TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Exames: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  1.500 Visualizações

Página 1 de 9

1) Imagine que você é um formulador de políticas tentando decidir se deve ou não reduzir a taxa de inflação. Para tomar uma decisão inteligente, o que você precisaria saber sobre inflação, desemprego e tradeoff entre eles? É preciso saber que no curto prazo existe um trade-off entre inflação e desemprego. Ou seja, se houver um esforço para reduzir inflação é preciso estar consciente que haverá, pelo menos no curto prazo, um aumento no nível de desemprego.

2) Durante os períodos de recessão, o país não consegue obter receita pública suficiente para financiar suas despesas, algumas vezes decidem imprimir mais moeda para cobrir as despesas, o que se denomina “imposto inflacionário”. Quem paga a conta quando mais moeda é impressa? Por quê? A sociedade como uma toda finda por dividir este ônus por meio dos prejuízos causados pelo processo inflacionário que resultará desta expansão monetária.

3) A empresa que você administra investiu R$55 milhões no desenvolvimento de um novo produto, mas esse processo de desenvolvimento não esta concluído. Em uma reunião recente, o relatório da equipe de vendas indica que o surgimento de um produto concorrente devera reduzir as vendas esperadas do seu produto para R$ 3 milhões. Se você tivesse que gastar mais um milhão de dólares para terminar de desenvolvê-lo, você o faria? Qual a quantia máxima que você deveria pagar para completar esse desenvolvimento? Qual princípio de economia você estaria utilizando para tomar essa decisão? Dado que os 55 milhões de investimentos realizados até agora não desenvolveram um produto acabado que possa gerar renda de qualquer espécie, podemos considerar que até agora estes são irrecuperáveis. Ou seja, se parássemos agora, os 55 milhões seriam inevitavelmente perdidos em sua íntegra. Então será irrelevante em termos de comparação benefício/custo. O que devemos comparar são os custos que podemos decidir ter ou não de agora em diante (o 1 milhão) frente aos benefícios que podemos ter (os 3 milhões). Assim, comparando o custo potencial de 1 milhão frente ao benefício potencial de 3 milhões, podemos chegar a conclusão de que valeria a pena investir o dinheiro. Esta avaliação seria sempre correta desde que os custos não ultrapassassem o valor do benefício potencial, ou seja, 3 milhões.

4) Supondo que o governo decida poupar uma parte maior da renda que recebe, se os bancos emprestam essa poupança extra para as empresas, que usam esses fundos para construir novas fábricas, como esse aumento de poupança poderia levar a um crescimento rápido da produtividade? A sociedade está obtendo um “almoço grátis”? Os recursos disponíveis podem ser utilizados para aumentar a produtividade por meio de investimentos em produção, inovação, educação, etc... evento que beneficiará a sociedade como um todo. A sociedade não obtém um almoço grátis, pois tem como um todo que se privar do consumo presente para o crescimento do consumo futuro.

5) Explique se cada uma das seguintes ações do governo é motivada pela preocupação com a equidade ou por uma preocupação com a eficiência. Quando for pela eficiência discuta o tipo de falha de mercado em questão.

a) Distribuir bolsa família.

Preocupação com a igualdade.

b) Dividir a empresa Petrobras em várias pequenas empresas.

Preocupação com eficiência. Presença de poder de mercado.

c) Aumentar a alíquota do imposto de renda de pessoas que ganham mais.

Preocupação com a igualdade.

d) Aprovar leis para punir quem dirigir bêbado ou sob efeito de drogas.

Preocupação com eficiência. Presença de externalidade.

6) Considerando o disposto no texto de Delfim Neto sobre o papel do estado na economia, pode-se dizer que o autor defende que:

O autor defende que o papel do estado na economia e igualar as oportunidades. “É garantir minha posição no mundo.” Ele defende o intervencionismo; o papel de um estado indutor.

7) No texto tem a seguinte afirmação: [...] Existem bens públicos que o mercado não pode prover com eficiência. Nesse caso é correto afirma que o termo eficiência está relacionado:

a) A propriedade que uma sociedade tem de receber o máximo possível pelo uso dos seus recursos escassos.

b) A justa distribuição da propriedade econômica entre os membros da sociedade.

c) Ao custo de oportunidade de que qualquer pessoa tenha de abrir mão para obter alguma coisa que se queira.

d) A capacidade do país de controlar a escassez dos recursos dentro de uma nação.

e) Nenhuma das alternativas faz referência ao que se caracteriza como eficiência.

8) No texto tem a seguinte afirmação: [...] Os níveis de atividade e do emprego tendem, naturalmente, a flutuar pelo comportamento psicológico dos agentes econômicos ou financeiros em resposta as suas expectativas sobre o futuro imperscrutável. Sendo assim é correto afirma que

a) "expectativa" da sociedade sobre o seu futuro, induz o comportamento de todos os agentes econômicos.

b) "expectativa" da sociedade sobre o seu futuro, não induz o comportamento dos agentes econômicos.

c) O país não consegue controlar as expectativas de seus agentes econômicos.

d) A “especulação” é um fator determinante no comportamento dos agentes econômicos.

10) Nas bases de qualquer sociedade encontra sempre a seguinte tríade de problemas econômicos: o que e quanto produzir; como produzir e para quem produzir. Discorra sobre o conflito fundamental que enfrenta a economia ao lidar com essas questões: O que produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos e em que quantidades. Como: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados p/ produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. P/ quem: a sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção (demanda, oferta, determinação de salários, das rendas das terras, dos juros, etc.).

11) Quais os elementos de uma economia capitalista?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com