TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Desenvolvimento Da Cadeia De Suprimentos Em Um Posto De Combustível,

Artigos Científicos: Projeto De Desenvolvimento Da Cadeia De Suprimentos Em Um Posto De Combustível,. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  3.539 Palavras (15 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 15

Anhanguera Uniderp – Angra dos Reis, RJ

Tecnologia em Gestão de logística

Planejamento, Programação e Controle de Produção

Participantes do Grupo:

Kare Micaelle apolinário Correa 357663

Luciana de Oliveira Cunha 362906

Michelle Maira Martins Igreja 357423

Andresa Constantino 357369

Liliane Mesquita 362931

Rebeca Rosa Rodrigues 386361

Objetivo do trabalho:

Elaboração de relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação e

Controle de Produção para as empresas.

Angra dos reis, 18 de abril de 2013.

ATPS Planejamento, programação e controle de produção

Etapa 1

O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O Planejamento está voltado para a continuidade da empresa e com o foco no futuro. A sua importância reside na questão: sem o planejamento a empresa fica perdida sem controle. Assim, partindo da fixação dos objetivos a serem alcançados, o planejamento determina a prioridade do que se deve ser feito, de quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E a decisão é tomada na base de um conjunto de planos.

Planejamento e Controle de Produção ou Planeamento e Controle da Produção é o departamento que permite a continuação dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata os dados de diversas áreas, transformando-as em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade determinada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

- O que produzir?

- Quanto produzir?

- Onde produzir?

- Como produzir?

- Quando produzir?

- Com o que produzir?

- Com quem produzir?

Do ponto de vista acadêmico, os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividades de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção. No currículo de uma disciplina típica de PCP, destacam-se os seguintes tópicos:

- Previsão da demanda

- Planejamento da capacidade de produção

- Planejamento agregado da produção

- Programação mestra da produção

- Programação detalhada da produção

- Controle da produção

Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

Planejamento agregado da produção (PAP): visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

Programação mestra da produção (PMP): trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

Programação detalhada da produção (PDP): é a operacionalização propriamente dita no “chão da fabrica”. Define como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, seqüenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

- Administração de materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança.

- Sequenciamento: é a determinação da sequência de execução das operações de produção nas máquinas, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo.

- Emissão de ordens: implementa o programa de produção emitindo a documentação necessária para o inicio das operações e liberando-a quando os recursos estiverem disponíveis.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com