TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia I

Artigo: Macroeconomia I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

1) Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana, negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, que são as preocupações da Microeconomia.

A Microeconomia, ou Teoria dos Preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço do mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

Embora exista um aparente contraste, não há um conflito entre a Micro e a Macroeconomia, uma vez que o conjunto da economia é a soma de seus mercados individuais.

2) Sintetize os objetivos de política econômica.

a) Alto nível de emprego;

b) Estabilidade de Preços (combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções que esta acarreta);

c) Distribuição Equitativa de Renda;

d) Crescimento Econômico (aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica);

5) Resuma os instrumentos de política econômica.

• Política Fiscal -> Gastos Públicos e Impostos. São instrumentos que afetam o lado real da economia;

• Política Monetária -> Instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Os principais instrumentos da política monetária são: emissões, reservas compulsórias, open market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros;

• Política Cambial e comercial -> Políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. Os instrumentos abarcam as interferências governamentais na taxa de câmbio, pela determinação do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuação suja) e a política comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsídios.

•Política de rendas -> Refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com