TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICAS APLICADAS

Tese: MATEMÁTICAS APLICADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

2. MATEMATICA APLICADA

Os primeiros relatos da matemática na vida das pessoas estão ligados aos estudos de relatos Bíblicos, os pastores naquela época faziam calculo de quantas ovelhas possuíam ao amanhecer, quando eram soltas e quando prendiam essas ovelhas, novamente se faziam os cálculos.

Esse tipo de cálculo foi evoluindo e os pastores passaram a fazer uso de saquinhos e pedras para calcular seu rebanho.

Segundo Anne Rooney, os meios de calcular foram evoluindo e sistemas numéricos sendo criados para ajudar em diversos campos.

Roney (2002) também afirma que o momento onde o cálculo esteve mais presente no Egito antigo, diz respeito as construção de pirâmides.

Souza traz ao nosso conhecimento o fato de que desde tempos remotos os números estão presentes na vida dos povos.

Ainda segundo Souza, as primeiras concepções de número e forma datam de tempos tão remotos como a inicial da idade da pedra, a era paleolítica.

Durante as centenas de milhares de anos do período paleolítico, os homens viviam em cavernas, em condições pouco diferentes das dos animais e as suas principais energias eram orientadas para o processo elementar de recolher alimentos onde fosse possível encontrá-los. Neste período de tempo Souza afirma de que se usavam os dedos das mãos, dos pés e até pedras para a contagem.

Quando se tratava apenas de ovelhas e em quantidades pequenas, tais cálculos eram feitos com êxito, mas, a população foi evoluindo e novas produções e plantios se fizeram presentes na sociedade.

Isso, fez com que nascesse a necessidade de modernizar a contagem, dedos e pedrinhas já não eram tão precisas e abrangentes.

Souza afirma que com a necessidade de contagem de uma quantidade maior de objetos, como, por exemplo, o número de cabeças de gado, árvores ou de dias, o homem sentiu que era necessário sistematizar o processo de contagem, e os povos de diversas partes do mundo desenvolveram vários tipos de sistemas de contagem.

Estabelecia-se, então, um conjunto de símbolos, juntamente com algumas regras que permitiam contar, representar e enunciar os números. Alguns desses conjuntos continham cinco, outros dez, doze, vinte ou até sessenta símbolos e eram chamados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com