TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA QUALIDADE - FMEA EM PROJECTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

Projeto de pesquisa: METODOLOGIA DA QUALIDADE - FMEA EM PROJECTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA / ELETROTÉCNICA

JOSIRENE POLLI

LUCAS BRANDT

RAPHAEL HENRIQUE

METODOLOGIA DE QUALIDADE - FMEA

EM PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURITIBA

2013

JOSIRENE POLLI

LUCAS BRANDT

RAPHAEL HENRIQUE

METODOLOGIA DE QUALIDADE - FMEA

EM PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Artigo requerido na disciplina de Gestão da Produção no curso de Engenharia Elétrica da Universi-dade Tecnológica Federal do Pa-raná como requisito parcial para obter aprovação na mesma.

Concentração: Gestão da Quali-dade

Professor: Edilson Giffhorn

CURITIBA

2013

RESUMO

Este artigo apresenta uma metodologia de produção e sua utilização no pro-cesso de desenvolvimento de tecnologia da informação. Mostra uma visão da utilização da metodologia FMEA - Análise dos Modos de Falhas e Efeitos, rela-cionada ao processo de fornecimento de qualidade em serviços de tecnologia, buscando uma forma alternativa de priorização dos riscos nos projetos. Os re-sultados esperados são, no geral, de melhora na qualidade final, redução de custos e melhoria na eficiência de entrega de produtos e serviços de qualidade ao cliente, com menor índice de falhas possível. Mostrando assim, que a FMEA pode ser uma metodologia que proporcione garantia do sucesso dos serviços de informação.

Palavras-Chave: Desenvolvimento de Software, Tecnologia da Informa-ção, FMEA, Gestão da qualidade.

INTRODUÇÃO

No mercado atual, a competitividade em todos os segmentos da econo-mia cresce com o passar do tempo. Logo, a busca incessante pelo alto desem-penho, como eficácia, qualidade, eficiência, rapidez e segurança, são impres-cindíveis para a sobrevivência de uma empresa.

A busca por falhas nos processos, o entendimento de seus efeitos e causas são muito importantes para a busca de uma melhoria contínua que visa aperfeiçoar o fluxo de produção. A necessidade de redução de custos, e melhora no desempenho e qualidade do produto, vai de encontro com a busca do mercado por produtos de alta qualidade e alto valor agregado.

O ramo de Tecnologia da Informação (TI) tem grande importância no de-senvolvimento sócio-econômico em todo o mundo. Dados, conforme pesquisa do Banco Mundial 2011(CGI - Global Competitiveness Report, p. 20), mostram que o Brasil está em 10º lugar na área no mercado mundial. Porém, há exis-tência de uma grande deficiência em relação à confiabilidade e qualidade dos produtos e serviços proporcionados por essa tecnologia.

As organizações, conforme pesquisa do PMI (Project Management In-ternational), do Brasil em seu estudo de benchmarking em gerenciamento de projetos de 2007, apontam como uma de suas grandes dificuldades a imple-mentação adequada na área de gerenciamento de riscos em seus projetos. Esta pesquisa aponta que no setor de software brasileiro, 8% não gerenciam riscos em seus projetos, enquanto mais da metade, 60%, realizam informal-mente ou conforme interesse do gerente de projetos e os outros 32% são ba-seados em uma metodologia formal.

Desenvolvida em 1949, a metodologia chamada FMEA, Análise dos Mo-dos de Falhas e Efeitos, visa por meio da análise de falhas potenciais, reduzir as chances de um produto ou serviço apresentar algum tipo de problema, au-mentando assim sua qualidade.

Para que as empresas de softwares (TI) entreguem ao cliente um produ-to ou serviço de maior qualidade e confiabilidade, estas devem adotar um mé-todo de gerenciamento de qualidade. Neste artigo, a metodologia estudada, relacionada ao mercado de sistemas de informação é a metodologia FMEA.

REFERENCIAL TEÓRICO

Conceitos de Qualidade

Qualidade é o grau com que um projeto satisfaz os requisitos, está rela-cionada à conformidade com os requisitos e adequação ao uso. A qualidade é definida pelo cliente, se os requisitos do cliente são alcançados, as organiza-ções buscam uma forma de melhorar os processos, visando: manter os clien-tes, recuperar clientes antigos perdidos, ou ganhar novos clientes.

Segundo Campos (1992, p. 229) um produto ou serviço de qualidade é "aquele que atenda perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente."

Para Juan (1974) "qualidade é o nível de satisfação alcançado por um determinado produto, no atendimento aos objetivos do usuário, durante a sua utilização, chamado de adequação ao uso."

Para se alcançar produtos de qualidade, são utilizadas metodologias de gestão. Uma metodologia é um processo a seguir que dá maior controle sobre os recursos que serão utilizados no projeto. Controlando melhor o processo a equipe será mais eficiente, pois entregará o projeto com maior grau de acerto em termos de prazos e custos. O bom uso de uma metodologia é importante porque permite evitar práticas que levam ao insucesso e com isso reproduzir o sucesso. Segundo o Project Management Institute (PMI), um projeto tem um fim bem definido, ou seja, tem um objetivo claro, que quando atingido, caracteriza o final do projeto.

Metodologia FMEA

A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que bus-ca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do proces-so.

Este é o objetivo básico desta ferramenta e, portanto, pode-se dizer que com sua utilização, diminui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com