TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento Processos Posto Combustivel

Artigos Científicos: Mapeamento Processos Posto Combustivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  8.087 Palavras (33 Páginas)  •  2.687 Visualizações

Página 1 de 33

ANÁLISE DOS GARGALOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE CRÉDITOS PARA CELULARES E

SUAS INFLUENCIAS EM SUA RELAÇÃO COMERCIAL. UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA POLONI NEVES LTDA.

Fernando Cavalcanti de Andrade Neves, Mário Henrique de Oliveira Figueiredo1

Ulisses Serafim2

1 Estudantes do curso de administração UNIFENAS – Campus Alfenas - MG

2 Professor UNIFENAS – Campus Alfenas – MG

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas de distribuição de recargas de celular têm enfrentado um ambiente complexo e demasiadamente competitivo na sua grande maioria. As operações antigamente fechadas por área e produto não mais exclusivas, o que permite com facilidade a entradas de novos concorrentes, os clientes tornam-se cada dia mais exigentes, e com conhecimento cada vez maior na escolha de produtos ou serviços que deverão satisfazer suas necessidades.

A busca de novas parcerias, desenvolvimento de novas logísticas de distribuição, redução incessante dos custos operacionais, e uma boa gestão da cadeia de suprimentos têm se tornado fatores relevantes no que diz respeito à sobrevivência das micros, pequenas, médias e grandes empresas do segmento.

Diante desse cenário de competição acirrada não há mais a concorrência individual das empresas, mas sim, a concorrência entre as cadeias de suprimentos de seus produtos e dos produtos de seus concorrentes.

No novo contexto de competição, o lucro, bem como as vantagens competitivas, sai em grande parte, do bom gerenciamento dos custos totais da cadeia de suprimentos (SC – Supply Chain), de sua estrutura organizacional e da inexistência de gargalos que comprometam a rentabilidade e viabilidade do negócio.

Partindo desta visão, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão do conceito gestão da cadeia de suprimentos, logística integrada de distribuição, e explorar na prática o significado do termo, analisar se teoria e prática convergem. O dinamismo do setor e a curiosidade em conhecer a fundo uma empresa de logística foram os principais fatores motivacionais deste trabalho.

Dada a amplitude da análise deste conceito na prática, este trabalho limitou-se ao estudo dos gargalos existentes em uma empresa de distribuição de recargas de celular, a origem desses gargalos, suas causas e as medidas a serem tomadas para saná-los, além de avaliar seus efeitos no resultado da empresa.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar os gargalos existentes na Cadeia de Suprimentos de uma distribuidora de créditos para celulares e propor ações corretivas e/ou preventivas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Mapear a estrutura Logística dos integrantes da Cadeia de Suprimentos que envolvem a empresa estudada, identificando seus gargalos;

2) Identificar os prejuízos ocasionados pela existência dos gargalos e suas principais causas;

3) Analisar as deficiências encontradas na Cadeia de Suprimentos da Poloni e Neves LTDA e sugerir alternativas que diminuam ou eliminem tais problemas.

3 METODOLOGIA

Classificado como uma Pesquisa Científica, este trabalho se propôs à realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas consagradas pela metodologia científica, a qual é entendida como um conjunto de etapas ordenadamente dispostas, que norteiam o pesquisador na investigação de um fenômeno. Onde pretende-se identificar, analisar e propor soluções pra a empresa através destas investigações, facilitando com que a mesma possa corrigir e melhorar seu sistema logístico através dos resultados obtidos nesta pesquisa.

A pesquisa científica é definida por Demo (1996) como uma atividade cotidiana, considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático. Para Gil (1999, p.42), “a pesquisa tem um caráter pragmático, é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico”. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa Qualitativa, utilizando revisão bibliográfica. Através desta, não se colhem dados quantificáveis, mas sim particularidades e interpretações individuais, podendo ser úteis na busca de um novo conceito de produto a ser criado ou de um melhor posicionamento de comunicação para esse produto. A pesquisa qualitativa envolve, portanto, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas ideias. Dessa forma, abordam-se pequenos grupos de entrevistados, através de um roteiro, podendo se tratar de entrevistas individuais ou de grupos focais. Em certa medida, os métodos qualitativos se assemelham a procedimentos de interpretação dos fenômenos que empregamos no nosso dia a dia que tem a mesma natureza dos dados que o pesquisador qualitativo emprega em sua pesquisa.

Foi utilizada revisão bibliográfica, onde para Lakatos e Marconi (1987, p. 66), a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo o material já escrito sobre o mesmo.

Do ponto de vista de seus objetivos, este estudo foi classificado como Pesquisa Exploratória, onde um trabalho é de natureza exploratória, quando envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Possui ainda a finalidade básica de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias para a formulação de abordagens posteriores. Dessa forma, este tipo de estudo visa proporcionar um maior conhecimento para o pesquisador acerca do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores (GIL, 1999, p. 43). As pesquisas exploratórias, segundo Gil (1999, 0. 43) visam proporcionar uma visão geral de um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com