TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Trabalho Escolar: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  1.350 Visualizações

Página 1 de 5

1. Leia com atenção o texto a seguir:

Nos Estados Unidos, as atividades ilegais não entram no cálculo do PIB. Se desejamos obter um indicador da atividade da economia de mercado, excluir coisas como o tráfico de drogas significa que o PIB ignora um tipo de produção. No caso dos Estados Unidos, essa omissão não deve ter qualquer impacto significativo na utilidade das estatísticas do PIB. Mas imagine o caso de um país em que as atividades ilegais sejam uma fonte substancial de renda. Nesse caso, ignorar essa renda no cálculo das contas nacionais poderia oferecer um quadro equivocado da economia.

A Colômbia é um desses casos. Trata-se de um dos principais exportadores de drogas ilegais. Estas são cultivadas, processadas e transportadas. Cada uma das etapas representa atividade econômica, contudo a renda gerada diretamente pelo trafico de drogas ilegais era excluído do cálculo do PIB.

O governo colombiano começou a modificar essa prática. Estima-se que a inclusão desse comércio ilegal no cálculo do PIB poderia aumentar 1% o seu valor. A atividade envolve muito mais do que o cultivo da planta, o processamento e o transporte também são grandes negócios. Até agora não foram incluídos no cálculo do PIB. Mas sua implicação teria um impacto ainda maior nos resultados.

Fonte: STIGLITZ, Joseph E.; WALSH, Carl E. O que entra no cálculo do PIB. Introdução À Macroeconomia. 3ª edição. Rio de Janeiro. Editora Campos, 2003.

A leitura do texto traz à discussão a dificuldade de mensuração do PIB. Conforme o que estudamos, sabemos que há componentes básicos que formam este indicador. Dessa forma, pergunta-se:

O que entra no cálculo do PIB?

R – Consumo, Investimento, Gastos do Governo, Exportações líquidas de importações e investimentos em estoques.

Dos seus componentes qual seria o de maior participação na composição do PIB? (2,5 pontos).

R – O Consumo é o maior componente do PIB, sendo que na economia dos EUA, respondeu em 2003 com 70,5% do PIB.

2. No conteúdo estudado vimos que o modelo IS-LM é um instrumento de análise macroeconômica, cuja representação num espaço cartesiano procura ilustrar variações em determinadas situações problema da economia. Pergunta-se: (2,5 pontos).

 Por que razão a curva IS apresenta inclinação descendente (negativa)? ,

R – Isto ocorre, pois um aumento na taxa de juros causa uma redução nos gastos planejados com investimento, consequentemente reduzindo a demanda agregada, assim como o nível de renda de equilíbrio.

 Por que razão a curva LM apresenta inclinação ascendente (positiva)?

R – Isto ocorre, pois se houver aumento (redução) na taxa de juros nominal, deve ocorrer aumento (redução) no produto para restaurar o equilíbrio no mercado monetário. Disto redunda que valores mais elevados de renda, que aumentam a quantidade de moeda demandada, estarão associados a taxas de juros também maiores para uma dada oferta fixa de moeda.

3. O texto que segue faz menção a um importante tópico de nossos estudos, leia com atenção.

O mercado de trabalho brasileiro melhorou significativamente em 2007: a taxa média de desemprego foi a menor desde 2002, a informalidade diminuiu e o rendimento aumentou, embora não tenha conseguido repor as perdas dos anos recentes. Em dezembro, o desemprego também registrou a menor taxa da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em razão de um movimento sazonal, mesmo motivo que deve elevar a taxa neste início de ano.

O IBGE não fez previsões sobre o comportamento do desemprego em 2008, mas disse que o rendimento deve conseguir repor as perdas recentes. A taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país ficou em 7,4 por cento em dezembro, e de 8,2 por cento em novembro, informou o IBGE. Em 2007, a taxa foi de 9,3 por cento, frente a 10 por cento em 2006.

Contudo houve também um pequeno crescimento da inflação que foi medida pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e deve chegar a 4,35% em 12 meses (de 25 de janeiro de 2008 a 25 de janeiro de 2009), contra 4,31% da previsão anterior.

A estimativa consta no Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central. O boletim reúne estimativas de instituições financeiras para os principais indicadores da economia. Para 2008, a projeção para o índice que serve de parâmetro para as correções oficiais continua em alta e deve ficar em 4,45%. A previsão do IPCA para janeiro é de 0,60%.

A projeção da inflação medida pelo Índice Geral de Preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com