TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeoconimia Na Grecia

Casos: Macroeoconimia Na Grecia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 12

Curso de Administração

Alana Sandi

Igor Dossin Lazzaretti

Questões Macroeconômicas na Grécia

Caxias do Sul

2012

Alana Sandi

Igor Dossin Lazzaretti

QUESTOES MACROECONOMICAS NA GRÉCIA

Análise e descrição das questões

macroeconômicas na Grécia, apresentado à

Faculdade da Serra Gaúcha – FSG,

como parte das exigências do

Curso de Administração para aprovação

na disciplina de Economia.

Henry Paulo Dias

Caxias do Sul

2012

SUMÁRIO

TABLE OF CONTENTS

1. CONTEXTUALIZAÇÃO 4

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

2.1. Questões Estruturais da Macroeconomia 6

2.2 Objetivos da política macroeconômica 6

2.2.1 Alto nível de emprego 7

2.3 Estabilidade de preços 7

2.4 Distribuições de renda socialmente justa 7

3. CRESCIMENTO ECONÔMICO 8

4. O consumo de massa 9

5. DILEMAS DE POLÍTICA ECONÔMICA 10

6. INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA 11

6.1 Política Fiscal 11

6.2 Política Monetária 12

6.3 Política Cambial e Comercial 13

6.4 Política de Rendas (Controle de Preços e Salários) 13

7. A GRÉCIA 13

7.1 Alguns dados 13

7.2 Resumo da Crise Grega 14

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Analisar a macroeconomia, observando quais as consequências nacionais e mundiais que ela pode trazer. Avaliar o contexto do mercado; as consequências dos tributos existentes no país para empresas, famílias e governos dessa concentração. Dentro da macroeconomia, a carga tributária é um assunto que aborda não só os governos mas também as famílias e empresas,pensando nisso abordaremos sobre esse assunto, sendo que tais elementos econômicos despertam um forte interesse nos cursos de economia e administração. Partindo desses pressupostos, saber como anda o mercado mundial econômico, faz-se necessário.

Com isto, iniciaremos nosso trabalho abordando a crise Macroeconomica Grega. A crise na Grécia teve seu estopim no início de 2010 com resultado de um endividamento público, com gastos excessivos associados a inúmeros pedidos de empréstimos na última década, aprofundada em razão da crise financeira mundial em 2008.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Macroeconomia : do grego: grande, amplo, largo,) é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este movimento foi chamado por Keynes de Revolução Clássica. Os dois dogmas mercantilistas atacados pelos clássicos eram, o metalismo (a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estava no acúmulo de metais preciosos), e a crença na necessidade de intervenção estatal para direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista.

O primeiro trabalho clássico foi A riqueza das nações, 1776 de Adam Smith, sendo considerado a partir desta publicação o início ciência econômica. O termo macroeconomia teve origem na década de 1930 a partir da Grande Depressão iniciada em 1929, onde foram intensificadas a urgência dos estudo das questões macroeconômicas, sendo a primeira grande obra literária macroeconômica o livro Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, do economista britânico John Maynard Keynes, dando origem a Revolução Keynesiana que se opôs à ortodoxia da Economia Clássica.

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.

2.1. Questões Estruturais da Macroeconomia

A macroeconomia preocupa-se com questões conjunturais de curto prazo: Desemprego-diferença entre produção efetiva e potencial- inflação- aumento contínuo do nível geral de preços- e questões estruturais como desenvolvimento econômico, progresso tecnológico, estas extrapolam uma análise meramente econômica envolvendo questões políticas, sociológicas, históricas, que no curto prazo são equacionadas.

2.2 Objetivos da política macroeconômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com