecedores, rapidez nas entregas, pois quanto mais rápido a entrega mais valor tera os produtos, sendo assim, as medidas simples pelas pequenas empresas podem contribuir para um aumento significativo de seus desempenhos, em termos de nível de serviço e custos logísticos. Proporcionando aumento do valor líquido oferecido ao cliente e do valor agregado pela empresa, essa é uma das grandes vantagens logisticas para as pequenas empresas.

RELATÓRIO ETAPA 2

O “Gargalo” significa fatores que limitam desempenhos ou capacidades de todo um sistema, ou seja, são obstáculos que impossibilitam o funcionamento correto da cadeia de suprimentos, esses “gargalos” podem ocorrer por vários motivos, como por exemplo: Estradas esburacadas, falta de matéria-prima, falta de insumos, mau planejamento, estruturas aeroportuárias defasadas por falta de grandes aeroportos, etc. Com isso podemos ter complicações com os produtos e serviços prestados, ou seja, se um produto é transportado por via terrestre, as estradas estando mal pavimentadas podem gerar estragos nos produtos, implicado nas entregas aos fornecedores e clientes. Sendo assim todas as empresas sendo ela Grande, Médio ou Pequeno Porte, correm o risco de obterem “GARGALOS”, não é só no processo Logístico que isso ocorre, os gargalos podem estar na produção, na administração, no planejamento, na engenharia, etc.

O Supermercado Pontel, como toda empresa varejista passa por momentos de “gargalo”, esse processo se dá por falta de entregas em prazos corretos. O último fato ocorrido no Pontel foi à falta de um produto por conta do atraso na entrega do fornecedor, o operado logístico da empresa estava fazendo o controle de estoque checando assim a disponibilidade dos produtos, notou-se que a empresa estava com estoque baixo de um produto importado, esse produto é fabricado em Portugal. Como de costume levou a lista até o setor de compras que fez o pedido do mesmo ao fornecedor, em sistema o fornecedor constatou que em seu armazém o mesmo produto estava indisponível, mas deixou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com