TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Artigos Científicos: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01, 02, 03 E 04.

ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA NO PORTFÓLIO – AULA 04

VALORISATION = 5.00

QUESTÃO 01: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É ESTIMULAR A DEMANDA AGREGADA, QUE TIPO DE POLÍTICA FISCAL DEVE SER ADOTADA: EXPANSIONISTA OU CONTRACIONISTA? QUAIS OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA FISCAL DEVEM SER ADOTADOS NESTE CASO? (VALOR = 1.00)

politica fiscal expancionista .

Adota se aumento das despesas publicas aumentando assim a produção e reduzindo o desemprego.

Impostos mais baixos,consequentemente aumenta o rendimento disponível ao investidor logo aumenta o consumo e o investimento das empresas.

QUESTÃO 02: EXPLIQUE PORQUE UMA DESVALORIZAÇÃO DO REAL É UM INSTRUMENTO DE POLÍTICA CAMBIAL QUE ESTIMULA A DEMANDA AGREGADA. (VALOR = 0.50)

Porque através dela , todos que investem dentro do pais passa a aumentar sua cota de investimento, pois se o real esta desvalorizado tera mais acesso a compras e investimento.

QUESTÃO 03: CITE AS 04 FORMAS DE O GOVERNO OBTER RECEITA. (VALOR = 0.50)

Arrecadação de impostos diretos

arrecadação de impostos indiretos

contribuições a previdência social

taxas

multas

lucros da empresa

arrecadação municipal

administração tributaria

bens públicos

beneficio fiscal e CNPJ

QUESTÃO 04: PORQUE EM PAÍSES COMO O BRASIL, A RENDA LÍQUIDA DO EXTERIOR É NEGATIVA? (VALOR = 0.50)

Eh negativa porque o pais envia mais renda para o exterior do que recebe. O Brasil importa mais do que exporta. O Brasil depende mais dos fatores de produção estrangeiros do que o estrangeiro depende dos fatores de produção do Brasil, e as empresas brasileiras não apresentam alto grau de internacionalização e no Brasil tem muitas empresas estrangeiras.

kaynes

questão 05: Confronte a teoria defendida pelos economistas da Escola Clássica com a realidade de 1929 (início da Escola Keynesiana). Qual era a proposta de Keynes? (VALOR = 0.50)

Kaynes sempre foi um critico com relação aos que o antecederam, não era socialista, criticava a todas as experiências como a da Russia e suas referencias a Max.

Ele propôs as ideias liberais apesar das guerras, O liberalismo justificaria a busca do lucro, a abertura dos mercados e as conquistas coloniais civilizadora,

Os economistas clássicos defendiam que o nível normal de operação de uma economia era o nível de pleno emprego, onde eles afirmavam que qualquer desemprego seria automaticamente resolvido pelo livre aumento dos preços e salários.

Em 1929 após a grave crise econômica, mostrou que o desemprego so aumentava , contrariando assim o que os clássicos defendiam, e a partir deste momento , ele passou a ser o porta voz dessa nova era pois defendia a intervenção do governo para salvar o pais da crise em que se afundava.

QUESTÃO 06: DEFINA O TERMO ECONÔMICO “LIQUIDEZ”. QUAIS SÃO OS MEIOS DE PAGAMENTO QUE APRESENTAM LIQUIDEZ IMEDIATA? (VALOR = 1.00)

refere-se à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa.Um ativo de alta liquidez, portanto, é aquele que pode ser vendido rapidamente sem perda significativa de valor. A moeda eh considerada o ativo mais liquido, também moedas metálicas como ouro e papel moeda.

QUESTÃO 07: EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE TAXA DE JUROS E DEMANDA POR MOEDA. (VALOR = 0.50)

Demanda por moeda eh inversamente proporcional a taxa de juros, pois quanto maior a taxada juros maior sera a demanda por títulos e menor sera a demanda por moeda .

QUESTÃO 08: CONCEITUE PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO). (VALOR = 0.50)

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.

O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

http://www.significados.com.br/pib/

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »