TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grecia Antiga

Artigo: Grecia Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 8

1. A Grecia Antiga era organizada em cidades Estados, qual o significado disso?

O termo cidade-estado designa regiões controladas exclusivamente por uma cidade. Cidades-Estados eram comuns na Antigüidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tróia, Atenas e Esparta.

Desde o século VIII a.C., formaram-se pela Grécia Antiga diversa cidades independentes. Em razão disso, cada uma delas desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seu calendário, sua moeda. Essas cidades eram chamadas de pólis, palavra grega que costuma ser traduzida por cidade-estado.

2. Faça um quadro sobre Esparta e Atenas, contendo: economia, política e sociedade.

Economia Predominava uma economia agrícola, sendo que o comércio e as manufaturas nunca foram devidamente incentivados na sociedade espartana.

Política As intituições eram a diarquia, gerusia, ápela e o eforato. Esparta possuia dois reis. O verdadeiro poder em Esparta era exercido pelos 5 éforos. A legislação baseava- se em um código de leis atribuido a Licurgo- extremamente rígida preservava a sociedade guerreira.

Sociedade Era dividida em 3 classes: os esparciatas( constituíam a aristocracia de Esparta), os periecos( homens livres, sem cidadania, dedicavam-se á agricultura, comércio e artesanato)e os hilotas(servos do estado, realizavam todos trabalhos manuais; era a maioria da população de Esparta)

Atenas

Economia Sofreu transformações devido a colonização dos mares Negros e Mediterrâneo, impulsionando o desenvolvimento do comércio e navegação.

Política A monarquia foi a primeira forma de governar adotada por Atenas, cujo rei recebia o título de basileus. Com o passar do tempo a aristocracia eupátrida substitui aquela forma de governo por um regime oligárquico- aristocrático. O basileus substituído por nove arcontes, magistrados eleitos anualmente pelo areópago.

Sociedade Dividia em 3 classes: cidadãos que se dividia: eupátridas(aristocracia agrária),georgoi (pequenos agricultores) ,demiurgos(artesãos e comerciantes). Os metecos (estrangeiros residentes em Atenas) e os escravos (maioria da população)

3. Faça uma pesquisa sobre a democracia ateniense.

A Democracia surgiu em Atenas no período clássico. O conceito de Democracia é entendido como um Governo submetido à vontade do povo.

No século VIII a.C., a política em Atenas era o sistema ditatorial, formado por conselhos e um soberano que tinha a competência de todos os poderes e que tomava todas as decisões. Porem, ela foi sofrendo alterações por influencia da Grécia que na época era incorporada ao Império Macedônio.

4. Faça uma pesquisa sobre o papel da mulher em Atenas e Esparta.

Exigia-se da mulher espartana a prática de exercícios físicos e a participação em jogos e competições esportivas para que pudessem gerar filhos fortes e saudáveis. Tal fato nos permite concluir que a mulher em Esparta desfrutava de um pouco mais de liberdade e participava mais ativamente da sociedade, quando comparada à mulher ateniense. Sabe-se inclusive que a mulher espartana era atribuída a tarefa de administrar o patrimônio familiar quando da ausência do marido, que frequentemente se encontrava em guerras. Nota-se, portanto, que o militarismo era a prática mais presente na sociedade espartana.

No que se refere ao comportamento da mulher em Atenas, podemos observar diferenças com as espartanas. Enquanto na militarista sociedade espartana a mulher possuía um pouco de liberdade, na democrática sociedade ateniense ela era extremamente submissa. Em Atenas, além de não ter direito à cidadania, a mulher não participava ativamente da sociedade. A ela permanecia apenas o papel de permanecer em casa, calada.

5. Faça uma pesquisa sobre a arquitetura e escultura em Atenas, utilizando imagens. arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:

1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.

3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.

Exemplos de construções da Grécia Antiga:

- Estátua de Zeus em Olímpia

- Parneton de Atenas

- Colosso de Rodes

- Tempo de Ártemis em Éfeso

- Farol de Alexandria

Escultura Grega

As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas também foram abordadas pelos escultores gregos.

6. Explique o motivo da Guerra Médicas e sua consequência

Chamam-se Guerras Médicas ou Guerras Greco-Persas1aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Persa durante o século V a.C.As Guerras Médicas ocorreram entre povos gregos (aqueus,jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.Esta região da Jônia era colonizada pela Grécia, mas durante a expansão persa em direção ao Ocidente, este poderoso império conquistou estas diversas colônias gregas da Ásia Menor, entre elas Mileto. As colônias lideradas por Mileto e contando com a ajuda de Atenas, tentaram sem sucesso libertar-se do domínio persa, promovendo uma revolta.Estas revoltas levaram o imperador persa Dario I a lançar seu poderoso exército sobre a Grécia continental, dando início às Guerras Médicas. O que estava em jogo era o controle do comércio marítimo na região.Após a derrota da Lídia frente aos persas (em 546 a.C., provavelmente), as cidades gregas da Jônia passaram ao domínio persa. Em 499 a.C., com o apoio de Atenas e Erétria revoltaram-se, mas foram vencidas entre 497 e 494 a.C.. Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com