TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa A Um Posto De Combustível

Trabalho Universitário: Pesquisa A Um Posto De Combustível. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO......................................................................................................03

2 - DESCRIÇÃO DA EMPRESA................................................................................04

3 - MISSÃO DA EMPRESA.......................................................................................05

3.1 - CÓDIGO DE ÉTICA...........................................................................................05

4 - VISÃO E OBJETIVOS..........................................................................................05

5 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.....................................................................06

6 - PLANO DE MARKETING.....................................................................................06

7 - INVESTIMENTO INICIAL E CAPTAÇÃO DE RECURSOS.................................06

8 – CONCLUSÃO......................................................................................................07

1 - INTRODUÇÃO

Desde meados dos anos 90, o mercado varejista de combustível triplicou de tamanho. Existem lojas espalhadas por todo território nacional funcionando todos os dias. No entanto, a distribuição física de postos de revenda de combustível está concentrada no litoral brasileiro, região densamente povoada do país e onde há maior circulação de veículos.

No cenário atual, para entrar nesse mercado, é imprescindível o planejamento do empreendimento. A preocupação com o planejamento reflete o sentimento de insegurança que a competição impõe aos potencias empreendedores. E, o planejamento visa, exatamente, minimizar os riscos do negócio, reduzir as incertezas, definir objetivos, estratégias e metas.

Assim, o presente trabalho tem como objetivo proporcionar ao acadêmico o encontro com o universo profissional, aprofundar os conhecimentos adquiridos para aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que estão se preparando ao ingressar no mercado de trabalho, desenvolvendo o pensamento sistêmico e interdisciplinar.

Para subsidiar o estudo, foi feito uma visita técnica a um posto de combustível, na cidade de Jacuizinho-RS, onde entrevistei o proprietário da empresa e seus funcionários, sobre o funcionamento e o desenvolvimento dos trabalhos na organização, a forma de gestão adotada pelo empresário, a qualidade de seus produtos que são comercializados, a relação com seus clientes e a satisfação dos mesmos pelos serviços oferecidos pela empresa.

2 - DESCRIÇÃO DA EMPRESA

O posto de combustível Mega Petro Elton Ceolin, foi criado no ano de 1978, por Archádio Zago Ceolin, localizado as margens da estrada VRS 818, que liga o Município de Salto do Jacuí - RS ao Município de Espumoso - RS, situado no município de Jacuizinho - RS. O empreendimento existe a trinta e quatro anos e, encontra-se na segunda gestão, passado de pai para filho. Recebeu o nome fantasia de Posto do Archádio em homenagem ao antigo gestor; fruto da idéia do atual proprietário Sr. Elton Ceolin, filho do mesmo. A organização é personificada numa micro empresa, possuindo sete funcionários que formam seu grupo de trabalho.

Ao final dos anos 70, um dos principais desafios enfrentados pela empresa era se estabelecer no mercado de revenda de combustíveis, garantindo sua participação efetiva na região. Além disso, no início, o Posto do Archádio possuía bandeira branca (não ligada a nenhuma distribuidora); quadro que, no início dos Anos 80, após seu reconhecido desenvolvimento empresarial, levou o antigo gestor a firmar contrato com a companhia Ipiranga e, no ano de 2000 até os dias atuais, passou a operar com a bandeira da Empresa Mega Petro LTDA.

Pode-se citar como elemento de diferenciação a localização do empreendimento. O ponto de instalação foi escolhido propositalmente pelo fundador por ser de grande fluxo de veículo e fácil acesso, o que facilita muito a chegada dos carros no posto. Além de elementos tradicionais em postos de combustíveis, como Lojas de Conveniências, a empresa oferece serviços bancários possuindo, nas suas dependências, um caixa eletrônico do Banrisul.

A Empresa dispõe de combustíveis de ótima qualidade, oferecendo gasolina comum, gasolina aditivada, etanol, diesel comum, e o novo lançamento diesel S50. Trabalha com uma equipe muito eficiente e competente, preparada para realizar todos os serviços disponíveis como: abastecimento, lavagem, lubrificação, venda e calibragem de pneus, borracharia; além de possuir uma diversificada loja de conveniência com venda de bebidas em geral, lanches, café, produtos industrializados.

O treinamento de novos frentistas é realizado por um funcionário com mais tempo de serviço e experiência, o qual demonstra aos novos integrantes da equipe todos os métodos de atendimento aos clientes, além de explicar o funcionamento dos trabalhos, mecanismos das bombas de abastecimento, lubrificação e lavagem de veículos.

A motivação para o trabalho dos funcionários está associada a boa remuneração dos mesmos incluindo: salário, horas extras, adicional dos serviços prestados aos sábados e domingos e gratificações eventuais. Ressalta-se ainda que, há um sistema de rodízio entre os funcionários de cada setor, proporcionando a todos um dia de folga durante a semana, além do descanso semanal remunerado.

O proprietário além de possuir formação em Processos Administrativos, trabalha no ramo de combustíveis há 27 anos, e neste lapso de tempo adquiriu uma vasta experiência em sua profissão. Adotou o estilo de gestão autocrática o que caracteriza a total responsabilidade de tomar decisões orientando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com