TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PARA ELABORAR TCC

Artigo: MODELO PARA ELABORAR TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  3.626 Palavras (15 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 15

MERCADO NACIONAL

Em 2012 o IBGE divulgou em pesquisa feita pelo PNAD (Pesquisa Nacional de amostra por domicilio) que no Brasil há cerca de 48,1% de pessoas acima de 15 anos que se declaram solteiras (72 milhões), contra 39,9% (59,7 milhões) de casados. Apesar deste número ser elevado 58% desses declaram estar em algum tipo de união conjugal. Este número significativo os torna publico alvo das empresas organizadoras de eventos.

Segundo a Pesquisa Casamentos no Brasil, realizada pela DATA POLULAR, encomendada pela ABRAFESTA – Associação de profissionais, organizadoras de casamentos e eventos sociais – em 2012, a maior taxa de nupcialidade está entre 20 e 40 anos e cerca de 34 milhões de pessoas solteiras fazem parte deste grupo. A classe social deste grupo está dividida entre 4 milhões que participam da classe A e B, 18 milhões da classe C, e os outros 12 milhões nas classes D e E. Apesar do número de solteiros na classe A e B ser menor, é um público de grande poder de consumo. Segundo o IPC – Indice de preço ao consumidor - o consumo principalmente da classe B (segmentada pelo B1 e B2) corresponde a praticamente metade de tudo que é consumido no país. A classe média (segmentata pelo B2 e C1 em migração) pode corresponder a 43%. Deste modo, percebemos que a classe B nos próximos anos tende a crescer devido ao estado de migração de classe. Tal estudo indica ao segmento de serviços para casamento grande possibilidade de crescimento, já que o publico que mais se utiliza desses serviços estão concentrados nessas classes.

Segundo o IBGE, a idade em que os brasileiros estão casando estão avançando gradativamente, e um dos motivos é também a busca pela transição de classe social, conquistada hoje principalmente pelas pessoas melhores preparadas no mercado de trabalho, que hoje exige tanto a graduação quanto cursos de especializações e de linguas estrangeiras. Em melhores condições financeiras, a perspectiva dos casais em terem o casamento dos sonhos aumenta.

A internet é o meio mais utilizado como ferramenta na busca por produtos e serviços para a realização deste sonho, segundo a pesquisa Casamentos no Brasil, cerca de 85% das pessoas se utilizam dela. Mas mesmo com uma ferramenta tão ampla, apenas 15% afirmam não ter dificuldades em organizar cerimonias, e entre as maiores dificuldades estão: local da festa, buffet, orçamento, entre outros.

As diversas ofertas e a falta de tempo e experiência do casal geram medo e incertezas, e esses por sua vez geram demandas em torno de serviços assegurados, ou seja, serviços que são capazes de garantir a realização do casamento utilizando de mão de obra especializada e backup para qualquer eventualidade que possa haver, tornando o organizador profissional o segundo responsável direto pela realização do casamento.

Dentro do mercado de organizacão de eventos, o planejamento para festas de casamento são os que mais crescem no país. Dados do IBGE mostram que no Brasil acontecem cerca de 960 mil casamentos por ano. Em 2011 os matrimonios movimentou cerca de 12 bilhões em todo país, em 2012 as previsões eram de 14,8 bilhões.

Este mercado retem cerca de 45 mil funcionários, e cerca de 47 milhões em salários mensais, isso demonstra o quanto as empresas antes informais estão preocupadas em se formalizar e em especializar seus profissionais para que consigam com maior nível de competitividade participar deste mercado, que se torna a cada dia mais exigente principalmente por se tratar de um serviço que envolve as emoções de seus clientes, que muitas vezes estão dispostos a pagar mais por serviços especializados.

MERCADO REGIONAL

Há cerca de 8300 empresas formais organizadoras de eventos em todo país, 60,5% delas estão na região Sudeste onde há cerca de 43% de pessoas solteiras segundo o IBGE 2011. No Estado São Paulo o mercado de organização de eventos cresceu 400% nos ultimos 5 anos, fazendo com que o estado fosse considerado o que possui maior proporção de pessoas casadas.

Em 2011, foi realizado 65 mil casamentos na cidade de São Paulo, escolhida para a instalação do negócio. A instalação será no bairro do Jardim Paulista, localizado na zona Oeste de SP, região considerada a mais rica da cidade, com 30% de população classe A e 59% classe B. A média de pessoas com ensino superior é de 74%, com crescimento de 12% em relação a 2012.

No Jardim Paulista há 43% pessoas do sexo masculino e 57% feminino, o estado conjugal solteiro é de 40% e o religioso de 57%, que impacta diretamente nas cerimonias tanto religiosas quanto de civil.

COMPLETAR ESSA PARTE (leis de zoneamento, impactos sociais, culturais e ambientais, concorrencia do local, )

• Zona 5

Zona de uso misto, de densidade demográfica alta. Zona destinada à localização de atividades típicas de áreas centrais, permitindo a coexistência entre a habitação e os usos não residenciais, podendo-se edificar uma área igual a três vezes e meia a área do lote e até quatro vezes, se reduzida a ocupação da superfície.

Presente nas áreas do Centro Velho, Centro Novo, Liberdade, Santa Efigênia, Campos Elíseos, Consolação e quarteirões lindeiros à Avenida Paulista.[2]

3 PRINCIPAIS CONCORRENTES:

VAMOS AMPLIAR O ESTUDO DOS CONCORRENTES, POIS O DEFINIMOS ANTES DE DEFINIR O BAIRRO

• NUMINIS ASSESSORIA DE CASAMENTOS

http://www.numinis.com.br/#!empresa/c1se

Empresa especializada em assessoria e consultoria para casamentos, sediada em São Bernardo, 4 anos de mercado e conta com um conjunto de assessores especializados no assunto e oferece 3 tipos de pacotes: assessoria para cerimonia, assessoria para festa e assessoria para cerimônia e festa.

Principais vantagens inicialmente identificadas: site institucional com informações claras quanto aos pacotes oferecidos, blog completo com diversos assuntos sobre casamento, serviços adicionais, orçamento através do site, redes sociais ativas.

• CINTHIA ROSENBERG

http://www.cinthiarosenberg.com.br/cotas.html

Empresa especializada em assessoria e consultoria para casamentos e eventos corporativos, sediada em Perdizes, 17 anos de experiência. Oferece assessoria completa, assessoria personalizada, assessoria para o dia, RSVP e cotas de lua de mel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com