TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento Processos Posto Combustivel

Por:   •  9/5/2013  •  8.087 Palavras (33 Páginas)  •  2.004 Visualizações

Página 1 de 33

ANÁLISE DOS GARGALOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE CRÉDITOS PARA CELULARES E

SUAS INFLUENCIAS EM SUA RELAÇÃO COMERCIAL. UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA POLONI NEVES LTDA.

Fernando Cavalcanti de Andrade Neves, Mário Henrique de Oliveira Figueiredo1

Ulisses Serafim2

1 Estudantes do curso de administração UNIFENAS – Campus Alfenas - MG

2 Professor UNIFENAS – Campus Alfenas – MG

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas de distribuição de recargas de celular têm enfrentado um ambiente complexo e demasiadamente competitivo na sua grande maioria. As operações antigamente fechadas por área e produto não mais exclusivas, o que permite com facilidade a entradas de novos concorrentes, os clientes tornam-se cada dia mais exigentes, e com conhecimento cada vez maior na escolha de produtos ou serviços que deverão satisfazer suas necessidades.

A busca de novas parcerias, desenvolvimento de novas logísticas de distribuição, redução incessante dos custos operacionais, e uma boa gestão da cadeia de suprimentos têm se tornado fatores relevantes no que diz respeito à sobrevivência das micros, pequenas, médias e grandes empresas do segmento.

Diante desse cenário de competição acirrada não há mais a concorrência individual das empresas, mas sim, a concorrência entre as cadeias de suprimentos de seus produtos e dos produtos de seus concorrentes.

No novo contexto de competição, o lucro, bem como as vantagens competitivas, sai em grande parte, do bom gerenciamento dos custos totais da cadeia de suprimentos (SC – Supply Chain), de sua estrutura organizacional e da inexistência de gargalos que comprometam a rentabilidade e viabilidade do negócio.

Partindo desta visão, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão do conceito gestão da cadeia de suprimentos, logística integrada de distribuição, e explorar na prática o significado do termo, analisar se teoria e prática convergem. O dinamismo do setor e a curiosidade em conhecer a fundo uma empresa de logística foram os principais fatores motivacionais deste trabalho.

Dada a amplitude da análise deste conceito na prática, este trabalho limitou-se ao estudo dos gargalos existentes em uma empresa de distribuição de recargas de celular, a origem desses gargalos, suas causas e as medidas a serem tomadas para saná-los, além de avaliar seus efeitos no resultado da empresa.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar os gargalos existentes na Cadeia de Suprimentos de uma distribuidora de créditos para celulares e propor ações corretivas e/ou preventivas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Mapear a estrutura Logística dos integrantes da Cadeia de Suprimentos que envolvem a empresa estudada, identificando seus gargalos;

2) Identificar os prejuízos ocasionados pela existência dos gargalos e suas principais causas;

3) Analisar as deficiências encontradas na Cadeia de Suprimentos da Poloni e Neves LTDA e sugerir alternativas que diminuam ou eliminem tais problemas.

3 METODOLOGIA

Classificado como uma Pesquisa Científica, este trabalho se propôs à realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas consagradas pela metodologia científica, a qual é entendida como um conjunto de etapas ordenadamente dispostas, que norteiam o pesquisador na investigação de um fenômeno. Onde pretende-se identificar, analisar e propor soluções pra a empresa através destas investigações, facilitando com que a mesma possa corrigir e melhorar seu sistema logístico através dos resultados obtidos nesta pesquisa.

A pesquisa científica é definida por Demo (1996) como uma atividade cotidiana, considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático. Para Gil (1999, p.42), “a pesquisa tem um caráter pragmático, é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico”. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa Qualitativa, utilizando revisão bibliográfica. Através desta, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com