TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOG EMPRESARIAL, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Trabalho Escolar: LOG EMPRESARIAL, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE COTIA

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas de Logística Empresarial e Planejamento, Programação e Controle da Produção.

TUTOR EaD VANESSA NEVES DE OLIVEIRA

ITAPEVI/SP

2014

DESENVOLVIMENTO

Empresa: Telemática Sistemas Inteligentes LTDA

Uma empresa do Grupo ICA Telecomunicações, A TELEMÁTICA atua há mais de 30 anos oferecendo um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções de seguridade.

Das mais simples às mais elaboradas consideram particularidades dos espaços, atividades e controles que seus clientes necessitam, até mesmo a própria operacionalização dessas soluções.

Está presente em todo o território nacional e na América Latina, com realização de negócios e desenvolvimento de projetos para indústrias, bancos, portos e aeroportos, estádios, clubes, escolas, estabelecimentos comerciais e de serviços, centros logísticos, petróleo e gás, mineração, telecomunicações, hospitais, órgãos públicos e outros. Preocupada continuamente com seu processo de inovação mantém, entre outros investimentos, quatro centros de desenvolvimento tecnológico situados no Brasil e na Europa.

Tem por seu principal concorrente a empresa DIMEP fundada em 1936 pelo professor DIMAS DE MELO PIMENTA - a empresa abastece cerca de 65% do mercado interno brasileiro e ainda exporta para outros países da América Latina, Europa, e África.

Situação Atual

Como todas as grandes empresas, A TELEMÁTICA tem muitos fornecedores, sendo os principais: INDAB, ALPHASYSTEM, ERONAK, CENTURY, DALANESE, entre outros. Matérias primas utilizadas: componentes eletrônicos, eletroímã, câmeras, parafusos, porcas, haste para cancela, haste para catraca, mecanismo para catraca, caixas de papelão, entre outros.

Locais de armazenamento: existem almoxarifado de papelão, escritório, obsoleto, acabados, e de materiais.

Assim que o pedido entra no sistema o PCP faz a verificação utilizando MRP, se existe material no estoque; a necessidade de enviar para compras e de programar a entrada deste pedido na produção; lembrando que os pedidos tem um lead time de mais ou menos 45 dias - a maioria destes pedidos é por contrato do qual o não cumprimento geram multas.

Transporte 100% terceirizado.

Possíveis problemas

O processo de aprovação para a liberação dos pedidos impacta e muito nas negociações com os fornecedores. Pela demora deste processo e a tratativa deficiente com os fornecedores o faturamento mais ou menos 70% fica para o último dia - o chamado fechamento. Lembrando que por menor custos estes fornecedores não são tão confiáveis com prazo de entrega e na maioria das vezes a necessidade de retrabalho.

Há controles deficientes, e problemas nos sistemas e questões relacionadas à organização do trabalho e relacionamento. Falta de acuracidade de estoque nos processos organizacionais e no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Essas causas tinham como efeitos a existência de dados não confiáveis, a realização de compras desnecessárias e não planejadas, o atendimento deficiente dos usuários, a perda de tempo, o desperdício de materiais, entre outros.

Outro problema grave detectado era a prática dos chamados “estoques de armário”, provocada pela inexistência de critérios de distribuição e real diagnóstico das necessidades de consumo de materiais de cada setor que compõe a estrutura da Empresa.

Identificou-se também, que o desperdício era provocado principalmente pelo excesso de pedidos incorretos de materiais, refletindo nas aquisições também incorretas e o excesso de pedido do mesmo material.

Falta de um acompanhamento efetivo de estoque gerando efeitos indesejáveis quanto a manutenção de registros de estoque precisos - registros que refletem a realidade física - para a integração da cadeia de suprimentos. Havia claramente uma deficiência dos controles existentes.

Indicadores de Desempenho.

Quando os materiais chegam no recebimento é dado as devidas tratativas - conferido com o pedido no sistemas (MICROSIGA; PROTHEUS). Estes materiais são enviado para o CQ (controle de qualidade) o qual analisa; aprova ou reprova os itens; mas devido a urgência os materiais reprovados são utilizados pela produção.

Por mais que o esforço seja grande para manter o almoxarifado com poucos itens, pela falta de planejamento e lançamentos de novos produtos muitos dos itens torna-se obsoleto fazendo com que o valor do estoque fique muito alto. Outro ponto importante é que os materiais que são necessários dificilmente tem em estoque para uma demanda normal no mês, fazendo com que o custo do transporte aumente também, visto que não há tempo hábil para cotação e assim a melhor escolha tanto em qualidade como no custo. Com isso se observa um gargalo muito em todo processo produtivo.

A área de almoxarifado é bem distribuída, portanto não vejo gargalo neste caso.

A dificuldade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com