TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lucro Real

Exames: Lucro Real. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema “O Teste de Impairment para ativos de longa duração e seus efeitos financeiros e tributários”. Desta forma tem o objetivo de expor a importância das ciências ministradas neste período acadêmico para a constituição de uma empresa virtual cujo o objeto social é a Cia dos Calçados Ltda e que dota uma estrutura com capital próprio e de terceiros. Além de colaborar para a formação e atuação do profissional contábil.

A Cia dos Calçados Ltda é um comércio de calçados. Constituída nos semestres anteriores foi utilizada como referência para as análises financeiras e para as demonstrações contábeis deste período.

Além disso, utilizamos a empresa Maria Lojas S.A. para a análise das diferenças temporárias e a do AFD.

1.1 Justificativa

A pesquisa, desenvolvimento e encerramento do trabalho somente foram possíveis por meio da utilização de instrumentos como a metodologia do trabalho científico, pesquisas bibliográficas, a elaboração de demonstrativos e

relatórios contábeis. Através da utilização da metodologia foi possível compreender e associar as informações pesquisadas com as atividades contábeis e análise do mercado para realizar a aplicação no comércio constituído, compreendendo os seguintes aspectos:

a) Com o auxílio da Contabilidade Internacional foi possível realizar uma análise da empresa quanto aos seus aspectos de redução ao valor líquido recuperável de ativos. Para tanto, foi realizado o teste de Impairment para um ativo imobilizado da empresa em questão.

b) Da disciplina de Contabilidade Fiscal e tributária e com o auxílio dos fundamentos tributários a partir do Comitê Pronunciamento Contábeis, os CPC’s, que tratam de tributos sobre o lucro e conceitua provisões, passivos e perdas, foi possível fazer uma análise profunda sobre critérios de reconhecimento e a análise da divulgação destas informações nas notas explicativas de entidades.

c) Sobre a Contabilidade Gerencial e, através do referencial teórico de preceitos da legislação tributária e fiscal foi possível realizar a análise de um demonstrativo contábil utilizando como base a comparação de dois tipos de custeio evidenciando as divergências entre os dois métodos.

d) No âmbito financeiro, a disciplina de Controladoria Financeira tem como objetivo analisar o capital de giro e aplicar os conhecimentos na CIA DOS CALÇADOS demonstrando assim seu desempenho financeiro e mostrar como lidar com a administração de recursos de curto prazo.

1.1.2 A Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade tem como propósito possibilitar que o aluno obtenha a compreensão das disciplinas ministradas em sala de aula de forma integrada

ao mercado de trabalho, a fim de que os objetivos e metas traçados com base

no tema possibilite o aluno desenvolver essa proposta dentro da ementa do

trabalho.

Este aspecto auxilia consideravelmente o aluno frente ao mercado, visto que se bem absorvido o conteúdo e a proposta do trabalho acadêmico, o tema proporcionará mais familiaridade com os assuntos abordados diariamente no

seu ambiente de trabalho. Uma visão holística do âmbito contábil, financeiro,

econômico e tributário é um diferencial para a carreira do contador em um mundo globalizado e cada vez mais exigente quanto ao perfil de um profissional.

Portanto, a interdisciplinaridade e o trabalho que envolve este aspecto são de suma importância para a formação do profissional.

2. Da Revisão de Literatura

Neste item, será apresentada a revisão de literatura com ideias de autores diversos, o que possibilita a compreensão objetiva da pesquisa.

2.1 Contabilidade Fiscal E Tributária

No contexto desta disciplina abordaremos conceitos referentes ao CPC 32 que engloba o reconhecimento do ativo fiscal diferido e as diferenças temporárias. Também serão apresentados assuntos do CPC 25 no que se refere aos conceitos de perda, provisão e contas a pagar. Finalizado divulgamos as notas explicativas e a DR da empresa Marisa Lojas S.A. e os devidos comentários pertinentes ao seu ativo fiscal diferido.

2.1.1 Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes –CPC 25

O intuito do Pronunciamento em questão é determinar que os critérios de reconhecimentos e bases de mensuração apropriada a provisões e ativos e passivos contingentes, sejam aplicados e divulgados. A divulgação deve ser feita com informações suficientes nas notas explicativas que permitam aos usuários compreenderem a sua natureza, oportunidade e valor.

Em consonância com o item 10 deste CPC 25, define provisão: “provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos”.

Ainda neste mesmo item do CPC 25, no que tange ao conceito de passivo contingente, pode estabelecer definições como: “uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle de entidades”. Para tanto, entende- se que:

Os passivos contingentes podem desenvolver-se de maneira não inicialmente esperada. Por isso, são periodicamente avaliados para determinar se uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos se tornou provável. Se for provável que uma saída de benefícios econômicos futuros serão exigidos para um item previamente tratado como passivo contingente, a provisão deve ser reconhecida nas demonstrações contábeis do período no qual ocorre a mudança na estimativa da probabilidade (exceto em circunstâncias extremamente raras em que nenhuma estimativa suficientemente confiável possa ser feita).

No contexto acima, conforme o item 11, “as contas a pagar são passivos a pagar por conta de bens ou serviços fornecidos ou recebidos e que tenham sido faturados ou formalmente acordados com o fornecedor”. Por este motivo, as provisões podem ser distintas de outros passivos, como contas a pagar, porque existem incertezas sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação.

Nesta mesma linha tem-se, também, a definição de ativo contingente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com